Ter uma estratégia de comunicação é fundamental para quem trabalha com Produto. Afinal, todo o processo de desenvolvimento e lançamento de um produto ou funcionalidade conta com a participação de equipes alinhadas, além de considerar a percepção do público-alvo e as suas necessidades.
Especialmente no contexto atual, em que as empresas utilizam ferramentas digitais para facilitar a comunicação entre os times, é muito importante que todos estejam muito na mesma página. Além de evitar os temidos ruídos de comunicação, que podem prejudicar a produtividade dos times, uma estratégia de comunicação permite que todos saibam o que realmente é importante, assim como o que não é.
Quer entender melhor como desenvolver uma estratégia de comunicação para Produto? Aqui neste artigo, compartilhamos algumas das dicas dadas pelo Raphael Farinazzo em sua Mentoria em Grupo na Comunidade PM3, cujo tema foi Tática e Estratégia de Produto. Acompanhe o conteúdo até o final e confira!
O que é uma estratégia de comunicação em Produto?
Em primeiro lugar, vale esclarecer que a estratégia de comunicação não é um planejamento estratégico empresarial ou um planejamento de marketing. Ela se trata de uma centralização de objetivos que vai orientar toda e qualquer comunicação relacionada ao produto em questão, seja ela direcionada ao público externo ou interno.
Ou seja, a partir dela, você e seu time terão clareza sobre como transmitir mensagens com mais eficiência para outros colaboradores e stakeholders, sem desviar do que realmente importa. Consequentemente, isso contribui para o sucesso do seu produto no mercado.
Como elaborar uma estratégia de comunicação mais transparente?
De acordo com a fala de Farinazzo em sua mentoria, não existe uma estratégia de comunicação escrita em pedra para se ter sucesso. Porém, existem boas práticas que vão fazer toda a diferença para que você tenha mais segurança ao compartilhar sua estratégia de produto com o time.
Bateu a curiosidade sobre quais são elas? Abaixo listamos para você as dicas compartilhadas por ele:
Foque no seu ponto forte
É humanamente impossível ser bom em tudo, e a grande verdade é que você não precisa ser. O mais importante é conhecer seus pontos fortes (ou superpoderes, como Farinazzo chamou) para mandar bem na sua estratégia de comunicação.
Por exemplo, se você é uma pessoa de exatas, é bem possível que se sinta mais confortável em comunicar uma estratégia embasada em números. Por outro lado, se o seu forte é comunicação, o storytelling pode ser o seu melhor amigo nesse momento.
Percebeu a diferença? Pense com cuidado sobre isso, identifique no que você é bom e considere os feedbacks de pessoas do time. Assim, você estará dando o primeiro passo para se comunicar melhor.
Considere o que é essencial
Muita informação é uma grande armadilha para quem deseja ter uma estratégia de comunicação mais eficiente para seu produto. Isso porque aspectos desnecessários podem confundir o time, colocando todo o seu esforço a perder.
Sendo assim, procure reduzir as informações ao essencial, se expressando com concisão. Se for utilizar uma apresentação em PowerPoint, por exemplo, nada de exagerar no número de slides. Procure alocar os pontos-chave em aproximadamente 5 páginas, dando preferência ao uso de imagens e tomando o cuidado de não carregar muito nos textos.
Conheça os pilares da sua estratégia de comunicação
Você deve estar se perguntando o que, de fato, é importante incluir na sua apresentação ou documento, certo? Conhecer bem os pilares da estratégia é outro aspecto essencial para que você consiga se comunicar com mais clareza.
Durante sua mentoria, Farinazzo recomendou o livro “Jogar para vencer: Como a Estratégia Realmente Funciona”, de Roger L. Martin e A. G. Lafley. Os autores descrevem como fazer uma estratégia de produto, considerando um método que também pode ser aplicado ao contexto digital.
Das 5 etapas que constroem uma boa estratégia de produto, as 3 primeiras são os pontos-chave que você deve comunicar ao seu time. São elas:
1. Aspiração vencedora (o que significa vencer para o seu time);
2. Onde jogar (segmento, região ou persona específica);
3. Como vencer (como se diferenciar no mercado).
Com isso muito claro, seu time terá em mãos tudo aquilo que precisa para executar a estratégia de produto.
Saiba como comunicar cada um dos pilares
A maneira como você comunica os pilares da sua estratégia também é importante para que as pessoas envolvidas entendam o seu raciocínio, assim como tenham abertura para contribuir com ele. Sendo assim, uma dica útil é pensar nas seguintes perguntas ao elaborar sua estratégia de comunicação:
- Quais são os pilares?
- Por que cada um deles é importante?
- De que forma cada um deles se conecta para construir uma estratégia bacana?
Quero saber mais, e agora?
Como mencionamos antes, este artigo foi baseado na Mentoria em Grupo com Raphael Farinazzo, cujo tema foi Tática e Estratégia de Produto. O vídeo completo está disponível na Comunidade PM3, na qual alunos(as) e ex-alunos(as) têm acesso a conteúdos exclusivos e podem tirar dúvidas ao vivo, diretamente com os convidados. Caso não consiga participar ao vivo, nós disponibilizamos a gravação de todas as mentorias na própria Comunidade PM3.
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