+10 melhores ferramentas de product design em 2024 - Cursos PM3
Isabele Reusing

Isabele Reusing

9 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

A rotina de todo designer de produto envolve uma série de atividades, desde a pesquisa inicial até a entrega final do produto. Para garantir uma boa entrega, é necessário fazer muitas pesquisas, ter o entendimento do comportamento do usuário, criar os protótipos e realizar testes de usabilidade.

Nesse processo, contar com o suporte de ferramentas para design de produtos adequadas não apenas simplifica tarefas complexas, mas também aumenta a eficiência e a qualidade do trabalho realizado. 

Em meio a tantas ferramentas existentes no mercado, é normal ficar em dúvida sobre qual escolher para atender as necessidades do seu projeto. Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar os principais softwares de design, como utilizá-los para ganhar mais eficiência, além de dicas para você acertar na escolha e aprimorar seus projetos. Acompanhe!

Quais são as ferramentas de product design? 

As ferramentas de design de produto são determinantes para o sucesso de qualquer projeto de produto digital. E são três os aspectos-chave que delineiam esse sucesso: 

  • o entendimento do comportamento do usuário;
  • a qualidade do projeto;
  • a velocidade das entregas da equipe.

Cada um desses pontos pode ser otimizado com o auxílio de ferramentas específicas projetadas para atender às demandas de cada fase do processo de design. 

Essas ferramentas não apenas facilitam o trabalho dos designer de produto, mas também proporcionam insights valiosos, desde a coleta de dados até a entrega final, abrindo as portas para melhorias e para o desenvolvimento de produtos mais eficazes e centrados no usuário

Vamos mergulhar nesse universo e descobrir como selecionar as melhores ferramentas para impulsionar o seu trabalho como product design!

Ferramentas de design e prototipagem

A prototipagem é o momento da criação em que é feita uma simulação do seu produto para testar as funcionalidades e a usabilidade. As ferramentas de design e prototipagem servem para auxiliar na criação e na animação de protótipos realistas, além de realizar testes de usuário e coletar dados. 

Vamos começar explorando algumas das principais ferramentas de design e prototipagem disponíveis.

Figma

Muito conhecido no universo do design de produto, o Figma é um software de design colaborativo que possibilita o trabalho simultâneo de diversas pessoas em um mesmo projeto. 

Além dessa característica, estão entre os seus principais recursos os componentes reutilizáveis, a prototipagem interativa e a facilidade para criar designs vetoriais, pois o editor pode ser usado diretamente no navegador. Esses recursos fazem com que o Figma seja o preferido de muitos profissionais para a criação de designs elaborados.

Adobe XD

Outra ferramenta de product design que permite criar protótipos interativos e visualizar os designs em tempo real é o Adobe XD. Com recursos como grids, stacks e componentes, o software oferece diversos recursos eficazes para projetar e alterar designs de produto de forma rápida e eficiente. É mais indicado para projetos de baixa complexidade.

Sketch

O Sketch é outro software de edição vetorial muito popular entre os designers de produto. Ele é muito utilizado para a criação de interfaces e para a realização de experiências de usuário de alta qualidade. 

Com uma interface intuitiva e recursos poderosos, como símbolos e estilos compartilhados, o Sketch é a escolha de profissionais que buscam uma ferramenta versátil e eficiente para construir produtos digitais completos. Seu único ponto negativo é que não possui uma versão para Windows, estando disponível somente para usuários do sistema operacional MacOS.

Flowmapp

O Flowmapp é muito utilizado para planejar ambientes de UX (experiência do usuário). Com um visual limpo e intuitivo, é a ferramenta ideal para criar o design de produtos atraentes. O destaque dessa ferramenta é a praticidade com que possibilita a criação de fluxogramas e o mapeamento de sites, além da possibilidade de organizar as personas e os mapas da jornada do cliente.

Adobe After Effects

Quando falamos em recursos de edição de vídeo, como motion graphics, animação, corte de chroma key, animação de textos e demais efeitos visuais, o Adobe After Effects é sempre um dos primeiros a ser lembrado. Amplamente reconhecido pela excelência de seus recursos, conta com uma vasta biblioteca de efeitos visuais predefinidos que podem ser facilmente aplicados e personalizados.

Adobe Illustrator

O foco desse software é simplificar a vida dos designers na criação de gráficos vetorizados. Destacam-se os formatos padronizados, a usabilidade amigável e a ampla gama de resoluções disponíveis para imagens vetorizadas. Além de, é claro, a possibilidade de integração com os demais produtos da Adobe.

