Ferramentas de Analytics: 8 formas gratuitas de aprender a usar
Equipe de conteúdo - PM3

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6 minutos de leitura

Você conhece as principais ferramentas de Analytics para times de Produto? Com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher qual a melhor plataforma para o seu objetivo ou entender como cada uma funciona. Além disso, cada solução tem as suas particularidades, então, é preciso conhecê-las para aproveitar o melhor que elas têm para oferecer. 

Para te ajudar, aqui vamos trazer algumas plataformas para você conhecer. Vamos explicar em mais detalhes o que são as ferramentas de Analytics e qual a importância dessas plataformas para os profissionais de Produto. Por fim, você vai conferir também 8 alternativas gratuitas para aprender a usar algumas dessas ferramentas, aperfeiçoando suas habilidades para fazer uma análise ainda melhor dos dados do seu produto.

Acompanhe!

O que são ferramentas de Analytics?

Product Analytics nada mais é do que o domínio dos dados e métricas para tomar decisões relacionadas a um produto. Essas informações são fundamentais para entender o comportamento dos usuários no seu produto, impactando diretamente as decisões do time. Nesse contexto, você precisa contar com algumas ferramentas que captem as informações e auxiliem na visualização desses dados.

As ferramentas de Analytics são plataformas que centralizam um grande volume de dados sobre o seu produto (como engajamento do usuário, tempo de sessão e logins efetuados), permitindo análises aprofundadas e desenvolvimento de estratégias de produto a partir dessas informações. 

Hoje, temos diversas opções no mercado que cumprem essa função, como:

  • Google Analytics
  • Adobe Experience Cloud
  • Amplitude
  • FullStory
  • Heap.io
  • Logi Analytics
  • Mixpanel
  • Penso
  • Pyramid Analytics
  • Revenera
  • Keen.io

Spoiler Alert: no final deste artigo você confere como aprender mais sobre algumas delas!

Importância das ferramentas de Analytics para Produto

As ferramentas de Analytics são importantes para apoiar as estratégias do time de Produto. Especialmente para Product Managers, elas têm um papel central para o desenvolvimento da solução, trazendo insights sobre como o usuário utiliza o produto, o que precisa ser melhorado e o que funciona bem. 

A partir dessas informações, os PMs conseguem priorizar o que deve ser feito mais imediatamente e o que pode ficar para depois (com a priorização backlog), construindo um roadmap alinhado às necessidades e ao perfil dos usuários. 

Além disso, as ferramentas de Analytics dão embasamento para que o time possa tomar decisões apoiadas na lógica dos resultados e não na intuição. Outra vantagem de utilizar essas soluções é ter informações concretas para apresentar aos stakeholders e aumentar as suas chances de obter o buy-in.

8 alternativas gratuitas para aprender mais sobre ferramentas de Analytics

Se você quer trabalhar ou já trabalha na área de Produto, é importante conhecer as principais ferramentas de Analytics do mercado para escolher aquela que melhor se adequa à sua estratégia de Produto. Confira a lista que preparamos com conteúdos gratuitos que vão te ajudar a aproveitar o melhor de cada uma delas:

1. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas dos times de produto. A boa notícia é que a própria empresa disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos de treinamento para utilizar a plataforma. 

Você pode acessar a Analytics Academy, que concentra vários cursos sobre a ferramenta e ajuda você na preparação para um teste específico (com certificado!) sobre a plataforma. A Google oferece cursos para iniciantes e níveis avançados. É só escolher o que é melhor para você!

2. Adobe Experience Cloud

O Adobe Experience Cloud é uma ferramenta bem completa para as empresas criarem as melhores experiências aos clientes, oferecendo soluções de anúncio, inteligência de mercado e marketing.

O canal da empresa no YouTube disponibiliza alguns tutoriais para você conhecer a plataforma mais de perto e ter uma ideia de como utilizá-la. Lá você encontra uma playlist com 8 vídeos curtos para ter um overview da ferramenta e conhecer suas possibilidades.

