Estratégia de produto da Tinder: 5 lições para designers e PMs
Isabele Reusing

Isabele Reusing

9 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Sempre de olho nas inovações, a Tinder é uma marca referência em termos de usabilidade e experiência do usuário. O aplicativo entrega perfis de outras pessoas de acordo com as preferências selecionadas previamente. Assim, ele se tornou um fenômeno mundial e transformou significativamente a maneira como as pessoas se relacionam.

O sucesso dessa fórmula se comprova com os mais de 55 bilhões de matches ostentados pela marca em várias das suas comunicações. Mas, pensando em termos de produto, será que foi apenas a personalização que levou o Tinder a se tornar tão popular e querido por quem está em busca de um relacionamento? 

Neste artigo, vamos analisar e discutir a estratégia de produto Tinder, focando em como suas inovações têm moldado a maneira como os aplicativos são desenvolvidos. Veja, também, o que podemos aprender com essa empresa. Acompanhe!

Introdução ao Tinder

“É tudo mais fácil quando você usa um app que é o Match perfeito pra você”. É assim que a Tinder se apresenta em seu site oficial. Pode parecer um pouco pretensioso, mas essa frase define bem o produto dela.

Hoje, são mais de 75 milhões de usuários ativos mensalmente. O Tinder se tornou o aplicativo de namoro mais famoso do mundo, e praticamente dispensa mais apresentações. 

Como funciona o Tinder?

Sua proposta sempre foi muito direta: conectar pessoas de uma maneira divertida e simples com base em preferências como:

  • idade;
  • gênero;
  • localização;
  • proximidade;
  • orientação sexual.

A plataforma oferece os recursos básicos na versão gratuita e diversos recursos mais avançados na assinatura.

Quais são as estratégias de produto da Tinder?

Na sessão “sobre” do site, a Tinder se orgulha dos seus “recursos criados para tornar o impossível possível”. A verdade é que boa parte do seu sucesso se deve aos recursos que foram criados a partir de estratégias de design centrado no usuário e engajamento, conforme você verá abaixo. 

Design e UX (experiência de usuário) centrados no cliente

O design centrado no usuário é um dos pilares da estratégia de produto da Tinder. O aplicativo foi totalmente projetado para ser fácil de usar, intuitivo e atraente

Interface

A interface é minimalista e moderna, com uma paleta de cores vibrante e uma navegação simples. Isso permite que os usuários sejam rapidamente direcionados para a experiência de navegação do aplicativo.

Design centrado no usuário

O design centrado no usuário também é fundamental para o famoso mecanismo de swipe, ou deslizar, em português. Inclusive, o Tinder foi o responsável pela popularização do ‘deslizar para a direita, deslizar para a esquerda’.

O swipe é uma ação simples e intuitiva que permite aos usuários navegar rapidamente pelas fotos dos outros usuários e decidir se gostam ou não deles. Isso proporciona uma experiência de navegação rápida e divertida, tornando o aplicativo mais atraente e engajador.

Onboarding e usabilidade simplificados

O processo de onboarding do Tinder é simples e direto. Uma conta pode ser criada  rapidamente utilizando a integração com as redes sociais para importar informações e fotos com facilidade. Esse processo reduz a fricção e incentiva novos usuários a começarem a usar o aplicativo também.

Depois de criada a conta, o usuário aprende como a navegação funciona e começa a “arrastar para o lado”. Por se tratar de um gesto intuitivo e muito simples, os usuários entenderam rápido e gostaram. Esse recurso de design diminui a curva de aprendizado e facilita a adesão ao produto por um número maior de pessoas.

Feedback instantâneo

O Tinder fornece feedback imediato para as ações do usuário, como ao deslizar para a direita e receber uma correspondência instantânea. Esse retorno rápido e positivo mantém os usuários satisfeitos, engajados e motivados a seguir com o uso do aplicativo.

Estratégias de engajamento 

A estratégia de produto da Tinder também utiliza o engajamento como chave para o seu sucesso. Ela é a responsável por tornar os usuários do app “viciados em arrastar para o lado”. Entre as várias técnicas utilizadas para manter as pessoas engajadas, podemos destacar:

  • gamificação: o aplicativo utiliza “super likes” e “boosts” que aumentam a visibilidade do perfil do usuário por um período limitado. Isso  incentiva a interagir mais tempo com o aplicativo. Essa estratégia também inclui a criação de desafios e a distribuição de prêmios para quem atinge certos objetivos;
  • notificações: o aplicativo envia notificações push personalizadas para os usuários quando alguém envia uma mensagem ou quando há um novo match. Isso cria uma sensação de urgência e aumenta a probabilidade de os usuários retornarem ao aplicativo;
  • personalização e recomendações: o app usa algoritmos para personalizar a experiência de navegação do usuário. Com eles, gera recomendações de perfis para cada pessoa com base em suas preferências e interações anteriores.  Isso aumenta a relevância dos matches sugeridos e melhora a experiência geral.

