Você conhece as ferramentas de liderança importantes para quem faz a gestão de times? Líderes de diversas áreas enfrentam diversos desafios diariamente e precisam equilibrar suas responsabilidades para construir times de alta performance e trazerem resultados para as empresas. Portanto, nada melhor do que conhecer ferramentas que podem te ajudar nesse processo.
No post de hoje, você vai conhecer 8 frameworks estratégicos para líderes. Boa leitura!
O que são ferramentas de liderança?
Ferramentas de liderança de Produto são frameworks que podem ser aplicados pelos gestores para otimizar os resultados da estratégia de produto, melhorar a produtividade do time e a gestão de pessoas, aprofundar o conhecimento sobre o negócio e resolver problemas e muito mais.
A seguir, vamos ver algumas das ferramentas de liderança mais importantes para impulsionar a sua carreira em Produto. confira!
8 ferramentas de liderança para líderes de Produto
Separamos 8 ferramentas de liderança que você pode aplicar no seu dia a dia como líder de Produto. Será que você conhece alguma delas?
1. Teste DISC
O Teste DISC é um teste de personalidade que permite identificar o perfil comportamental de líderes e liderados. Esse modelo é muito útil para entender os pontos fortes e os pontos de melhoria das habilidades comportamentais, sendo uma ferramenta apropriada para o recrutamento de pessoal, para personalizar feedbacks e para alocar os profissionais nas funções mais adequadas.
O teste é baseado em uma série de perguntas sobre gostos, opiniões e hábitos, e o resultado envolve 4 perfis comportamentais: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Quer fazer o teste? Então, acesse o mydiscprofile ou o The personality lab.
2. Teste MBTI
O Teste MBTI (também conhecido como Myer Briggs Types-Indicator) é outro modelo de teste comportamental que pode ser utilizado pelos líderes de Produto para entender as próprias forças e fraquezas e as habilidades de seus liderados, para construir times de alta performance.
O teste se baseia em uma série de perguntas que devem ser respondidas de acordo com uma escala:
- Concordo totalmente;
- Concordo em parte;
- Indiferente;
- Discordo em parte;
- Discordo totalmente.
Esse modelo também classifica 16 tipos de personalidade, com base em algumas dicotomias:
- Sensação (S) ou Intuição (N);
- Extroversão (E) ou Introversão (I);
- Pensamento/Razão (T) ou Sentimento/Emoção (F);
- Julgamento (J) ou Percepção (P).
Para fazer o teste, confira o modelo do 16 Pesonalities.
3. OKRs
OKR é a sigla para Objective and Key Results, ou seja, Objetivos e Resultados Chave.
Para as lideranças em Produto (que costumam definir os OKRs), essa ferramenta é importante para otimizar o direcionamento do time em relação às metas e às estratégias da área. Além disso, os OKRs ajudam a alinhar todas as pessoas da equipe e a mensurar resultados de maneira eficiente.
Essa é uma metodologia fácil de ser aplicada e se baseia na seguinte estrutura:
Eu vou [OBJETIVO] medindo através do(a) [RESULTADOS-CHAVE].
Enquanto o objetivo é aquilo que você quer alcançar, os resultados-chave são medidos por métricas e KPIs que permitem verificar o progresso das suas estratégias e se você está se aproximando do seu objetivo.
4. Oceano Azul
O Oceano Azul é uma estratégia para identificar oportunidades no mercado, que sejam livres de concorrência. Esse é um modelo bastante utilizado por startups que querem se inserir em um determinado segmento com propostas inovadoras, mas não têm os mesmos recursos que grandes corporações.
O Oceano Azul se baseia em 8 princípios que norteiam as iniciativas das empresas aderentes a essa estratégia:
- Criar uma estratégia orientada por dados;
- Procurar diferenciação no mercado e identificar baixo custo;
- Ampliar os horizontes e explorar mercados desconhecidos;
- Utilizar ferramentas de gestão para identificar oportunidades;
- Colocar a estratégia no foco da empresa;
- Ampliar as oportunidades e evitar riscos;
- Revisar e remodelar as estratégias;
- Criar situações ganha-ganha.
5. Análise SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta de liderança que permite identificar as forças e as fraquezas internas da empresa, assim como as oportunidades e as ameaças do mercado. Para isso, essa estrutura está dividida em 4 quadrantes que contemplam esses elementos, como mostra esta imagem:
Esse framework aumenta o conhecimento dos líderes e dos liderados a respeito do negócio, trazendo um direcionamento mais preciso para as estratégias da empresa.
6. Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa é uma estrutura amplamente utilizada pelos times de Produto para resolver problemas, facilitando a rotina das equipes e trazendo clareza para os desafios enfrentados.
Esse modelo tem a estrutura de uma espinha de peixe e permite que o time identifique a raiz dos problemas. Ele parte de 6 elementos que devem estar dispostos pela estrutura e que representam as principais causas para os problemas em geral:
- Método;
- Material;
- Mão-de-obra;
- Máquinas;
- Medidas;
- Meio ambiente.
No diagrama, você deve escrever os problemas correspondentes a cada um desses elementos, construindo uma estrutura semelhante a esta:
7. Mapa de stakeholders
O mapa de stakeholders é uma importante ferramenta de liderança, uma vez que uma das responsabilidades de líderes de produto é gerenciar stakeholders.
Esse modelo permite organizar todos os pontos de contato que o time tem com as partes interessadas. Dessa forma, os líderes conseguem manter a equipe alinhada com as expectativas dos stakeholders e aumentar as chances de sucesso do produto.
Com essa ferramenta de liderança, fica mais simples comunicar mudanças importantes aos stakeholders, assim como priorizar as iniciativas em um projeto, de acordo com as necessidades das partes interessadas (que podem ser internas ou externas à empresa).
Nesse sentido, é fundamental utilizar uma matriz de stakeholders para visualizar os interesses e o poder de influência das partes interessantes. Essa estrutura está dividida em 4 quadrantes para cruzar informações sobre poder e interesse, como mostra esta imagem:
Nesse caso, os líderes devem utilizar essa estrutura para entender quem são os stakeholders com mais poder e mantê-los engajados, além de aprender com aqueles que não têm tanta influência, mas têm interesse.
8. 5 Forças de Porter
As 5 forças de Porter são uma excelente ferramenta para ajudar a definir a estratégia competitiva da empresa. Esse é um modelo de análise competitiva que permite identificar as oportunidades do mercado e aprofundar o conhecimento sobre as capacidades da empresa. Essa estratégia está baseada em 5 elementos centrais (as forças):
- Rivalidade entre os concorrentes;
- Ameaça de produtos substitutos;
- Ameaça de entrada de novos concorrentes;
- Poder de negociação dos clientes;
- Poder de negociação dos fornecedores.
Assim, essa ferramenta avalia desde a concorrência, até o público e os usuários da empresa, buscando compreender o impacto de cada aspecto nos resultados da organização. Todas essas forças estão relacionadas entre si. Assim, quando há mudanças em algum desses elementos, os outros precisam ser revistos para que o modelo funcione com eficiência.
E aí, curtiu saber mais sobre as ferramentas de liderança para ajudar na estratégia de Produto?
Para desenvolver ainda mais as suas habilidades de líder em Produto, preparamos um Guia de Frameworks para Product Managers gratuito para você baixar e conhecer mais estruturas que vão ajudar você e o seu time a enfrentarem os desafios da área. Aproveite o material!