Funil ampulheta: o que é e como aplicar na estratégia de marketing
Jéssica Moraes

Jéssica Moraes

9 minutos de leitura

O funil ampulheta não pode ser comparado ao funil de vendas tradicional, embora ambos sejam utilizados dentro de estratégias de marketing.

O funil ampulheta proporciona ao cliente um ciclo contínuo de compras, enquanto o funil de vendas tradicional é focado na conclusão da jornada de compra. Entender essa diferença é importante, pois traz consequências diretas para um negócio.

Isso é particularmente relevante no Brasil, onde a opinião dos influenciadores exerce influência sobre 43% dos usuários de redes sociais, de acordo com um estudo da Cupom Válido

As empresas que apostarem no marketing por indicação e em estratégias de retenção com o funil ampulheta como aliado certamente terão uma vantagem competitiva. Neste artigo, descubra o que é o funil ampulheta e como utilizá-lo em suas estratégias para aumentar as taxas de conversão. Boa leitura!

O que é o funil ampulheta e qual a diferença em relação ao funil de vendas tradicional?

O primeiro passo para alcançar o sucesso em sua estratégia é entender o que é o funil ampulheta. Trata-se de uma representação gráfica que revela o progresso dos potenciais clientes durante a jornada de compra, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. 

Com o funil ampulheta, é possível ter uma visão clara de como os consumidores podem ser divididos em cada etapa do processo, conforme se movimentam ao longo do caminho. Dessa forma, é mais fácil traçar uma comunicação objetiva, utilizar mensagens e gatilhos de produto e despertar o interesse e o desejo de compra.

Por exemplo, sabe quando você visita um site, coloca um item no carrinho e, minutos depois, recebe um e-mail com um cupom de desconto para finalizar a compra? Ou até mesmo quando um influenciador compartilha um lançamento ou faz a propaganda de um produto e, instantaneamente, você sente aquela vontade de ter um igual?

O funil ampulheta é uma versão aprimorada do funil de vendas tradicional, pois apresenta novas etapas ao final da jornada do cliente: retenção, lealdade e indicação. 

Na prática, assim que o cliente conclui as etapas do funil de vendas tradicional, tomando a decisão de compra, o funil ampulheta vai além. Então, digamos que a principal diferença entre os dois está no pós-venda

No funil ampulheta, o cliente vai receber diferentes estímulos para retornar. Posteriormente, caso satisfeito, divulgará a empresa para amigos, familiares e em redes sociais – o famoso marketing boca a boca.

Portanto, a ideia por trás do funil ampulheta é reduzir os custos com marketing de atração de novos clientes, resultando em um investimento menor.

Quais são os componentes do Funil Ampulheta?

No tópico anterior, explicamos que o funil ampulheta é uma evolução do funil de vendas. Afinal, após a conclusão da venda, o cliente é estimulado a retornar. Entenda como funciona cada etapa!

Conscientização (Awareness)

Nesse estágio, o potencial cliente toma conhecimento da marca e/ou produto. Isso pode ocorrer por meio de recomendações, anúncios, redes sociais e outros canais.

Interesse (Interest)

Depois, o cliente busca mais informações sobre a marca e/ou produto. Nesse momento, é importante disponibilizar conteúdos relevantes e de qualidade para despertar o interesse.

Consideração (Consideration)

Agora, o cliente começa a considerar se deve ou não realizar a compra. Ele pode estar comparando o produto ou serviço com outras opções disponíveis na internet para tomar uma decisão informada.

Compra (Purchase)

O cliente decide adquirir um produto ou serviço, marcando a transição de visitante para comprador. Estratégias incluem facilitar o processo de compra, oferecer incentivos e garantir uma experiência de checkout fluida e segura.

Experiência (Experience)

Após a compra, o foco é garantir a satisfação do cliente com o produto ou serviço, por meio da qualidade, do atendimento ao cliente e do suporte pós-venda. Uma experiência positiva aumenta a probabilidade de recompra e fortalece o relacionamento.

Lealdade (Loyalty)

A lealdade é construída ao longo do tempo. Pode ser por meio de interações consistentes e positivas, transformando clientes satisfeitos em clientes fiéis. 

Programas de fidelidade e excelente atendimento incentivam a lealdade, o que leva os clientes a continuar comprando e preferindo sua marca.

