A gestão de produtos digitais é uma disciplina de escopo alargado, e por isso pode ser bem desafiadora em alguns momentos.
Product Managers são responsáveis por fazer a gestão de todo o ciclo de vida do Produto, conectando e oferecendo apoio a diversas áreas da empresa, como engenharia, design, marketing, vendas, suporte e outras.
Por conta da complexidade dessa rotina e das diversas funções, é normal se sentir inseguro(a) ao realizar alguns processos e não saber como seguir em alguns casos, como não ter um ponto de início para desdobrar a criação de uma hipótese, não saber o que fazer depois do discovery, ter dificuldade em priorizar iniciativas…
Por isso existem os famosos frameworks para nos auxiliar em diversas fases do desenvolvimento de produtos. Sabemos que eles não são nenhuma bala de prata, porém podem ajudar (e muito!) nestas situações de “tela branca”, dando um direcionamento de como mapear oportunidades e mais embasamento nas decisões.
Agora você deve estar pensando: “Verdade! Mas onde eu acho um material com os frameworks que podem me ajudar no dia a dia?”. E é aqui que a gente entra!
Pensando em ajudar a comunidade de produto e nos deixar mais próximos da nossa visão – que é a de tornar o mercado brasileiro uma referência mundial em Product Management – nos unimos com a Creditas, empresa que mudou as regras de como se faz empréstimo no Brasil, também conhecida por ter um time de produtos customer-centric (focado no cliente), para desenvolver o Guia de Frameworks para Product Managers.
Este guia, totalmente elaborado por profissionais renomados de Produto que atuam em grandes empresas, é um material para te conduzir às melhores práticas no dia a dia, com muito conteúdo aprofundado para te “destravar” naqueles momentos difíceis como PM.
O que você vai encontrar neste Guia
Separamos este grande almanaque em 7 partes (e mais uma de “Extras”) para dar uma cronologia de acordo com o momento que o desafio aparece. Na primeira parte nós temos o…
1. Product Flow – Nele você vai entender a linha de pensamento para contar uma história, começando com o descobrimento do problema que quer resolver, aprofundando seu entendimento, fazendo entregas contínuas, medindo e decidindo para novas iterações.
Vamos começar pelos fundamentos: princípios de Produto, glossário básico, autoavaliação usando a PMwheel, contabilidade e finanças e Business e Lean Model Canvas.
Mapeando oportunidades: conteúdos exclusivos sobre Opportunity Assessment, como determinar o tamanho do mercado para o seu Produto ou negócio, Opportunity Solution Tree (árvore de oportunidades) e como criar sua estratégia de Produto.
2. Product discovery: entenda como encontrar as soluções mais valiosas e adequadas para seus usuários com materiais sobre Matriz CSD e Continuous Discovery.
3. Processos do dia a dia: execute as atividades da sua rotina com maestria. Neste tópico você vai encontrar conteúdos sobre User Story Mapping, como escrever boas estórias e materiais sobre press release/FAQ.
4. Tomada de decisões: um dos maiores desafios para PMs é escolher por qual caminho se deve seguir. Confira sobre Rapid Framework e priorização com RICE Score.
6. Métricas: analisando os dados da maneira certa, alçamos resultados extraordinários. Veja conteúdos aprofundados sobre as principais métricas de produto, North Star Metric e árvore de métricas.
7. Conteúdos extras: uma curadoria de materiais essenciais para você expandir seus horizontes, revolucionar seus conhecimentos e se aprofundar na Gestão de Produtos.
O mais interessante do “Guia de Frameworks para Product Managers” é o fato de que todas as ferramentas contam com aplicação e exemplos reais, descritas pelos mais de 10 profissionais que fizeram parte desta curadoria sem precedentes no mercado brasileiro.
Este é mais um conteúdo aprofundado com a curadoria da PM3. Um guia totalmente brasileiro, feito dentro do nosso contexto por pessoas que estão gerenciando produtos digitais em empresas como Xerpay, Creditas, Space Sheep Games, Nubank e Memed. Baixe agora clicando no botão abaixo e começa já a aplicar as melhores práticas em Product Management.