Ferramentas de gerenciamento de design e colaboração

As ferramentas de gerenciamento e de colaboração ajudam todos os envolvidos no projeto a se comunicar e colaborar de forma eficaz, além de facilitarem a administração de arquivos importantes e documentos. 

FigJam

O FigJam, desenvolvido pelo Google, é uma ferramenta que permite a colaboração online, além da realização e o compartilhamento de esboços, wireframes e diagramas. Com recursos de desenho e anotação, o FigJam é uma ótima ferramenta para sessões de brainstorming e colaboração em equipe.

Miro

O Miro é uma plataforma de colaboração online que permite criar e compartilhar quadros de brainstorming, mapas mentais e fluxos de trabalho. Contando também com recursos de colaboração em tempo real, o Miro é uma ferramenta ideal para equipes que precisam trabalhar de forma remota e colaborativa.

InVision

Outra ferramenta bastante popular no universo do design digital é o InVision. Totalmente personalizável e muito utilizado para a criação rápida de protótipos de interfaces, o software é multifacetado e composto por diversos recursos de navegação, que também permitem a realização de testes de experiência do usuário. 

A ferramenta também se destaca pela possibilidade de trabalho colaborativo, permitindo que diversos profissionais testem e validem suas ideias com mais agilidade.

Ferramentas de análise e testes de usuário

O que aumenta as chances de um consumidor adquirir um produto é justamente entender suas  necessidades, hábitos, desejos, preferências pessoais, dificuldades e experiências. Para auxiliar no entendimento desses comportamentos, existem as ferramentas de análise e de usabilidade.

SurveyMonkey 

Essa ferramenta é essencial para coletar informações sobre as preferências dos usuários. Com o SurveyMonkey, é possível criar e distribuir pesquisas de forma ágil e assertiva, o que possibilita a geração de insights valiosos, que vão guiar o desenvolvimento do seu produto.

Hotjar

Esse software oferece mapas de calor de sites, monitoramento de funis, enquetes para usuários e outras ferramentas de análise comportamental. Tais recursos são essenciais para entender a jornada dos usuários dentro do site, além de permitirem a identificação de pontos de fricção ou qualquer outro problema durante a navegação na página do seu produto.

Maze

O Maze é uma plataforma de pesquisa que permite criar e distribuir testes de usuário de forma fácil e eficiente. Contando com recursos como gravação de tela e análise de métricas, com o Maze você pode obter diversos insights sobre a usabilidade do produto.

Google Forms 

Muito popular para a realização de pesquisas nos mais diversos segmentos, o Google Forms é famoso pela facilidade de uso, além das múltiplas possibilidades de personalizar perguntas, respostas e a estrutura do questionário. A visualização das respostas também pode ser ajustada de acordo com a necessidade do projeto.  

Outra vantagem é que, por se tratar de um produto Google, o Google Forms pode ser utilizado gratuitamente, bastando criar uma conta no Gmail.

Escolhendo as ferramentas para design de produto certas para seu fluxo de trabalho

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas, é fundamental para todo product designer se manter atualizado e investir em capacitações para extrair o melhor das soluções disponíveis no mercado. 

Lembre-se, antes de mais nada, de que não existe um software de design ideal. Com o conhecimento necessário, você pode testá-los e compará-los a fim de escolher os que mais se alinham com as suas preferências, com o fluxo de trabalho e seus objetivos. 

Além disso, é bom ter em mente que o processo de criação de produtos nem sempre é linear e previsível. Portanto, agregar ferramentas dinâmicas que contribuam para o planejamento, a comunicação e a organização de cada projeto, levando em consideração as particularidades, também vai contribuir com o seu desempenho.

Chegue ao próximo nível da sua carreira com a PM3

Se você está buscando expandir suas habilidades profissionais e quer se destacar na carreira de product design, saber como usar as ferramentas para design de produto a seu favor é o primeiro passo. 
Quer se tornar um Product Designer de sucesso? Faça a melhor escolha com a PM3! Com conteúdo prático e desafios que contribuem para o aprendizado, o Curso de Product Design oferece acesso a todo o conhecimento de que você precisa para se tornar uma referência na área de projetos. Faça como mais de 40 mil profissionais e chegue ao próximo nível com o Curso de Product Design da PM3.