Defesa (Advocacy)

Clientes leais se tornam defensores da marca, recomendando-a para outros. Essa etapa é a mais valiosa, pois é o momento em que os defensores promovem a marca espontaneamente. 

Estratégias incluem programas de indicação e engajamento nas redes sociais, atraindo novos clientes através do marketing boca a boca.

Vale ressaltar que a intenção de analisar e otimizar o funil de conversão é identificar em qual etapa o cliente está desistindo da compra. Quanto mais cedo essa descoberta for feita, mais fácil será realizar os ajustes necessários, seja no site, no conteúdo ou em outros aspectos.

Benefícios do funil ampulheta

Agora que você conhece o conceito e os componentes do funil ampulheta, vamos aos benefícios que terá ao adotar essa prática na sua companhia. 

Redução de custos

Toda campanha de vendas exige investimento e, inevitavelmente, influencia a lucratividade dos resultados. 

No entanto, ao chegar ao último estágio do funil ampulheta, é possível obter uma ação “gratuita”. Isso porque o cliente recomenda seu produto por conta própria, promovendo a marca sem custos adicionais.

Aumento da receita

O aumento da receita está diretamente ligado ao funil ampulheta. Isso ocorre porque os esforços para conquistar novos clientes não precisam estar diretamente relacionados aos seus ganhos. 

À medida que os próprios clientes promovem sua marca, ela cresce quase continuamente, resultando em um aumento orgânico na receita.

Aumento das vendas

Não importa qual seja o seu canal de vendas, nicho, produto ou serviço. O funil ampulheta é compatível com todos e certamente trará bons retornos financeiros. 

Afinal, como mencionamos, as pessoas confiam muito mais em recomendações de conhecidos ou influenciadores.

Geração de leads

Por último, como o funil ampulheta representa o relacionamento contínuo com os clientes, mesmo com os potenciais, ele está constantemente retroalimentando sua base de contatos.

Como resultado, a lista de leads estará sempre atualizada, permitindo que você agregue valor, ofereça boas soluções e qualifique seu público ao longo do tempo.

Passo a passo para implementar o funil ampulheta

O momento de implementar o funil ampulheta chegou! Siga nosso passo a passo para alcançar o sucesso com sua estratégia.

Conheça seus clientes

Você realmente conhece seus clientes? Sabe quais são suas preferências, expectativas, hábitos de consumo e desafios?

Com essas respostas, você terá maior clareza para direcionar suas estratégias de marketing e vendas, além de manter uma proximidade mais efetiva com eles. 

Proporcione uma experiência positiva 

Coloque-se no lugar do seu cliente. Quando você realiza uma compra, deseja ter uma experiência positiva e encantadora do começo ao fim. Por isso, procure agregar valor e facilitar a jornada.

Utilize programas de fidelidade, ofereça atendimento personalizado e forneça conteúdos relevantes. Não se esqueça do pós-venda. Continue se conectando com seu cliente: entre em contato para saber como tem sido a experiência, envie e-mails promocionais e busque feedbacks.

Transforme clientes em fãs

Quando o cliente se sente satisfeito, ele tende a voltar e divulgar sua marca. Como bônus, você também conseguirá conquistar novos clientes. 

Invista em construir uma comunidade de apoio, como programas de indicação, coleta de avaliações e incentivo ao engajamento nas redes sociais.

Mensure os resultados e faça ajustes

Não adianta aplicar o funil ampulheta e depois não avaliar os resultados. Para identificar o que precisa de ajuste ou em que deve continuar investindo, é essencial estar atento aos dados.

Atente para o que o cliente tem a dizer

É preciso manter-se receptivo à opinião do cliente! Estabeleça uma comunicação aberta e transparente. Escreva ou leia com atenção os comentários, compreenda as insatisfações e faça com que os clientes se sintam valorizados.

Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, há diversas tecnologias que podem ser usadas a seu favor. Os chatbots, por exemplo, são úteis para o primeiro atendimento ao cliente. 

Utilize um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e outras ferramentas de automação de marketing para facilitar os processos. No final, você ganhará tempo e economizará recursos.

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O funil ampulheta é uma excelente ferramenta para conquistar o cliente de vez e economizar recursos. Vale a pena aprofundar seus conhecimentos nessa estratégia e identificar como ela pode ser útil para o seu negócio.

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