7 livros sobre persuasão para otimizar seu poder de influência
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Os livros sobre persuasão são ótimos recursos para quem está buscando aprender mais sobre essa habilidade tão importante nas nossas vidas.

Seja na vida pessoal ou no contexto de trabalho, a persuasão é indispensável para garantir negociações bem sucedidas e comunicar-se de forma mais impactante e eficaz. 

A persuasão está relacionada com a capacidade de influenciar, avaliando as necessidades e motivações dos indivíduos para articular ideias, de maneira ética e efetiva.

Assim, um profissional capaz de persuadir tem grandes chances de obter sucesso em seu ambiente de trabalho.

Neste artigo, confira 7 livros sobre persuasão que são altamente recomendados para aprimorar a comunicação, a capacidade de influenciar pessoas e as habilidades de negociação. Acompanhe!

7 livros recomendados sobre persuasão

Se você planeja melhorar sua comunicação, influência ou habilidades de negociação, os livros sobre persuasão certamente vão te ajudar a entender como o poder de persuadir pode ajudar neste processo.

Confira a nossa lista com 7 livros sobre persuasão que são fortemente recomendados para quem quer se aprofundar no processo:

  • As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie
  • Manual de Persuasão do FBI – Jack Schafer
  • Como Convencer Alguém em 90 Segundos – Nicholas Boothman
  • Acordos Quase Impossíveis: Como Superar Impasses e Resolver Conflitos Difíceis sem Usar Dinheiro ou Força – Deepak Malhotra
  • Como Chegar ao Sim – Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton
  • Pense de Novo: O Poder de Saber o Que Você Não Sabe – Adam Grant

Veja detalhes.

As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

“As Armas da Persuasão” é um livro muito popular quando falamos sobre o tema da influência e da persuasão. 

O psicólogo e autor Robert B. Cialdini explora em suas páginas os fatores-chave que nos levam a tomar decisões, descrevendo seis princípios psicológicos relacionados à influência e à persuasão e sua importância na tomada de decisão.

Os seis princípios abordados por Robert são a reciprocidade, o compromisso e coerência, a aprovação social, a afeição, a autoridade e a escassez. 

O autor utiliza dados científicos e compartilha histórias e experiências reais para ilustrar como esses seis gatilhos mentais podem servir como armas de persuasão e levar pessoas a tomarem as decisões esperadas.

Assim, é um dos livros de persuasão mais recomendados para estudar sobre o tema e obter uma perspectiva sob uma ótica científica e psicológica.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Um clássico do mundo dos negócios, que tem como foco os relacionamentos interpessoais, é o livro de Dale Carnegie – Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Lançado em 1936, o livro ainda é altamente relevante tanto para a vida pessoal, quanto profissional, trazendo lições sobre a importância de construir relações autênticas e genuínas, ter empatia e exercer o respeito e o reconhecimento pelo outro.

Essas lições ampliam a visão para a importância de exercer uma influência positiva na vida das pessoas, colocando em pauta o poder de persuasão por uma perspectiva mais empática.

Manual de Persuasão do FBI – Jack Schafer

Outro livro interessante sobre o tema da persuasão e da influência é o “Manual de Persuasão do FBI”.

O autor Jack Schafer é psicólogo e ex-agente do FBI que usou, durante a sua carreira, diversas técnicas de persuasão e influência em contextos de alta pressão.

No livro, Schafer oferece técnicas práticas para exercer persuasão e influência, tocando em pontos como o estabelecimento de rapport, análise de linguagem corporal, desenvolvimento de relacionamentos de confiança, entre outros.

As técnicas mencionadas no livro, utilizadas primeiramente no contexto do FBI, foram aprimoradas para uso em diversos contextos, visando a construção de relacionamentos interpessoais de sucesso e a influência de pessoas de maneira positiva.

Como Convencer Alguém em 90 Segundos – Nicholas Boothman

Em “Como Convencer Alguém em 90 Segundos”, Nicholas Boothman utiliza uma abordagem prática para explorar técnicas rápidas e eficazes de persuasão e negociação para influenciar pessoas a tomarem decisões.

O livro enfatiza, especificamente, a importância dos primeiros 90 segundos durante uma interação e como eles são essenciais para formar uma primeira impressão positiva e convencer o indivíduo em questão.

Para isso, o autor explora elementos fundamentais das interações de sucesso como  a comunicação corporal e verbal, o tom e a voz, a construção de rapport, a flexibilidade, entre outros. 

Esse livro pode ser uma excelente opção para profissionais atuantes no contexto de vendas e atendimento ao cliente.

Acordos Quase Impossíveis: Como Superar Impasses e Resolver Conflitos Difíceis sem Usar Dinheiro ou Força – Deepak Malhotra

O livro “Acordos Quase Impossíveis: Como Superar Impasses e Resolver Conflitos Difíceis sem Usar Dinheiro ou Força” aborda o tema da persuasão e da influência pela perspectiva da negociação e da resolução de conflitos. 