No site da Adobe Experience, você também encontra outro cursos, tutoriais e treinamentos.

3. Amplitude

A Amplitude é uma das ferramentas de Analytics líder de mercado, centralizando todas as informações importantes sobre o comportamento dos usuários. 

No canal da Amplitude no Youtube, você encontra uma playlist com 7 vídeos curtos para conhecer a plataforma e outra playlist com 6 vídeos de até 50 minutos que funcionam como um curso gratuito, com diversas estratégias para analisar os dados de produto e ter insights de melhoria. Já este vídeo traz uma introdução de 15 minutos sobre a parte de Analytics da plataforma. 

4. FullStory

A FullStory é uma plataforma focada na experiência do cliente, integrando informações relevantes para os times de Produto, Marketing e Suporte, implementando scripts em sites para colher informações dos usuários. 

Na playlist com 2 vídeos curtos, você pode conhecer um pouco mais sobre a ferramenta. E o canal da empresa no YouTube disponibiliza uma playlist com as principais features da plataforma para você conhecer e aprender a usar. 

5. Heap.io

A Heap.io é uma plataforma de Analytics  que permite analisar dados qualitativos e quantitativos sobre o uso do seu produto e obter insights sobre a jornada do usuário de ponta  a ponta. 

Para ajudar as pessoas a utilizarem a plataforma, a empresa criou a Heap University, com diversos vídeos educativos. Na playlist do YouTube com 10 vídeos curtos, apresenta um panorama da plataforma e como você pode utilizar funcionalidades específicas, como ferramentas de visualização de dados, retenção de usuários e gráficos. 

6. Mixpanel

A Mixpanel também é uma das ferramentas de Analytics mais conhecidas do mercado, colhendo dados sobre engajamento, conversão e retenção no seu site, o que permite que as empresas identifiquem os principais pontos de fricção no produto.

Nessa playlist, a empresa disponibiliza vídeos curtos sobre as  funcionalidades da plataforma, funis, dashboards, cohorts, fórmulas, testes, ferramentas de mensagem e retenção. O canal tem outros conteúdos relevantes sobre Analytics, compartilhando aprendizados sobre estratégias de análise de dados úteis para quem trabalha na área de Produto.

7. Pyramid Analytics

A Pyramid Analytics concentra diferentes fontes de dados para facilitar a gestão de informações para as empresas, permitindo a personalização de modelos de visualização de dados, fornecendo insights para os times e oferecendo a possibilidade de compartilhar informações entre os times. 

O canal da empresa no Youtube conta com uma playlist com mais de 100 tutoriais que ensinam a utilizar a plataforma. 

8. Revenera

A Revenera é uma plataforma focada em cibersegurança para proteger os dados do produto, reduzir a burocracia das empresas e diminuir ameaças aos sistemas das organizações. 

Em seu Learning Center, a Revenera oferece quase 30 cursos sobre Analytics e a utilização da plataforma. Você só precisa se cadastrar gratuitament neste link para ter acesso a todo esse conteúdo. 

Que tal ir além das ferramentas de Analytics?

Agora você já pode fazer testes gratuitos nas plataformas para começar a explorá-las. Depois de consumir esses conteúdos e mexer na ferramenta escolhida, você com certeza já vai ter boa familiaridade com ela.

Mas, tão importante quanto saber mexer nas ferramentas, é entender como os dados funcionam. Assim, você consegue filtrar o que é mais importante das informações apresentadas pelas plataformas e obter insights realmente relevantes para a sua estratégia.  

Para entender a lógica por trás da análise de dados de produto e não ficar tão dependente das ferramentas de Analytics, a PM3 reuniu tudo que você precisa saber para ir além delas. O Curso de Product Analytics tem mais de 20 horas de contéudo gravado e cases de grandes empresas brasileiras para você não ficar só na teoria. Acesse a ementa completa e saiba mais!

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