Lançamento de produtos: dicas para conduzir da melhor forma
Equipe de conteúdo - PM3

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Neste episódio da série Mestres de Produto sobre lançamento de produtos, Isabela Croppo Maringoni dá algumas dicas sobre como estruturar e conduzir o go-to-market dentro da empresa. Atualmente, Isabela é Product Marketing Manager na Loft, com passagem por grandes empresas como PSafe, Dafiti e Microsoft.

Quer conferir os principais tópicos abordados no papo entre ela e Bruno Coutinho? Então continue lendo!

Como estruturar um bom alinhamento?

Bruno comenta que go-to-market é um momento de muita ansiedade e expectativa dentro de uma empresa. Consequentemente, é preciso ter um alinhamento muito consistente entre os times (Produto, Vendas, Customer Success). Mas como fazer isso, especialmente quando você está chegando no time?

Isabela destaca que o principal é ser transparente, compartilhando um rascunho do planejamento para acalmar os ânimos das pessoas envolvidas ao invés de sofrer tentando entregar um mapeamento impecável logo de cara.

“Acho que a primeira dica que eu daria é: compartilhe um começo com o time e refaça esse plano, incluindo mais informações e enriquecendo esse plano ao longo desse tempo. Assim você já ganha a confiança desses times que não te conhecem, eles enxergam o que que você vai fazer, o que você vai precisar deles. Daí eu acho que fica muito mais fácil de juntar essas pontas.”

– Isabela Croppo Maringoni

Isabela aconselha criar um cronograma online que possa dar visibilidade das ações a todas as pessoas envolvidas. Pode ser um Miro, um PPT, um documento ou planilha. O mais importante é que o planejamento inclua os responsáveis pode cada ação e seja atualizado de acordo com o status das tarefas.

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E quando a empresa tem muitas squads?

No contexto de empresas digitais, não é incomum vivenciar momentos de crescimento em escala, nos quais a contratação de novos profissionais forma novas equipes. Isso pode ser bem desafiador, no sentido de que é preciso seguir com o lançamento e criar uma conexão com as pessoas novas, tudo ao mesmo tempo. Quanto a isso, Isabela reforça a importância de priorizar com cuidado e acompanhar as necessidades do próprio time, trazendo um pouco de sua experiência na Loft.

“O primeiro passo foi de fato definir as prioridades. A gente não ia conseguir fazer diversos planos e atender a todos os squads, então a gente começou com as áreas que tinham de fato uma demanda muito latente. Depois de priorizar quais eram as áreas que a gente ia de fato dar essa assistência, a gente começou a estruturar planos visíveis para a empresa. Para o que antes ficava só no PPT, disponível para o time de Brand, pensamos: “Por que a gente não compartilha isso com a empresa? Por que que a gente não cria ali um canal ou reúne em touchpoints em reuniões pequenas o que a gente está fazendo?”

– Isabela Croppo Maringoni

Qual o erro mais comum no processo de lançamento de produtos?

Partindo da sua própria experiência, Isabela aponta que não olhar para a persona ou para o comportamento do cliente ideal é um grande erro quando se trata de lançamento de produtos.

“Tem uma caso clássico meu do lançamento do aplicativo da Dafiti, que iniciou de uma maneira errada, mas ainda bem a gente conseguiu já na hora identificar que a gente não estava olhando para a persona e suas necessidades. Lá na Loft é bem legal que sempre estamos conversando com o cliente. A gente faz stream de uma entrevista com o cliente, então se você quiser ouvir tem sempre uma oportunidade de entrar em uma live ali no YouTube e participar, ou até mesmo ler algum resumo [da conversa].”

– Isabela Croppo Maringoni

Sendo assim, o contato com o cliente é um dos pilares de um bom go-to-market. Mesmo que sua empresa não trabalhe com personas, vale conversar com um potencial cliente e estudar a sua base atual antes de planejar o lançamento de produtos.

Confira o conteúdo completo

Quer conferir o papo completo com a Isabela Croppo Maringoni? Basta soltar o play no vídeo a seguir:

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