O autor, Deepak Malhotra, professor da Harvard Business School, propõe o uso de técnicas e estratégias de resolução de conflitos e negociação em situações aparentemente impossíveis de resolver.

Ele utiliza aspectos como a gerir as emoções, desarmar a desconfiança, entender as motivações, mudar a perspectiva, criar valor, etc. para alcançar resultados satisfatórios em situações aparentemente sem resolução.

Esse é um dos livros sobre persuasão ideais para olhar para este tema por outras perspectivas.

Como Chegar ao Sim – Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton

“Como Chegar ao Sim” é um clássico quando falamos sobre a temática da negociação, persuasão e influência.

O livro é dos autores e cofundadores do Harvard Negotiation Project e tem como foco discutir métodos de negociação que baseiam-se em acordos mutuamente benéficos. 

Para isso, aborda-se alguns princípios essenciais para que essas negociações ocorram de maneira eficaz e amigável, como:

  • separar as pessoas do problema;
  • focar nos interesses de cada parte; 
  • pensar em opções que garantam um ganho mútuo;
  • criar critérios objetivos; e
  • encontrar a melhor alternativa caso uma negociação falhe.

Para que uma negociação seja bem-sucedida, o uso da persuasão e da influência é indispensável, e esses aspectos também são contemplados no livro.

Pense de Novo: O Poder de Saber o Que Você Não Sabe – Adam Grant

Para contrariar a ideia de nos assegurarmos em nossas próprias convicções e opiniões, o livro “Pense de Novo: O Poder de Saber o Que Você Não Sabe” de Adam Grant traz como pauta a capacidade de repensar e desaprender aquilo que achamos que sabemos.

Em outras palavras, o livro é uma proposta para abrirmos a mente para as diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e a partir disso, obter crescimento pessoal e profissional. 

É comum achar que o que sabemos é o que garantirá nosso poder de convencimento e persuasão, mas Adam Grant, propõe justamente o contrário. 

É no aprendizado contínuo, na reavaliação de crenças, na flexibilidade cognitiva e na abertura ao diálogo e ao diferente que o leitor poderá descobrir que pensar de novo pode ser uma excelente alternativa para: 

  • construir relacionamentos mais genuínos;
  • ter conversas mais produtivas;
  • manter o poder de persuasão sem a certeza de que você sabe tudo, etc.

Assim, é uma excelente recomendação de livro para observar o tema da persuasão com outro olhar.

Como aplicar as técnicas de persuasão e influência no trabalho?

Somente ler livros de persuasão não garantirá que o aprendizado se concretize em nossas vidas. Assim, encontrar aplicações práticas para elas é um movimento muito mais produtivo. 

Por exemplo, as técnicas de persuasão podem ser aplicadas em várias situações no ambiente de trabalho, como:

  • Comunicar-se com outros profissionais: a persuasão é uma forte aliada da comunicação eficaz. É possível usar várias técnicas de persuasão para aprimorar a comunicação e a colaboração, utilizando princípios como reciprocidade e empatia para construir relacionamentos bem-sucedidos.
  • Resolver conflitos: a persuasão também pode ser usada para a resolução de conflitos efetiva. Por meio dela, pode-se aplicar técnicas como a escuta ativa, a empatia e a construção de confiança para mediar situações ou soluções com benefícios mútuos.
  • Liderar com eficiência: também pode-se usar as técnicas de persuasão para liderar de maneira eficiente. Por exemplo, ao exercer uma influência positiva no grupo, estimular a construção de relacionamentos saudáveis, comunicar-se com eficiência e apresentar uma visão clara e inspiradora.
  • Negociar de forma bem-sucedida: a persuasão e a negociação estão diretamente relacionadas, fazendo com que a arte de negociar inclua diversas técnicas de persuasão. Dessa forma, a persuasão ajuda a obter uma perspectiva sobre o cenário, identificar as necessidades e motivações dos envolvidos, encontrar soluções para ambas as partes e alcançar resultados satisfatórios.

Melhore suas habilidades de persuasão com a PM3

As recomendações de livros de persuasão é uma ótima maneira de conhecer este tema tão importante para a vida pessoal e profissional. 

Cada livro faz você olhar para o tema da influência e da persuasão com diferentes perspectivas, enriquecendo seus conhecimentos sobre o assunto.

Contudo, se você quer se aprofundar ainda mais nessa temática, um curso específico sobre o tema pode ser uma excelente opção. É aí que o curso de Técnicas de Negociação da PM3 pode te ajudar.

Você aprenderá, do básico ao avançado, técnicas de negociação, resolução de conflitos, gestão das emoções e comunicação efetiva, e muito mais, para aprimorar suas habilidades de persuasão, influência e negociação.

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