O mapa estratégico é um recurso muito importante para empresários de modo geral, sejam iniciantes ou experientes, bem como para as diversas equipes de uma empresa. Afinal, ele fornece insights valiosos para a gestão empresarial, permitindo uma visão panorâmica do negócio e da relação entre seus setores.
Portanto, se você quer aprimorar suas habilidades de gestão e otimizar a execução dos planos de ação da empresa, este conteúdo é para você. Vamos mostrar tudo o que precisa saber sobre o mapa estratégico, por que utilizá-lo, as vantagens para a gestão empresarial, entre outros detalhes. Boa leitura!
O que é um mapa estratégico?
O mapa estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que permite a visualização de todos os setores de uma organização, as relações que têm entre si e os objetivos-chave da empresa.
Ou seja, trata-se de um mapa que relaciona os propósitos e as metas da empresa e a atuação de cada setor dela para atingi-los. Portanto, como se espera de um “mapa”, ele aponta o caminho que a companhia como um todo deve seguir para chegar aos resultados esperados.
Esse recurso tem como fundamento o Balanced Score Card (BSC). Essa é uma metodologia criada em 1988 pelos norte-americanos Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.
A ideia era auxiliar as empresas com um mapa que fosse capaz de estruturar seus planos de ação, de forma que gestores e equipes pudessem ter uma perspectiva de negócio total. Assim poderiam compreender as relações de causa e efeito na atuação dos diversos setores.
Para que serve o mapa estratégico na prática?
Agora que já sabe do que se trata o mapa estratégico, vamos aprofundar o assunto mostrando para que ele serve na prática.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, enquanto recurso visual, o mapa estratégico é uma ferramenta de comunicação. Assim, sua forma de mapa representa os caminhos conectados e que devem ser seguidos para que determinados objetivos sejam atingidos.
Elaborado dessa forma, permite aos gestores comunicarem de forma clara e simples o trajeto de suas operações e como elas se ligam aos valores, à missão e à visão empresariais.
Em resumo, o mapa estratégico serve para:
- organizar as estratégias do negócio;
- estruturar o plano de ações;
- apresentar o plano estratégico a todos os gestores e colaboradores;
- fornecer para todos uma visão panorâmica dos objetivos-chave da empresa;
- evidenciar o papel de cada setor para atingi-los;
- direcionar os esforços das equipes de forma síncrona e com clareza.
Quais são os principais elementos de um mapa estratégico?
De forma geral, um mapa estratégico orienta-se por meio de quatro elementos principais, ou perspectivas:
- a perspectiva dos clientes;
- a perspectiva financeira;
- a perspectiva dos processos internos;
- a perspectiva de aprendizado e crescimento.
Vamos detalhar cada uma delas a seguir.
Perspectiva dos clientes
Na perspectiva do cliente, o que está em jogo é o entendimento das necessidades dele, bem como o que a empresa pode fazer para saná-las. Sendo assim, o foco recai tanto na satisfação do cliente quanto na retenção, ou seja, sua fidelidade ao negócio.
Perspectiva financeira
Aqui, a atenção está voltada para a saúde financeira da organização, seja para recuperá-la, seja para mantê-la. A palavra de ordem é sustentabilidade, isto é, garanti-la por meio:
- da estruturação de metas financeiras;
- do aumento de receita;
- da gestão e redução de custos;
- da rentabilidade;
- do ROI (retorno sobre o investimento); entre outros pontos importantes.
Perspectiva dos processos internos
Esse elemento do mapa estratégico é muito importante, pois trata do organismo vivo da empresa, ou seja, os processos internos que permitem que o negócio funcione. Nesse sentido, o foco está em garantir a eficácia com a busca constante de formas de tornar as operações mais simples, seguras e compreensíveis para todos.
Perspectiva de aprendizado e crescimento
O objetivo dessa perspectiva é criar uma “mentalidade de desenvolvimento”, tendo sempre em vista a evolução contínua da empresa e dos seus resultados. Para isso, o mapa estratégico aponta para a implementação de uma cultura da inovação, treinamentos e capacitações, a fim de formar colaboradores mais adaptáveis e competentes, prontos para contribuir para o crescimento da organização.
Quais são os benefícios do mapa estratégico?
As características e a usabilidade do mapa estratégico o tornam um recurso que agrega diversos benefícios à gestão de um negócio. Entre eles podemos citar:
- facilidade e clareza na apresentação do planejamento estratégico para todos os setores;
- visualização abrangente de todas as atividades da empresa, dando sentido aos esforços de cada departamento;
- promoção do engajamento das equipes, o que se reflete em produtividade e melhores resultados;
- incentivo e melhora da comunicação interna entre setores, garantindo mais assertividade;
- estímulo ao aprimoramento contínuo, tanto de gestores quanto de colaboradores;
- auxílio na tomada de decisões com base em um caminho a ser seguido, apontado pelo mapa estratégico.
Como implementar um mapa estratégico?
O mapa estratégico auxilia a empresa a atingir sua missão por meio da definição de etapas que devem ser seguidas por todos. Confira, a seguir, um passo a passo para implementar essa importante ferramenta.
- Defina a missão e a visão: descreva de modo claro e objetivo qual é o propósito da organização e o que se espera do seu futuro.
- Indique os objetivos-chave: aponte quais são os objetivos indispensáveis para que o negócio atinja sua missão e visão. Foque nas áreas críticas para alinhar as operações.
- Detalhe as perspectivas: elenque as quatro perspectivas do mapeamento estratégico conforme a prioridade da empresa. Cada uma representa aspectos importantes das estratégias a serem traçadas e seguidas.
- Mapeie as relações de causa e efeito dos objetivos: muitas vezes, para iniciar uma etapa do mapa estratégico, é preciso finalizar outra. Assim, mapear as relações de causa e efeito entre os objetivos evita que você se prenda em um aspecto que não teve um fechamento adequado.
- Crie o mapa estratégico: com todas as informações acima, escolha uma ferramenta visual para criar o mapa, possibilitando que todos visualizem as informações de forma clara e intuitiva. Você pode utilizar aplicativos e sites com modelos prontos, como o próprio Canva.
Lembrando que, depois de criar o mapa, é importante divulgá-lo a todos os colaboradores. Enfatize a importância dele, funções e como cada equipe pode contribuir para que os objetivos apontados sejam atingidos.
Também é fundamental monitorar a execução e o progresso das operações, se estão alinhados ao mapa, de modo a verificar a necessidade de ajustes.
A possibilidade de distribuir e organizar as metas e os objetivos em cascatas, conforme as prioridades e as relações entre eles, permite um monitoramento constante da eficácia do mapa. Com isso, é possível mantê-lo sempre alinhado às estratégias do negócio.
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Como você percebeu, o mapa estratégico é uma ferramenta indispensável para tornar a gestão empresarial mais eficiente e com foco em resultados. Ao permitir que todos os setores visualizem com clareza os rumos a serem seguidos e as metas a serem atingidas, é possível juntar esforços em prol de um mesmo objetivo.
No entanto, essa é apenas uma entre tantas outras ferramentas, estratégias, habilidades e desafios que envolvem gerir um negócio. Por isso, contar com cursos de formação e atualização, seja você um empreendedor iniciante ou um empresário experiente, é parte incontornável para se ter uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.
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