Com uma média salarial de cerca de R$12 mil, Product Managers são profissionais extremamente importantes para a estratégia de empresas focadas em produtos digitais, responsáveis pelo alinhamento entre times.
Dentro de uma empresa que desenvolve um produto digital – seja ele um produto de fato, ou um serviço digital – é preciso encontrar uma sinergia entre áreas como Comercial, Marketing, Engenharia e Dados, por exemplo.
Afinal, o que está sendo projetado e entregue ao consumidor é o principal pilar de todo o trabalho. Empresas cujo produto digital é a fonte de receita precisam estar ainda mais conectadas aos usuários para entender suas necessidades e expectativas.
Por isso, Product Managers atuam como defensores desses interesses, fazendo pesquisas para entender o mercado e suas oportunidades, sugerindo soluções para a construção de um produto que se encaixe a tudo isso. Internamente, é preciso traduzir esses insights para os diferentes times, buscando conquistar a adesão de todos os envolvidos para a execução das iniciativas.
Por que se tornar Product Manager
Apenas no LinkedIn, são mais de 1.000 vagas abertas para o cargo no momento da produção deste artigo. A demanda por esse profissional está cada vez maior no Brasil, pois as empresas estão descobrindo o poder estratégico da área de Product Management (Gestão de Produto).
Apesar de ser um cargo de caráter estratégico – e que por isso apresenta uma remuneração média tão alta –, não é preciso ter uma coleção de diplomas ou conhecimentos extremamente técnicos para exercer a função.
Product Managers têm um perfil mais generalista e, principalmente, muito comunicativo. Pessoas de diversas áreas podem migrar para a função de PM, desde que tenham um conhecimento prévio sobre negócios e mercado de tecnologia, além de saber se expressar bem, negociar prazos e gerir seu próprio tempo, principalmente.
Ou seja, pessoas com diferentes backgrounds podem ter sucesso na área, pois é possível aprender tudo que você precisa saber para exercer o cargo.
O que é a Imersão Product Management
Pensando nas pessoas que estão começando do zero e querem dar os primeiros passos com conteúdos de teor prático, a PM3 – escola referência em Produto no Brasil – está organizando a Imersão Product Management.
A iniciativa é uma imersão de Produto gratuita e vai acontecer entre os dias 23 de janeiro e 13 de fevereiro de 2023, formada por uma série de 5 encontros práticos online e ao vivo. Ao longo da jornada, os participantes vão se envolver em discussões, além de conferir cases de sucesso e situações reais que acontecem dentro dos times de Produto de empresas brasileiras.
A Imersão Product Management é para você que:
Profissionais de qualquer área podem participar, saindo dessa experiência com um case prático que vai apoiar sua jornada de migração. Saiba mais e inscreva-se gratuitamente até o dia 20 de janeiro aqui.