Capacidade de adaptação

Quando novos comportamentos surgem, novas formas de interagir são necessárias. Desde a sua criação em 2012, o Tinder sempre foi conhecido por se adaptar às mudanças que o contexto demanda. Novas funcionalidades estão sempre sendo integradas com base nas convenções sociais, nos hábitos e nas necessidades dos usuários naquele momento. 

O mais conhecido desses recursos foi a inclusão do “Passaporte”, que permite aos usuários conectarem-se com pessoas em qualquer lugar do mundo. Essa mudança foi um divisor de águas para a estratégia de produto da Tinder. Afinal, lá no início, o aplicativo tinha como uma de suas premissas básicas conectar somente pessoas que estavam próximas geograficamente.

Foco nas necessidades do usuário

O surgimento de perfis falsos e mal-intencionados levou à necessidade de mais segurança. Assim, o Tinder aderiu à verificação por meio de fotos, em que o usuário pode provar que seu perfil é original, recebendo um selo azul.

Além disso, recentemente, a empresa divulgou que desenvolveu uma IA para detectar mensagens potencialmente ofensivas. O recurso inédito, “você tem certeza?”, fez a Tinder, mais uma vez, sair na frente da concorrência propondo-se a barrar o assédio antes mesmo de ele acontecer. 

Estratégias de monetização 

A monetização é outro aspecto fundamental da estratégia de produto da Tinder. O aplicativo oferece várias opções nesse sentido, incluindo:

  • assinatura: o app disponibiliza uma assinatura premium que permite aos usuários acessar funcionalidades adicionais, como a capacidade de ver quem está visualizando seu perfil;
  • anúncios: a plataforma exibe anúncios para os usuários não assinantes, o que também é uma fonte significativa de receita para ela;
  • parcerias: o aplicativo estabelece parcerias com empresas que desejam atingir seu público-alvo. Isso inclui a criação de conteúdo personalizado e a distribuição de anúncios dentro do app.

O que podemos aprender com a estratégia de produto da Tinder? 5 lições para designers e gestores de produto

Você viu que não é à toa o sucesso do aplicativo. A estratégia de produto da Tinder é muito bem planejada e inteligente, para atender de forma satisfatória aos usuários. Sabe o que podemos aprender com isso? Veja a seguir! 

1. Experiência focada na facilidade de uso

Com uma interface limpa e intuitiva, o Tinder prioriza, acima de tudo, a facilidade de uso. Essa abordagem pode ser aplicada em qualquer produto digital para garantir que os usuários possam navegar e utilizar a solução sem dificuldades.

2. Personalização é a chave

Como vimos, a personalização é fundamental para o sucesso do Tinder. Desde a criação do perfil até as sugestões de combinação, o aplicativo utiliza dados do usuário para oferecer uma experiência personalizada. Então, se o seu objetivo é aumentar o engajamento e a satisfação do público, considere aderir a essa estratégia, ou aprimorá-la..

3. Feedback constante

Fornecer um retorno imediato sobre a ação executada é essencial para manter os usuários engajados. As consequências e recompensas geradas pelas ações dentro da plataforma incentivam a continuidade do uso.

4. Engajamento por meio de gamificação

Incorporar elementos dos games na estratégia de produto da Tinder fez com que ela aumentasse significativamente o engajamento dos usuários. Isso mostra que, quando bem pensados, a dinâmica de recompensas, os feedbacks imediatos e outros elementos-surpresa funcionam muito bem para manter os usuários interessados.

5. Testes A/B e melhorias contínuas

O Tinder realiza testes A/B com frequência para entender o que funciona melhor para seus usuários. A partir do feedback deles, desenvolve novas funcionalidades. Essa prática também pode ser aplicada em qualquer produto digital que queira melhorar a experiência do público. A inovação constante é o que mantém o aplicativo relevante, incentivando os usuários a explorarem novas funcionalidades.

Como aplicar a estratégia de produto da Tinder no meu negócio?

O Tinder coloca o usuário no centro do design e usa os seus dados para oferecer conteúdo personalizado. Foi assim que conseguiu criar uma experiência que atende às expectativas do público-alvo e se tornou um sucesso estrondoso no mercado de aplicativos de namoro.

Acima de tudo, a plataforma sempre mantém o foco nas necessidades e desejos dos usuários em busca de conexões. Esse é o aprendizado mais valioso que podemos extrair da estratégia de produto da Tinder para aplicar nos mais variados contextos.
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