Esse post foi originalmente publicado em inglês no blog da Birdie: A product management maturity model to uplevel your business impact.
“Software está devorando o mundo”. A famosa citação do Marc Andreessen, da a16z, de 2011 ainda é válida 12 anos depois, e para que isso seja válido precisamos aprender a construir produtos cada vez melhores, e não apenas executar projetos de software. Para construir um ótimo produto, você precisa de uma ótima organização de Produto. Isso explica porque gestão de produtos está se tornando cada vez mais estratégica nas organizações.
Ter uma mentalidade de gestão de produto requer não apenas uma mudança para uma cultura centrada no produto, mas também uma compreensão clara do que precisa ser feito, como mitigar riscos e onde um time de produto se situa quando comparado a outros. É aí que ter um modelo de maturidade na gestão de produtos pode ajudar.
O que é um modelo de maturidade de gestão de produto e por que ele é importante?
Um modelo de maturidade de gestão de produtos é uma ferramenta que ajuda líderes a avaliarem o desempenho de sua organização nos principais pilares de Gestão de Produto. Ele tem diferentes dimensões e níveis, que o ajudam a entender se você está tomando as melhores decisões estratégicas e entregando produtos da melhor forma.
Se usado corretamente, um modelo de maturidade pode lhe ajudar a aprender onde você e seu time estão em termos de maturidade, dar um direcionamento claro do que você precisa fazer para melhorar, e ainda lhe ajudar a medir seu progresso à medida que você evolui.
Após entrevistarmos mais de 100 Product Managers e líderes de Produto de empresas em diferentes estágios, analisarmos documentos de comunidades como The Product Management Festival e Industry, e estudarmos diferentes modelos de maturidade disponíveis no mercado, nós da Birdie chegamos em um modelo prático que combina diferentes elementos importantes e pode ser usado por qualquer empresa. É uma estrutura simples que engloba aspectos centrais de Product Management, e vamos explicá-la melhor ao longo deste artigo.
As 4 dimensões de um modelo de maturidade de gestão de produto
O Modelo de Maturidade de Gestão de Produtos da Birdie cobre 4 dimensões: Pessoas, Processos, Visão e Estratégia. Cada uma destas dimensões tem diferentes níveis de maturidade que uma empresa pode alcançar, pois, combinados, eles dão uma imagem clara de onde uma empresa está e onde precisa evoluir para alcançar a excelência. Vamos olhar cada dimensão a seguir.
Pessoas
A dimensão das pessoas provavelmente avalia a parte mais importante do quebra-cabeça de excelência em Produto: o talento. A compreensão da maturidade tanto da liderança de seu produto quanto de sua equipe pode ajudá-lo a identificar lacunas no conhecimento e na experiência e apoiar as lideranças na contratação e na gestão do desempenho.
Processos
Gestão de Produto está diretamente conectada com a movimentação de várias peças diferentes ao mesmo tempo. Ter os processos, ferramentas e métricas corretas no lugar certo é um sinal de maturidade do produto e um elemento importante da escalabilidade e crescimento de um time de produto dentro de uma organização.
Visão
Um produto sem visão dificilmente se tornará um ótimo produto. Várias empresas não têm uma visão de produto clara, ou sequer conseguem comunicar internamente qual é essa visão. Algumas ainda confundem a visão de produto com a visão da própria empresa. O fato é que a falta de uma visão torna mais difícil motivar e unir sua equipe, construir uma estratégia e decidir o que priorizar.
Estratégia
A estratégia de produto é o plano de consolidação da visão de produto. É uma dimensão importante porque a estratégia é o que impulsiona a execução – ela mostra o caminho que você deve tomar para chegar onde você quer chegar e facilita o processo de tomada de decisão.
Os 5 níveis de maturidade de um time de Produto
A combinação das 4 dimensões expostas anteriormente gera 5 diferentes níveis de maturidade de um time de Produto. É importante ressaltar que passar para o próximo nível não significa necessariamente eliminar todas as características dos níveis anteriores; é mais sobre como adicionar outras camadas a ele, especialmente em termos de compreensão de quando e como usar cada uma dessas características.
Uma organização de Produto que está, por exemplo, em um nível orientando a estratégia (Strategy Driven) ainda se utiliza da intuição na tomada de decisão, característica do primeiro estágio de maturidade, e de habilidades de gerenciamento do projeto desenvolvidas no segundo estágio. Dessa forma, a diferença de empresas mais maduras é que a maturidade facilita a identificação de quando usar cada um dos métodos desta “caixa de ferramentas” que vai sendo adquirida com o ganho de experiência.
Nível 1: orientado por intuição
Este é um nível comum para organizações em estágio inicial. É normalmente caracterizado pela ausência de uma equipe formal de gestão de produtos ou por uma equipe que executa principalmente ideias vindas da liderança – algo que pode funcionar no início, especialmente porque as pessoas fundadoras têm uma visão forte do que querem realizar como empresa e estão procurando transformar essa visão em realidade.
As empresas nesta fase também tendem a não ter uma visão formalizada do produto, estratégia clara e nem processos para priorizar funcionalidades baseadas nas necessidades dos clientes e do mercado. As decisões tendem a ser tomadas com base em HIPPOs e não em evidências – e a falta de critérios por trás disso resulta em muitas ineficiências, especialmente quando se trata de tentar escalar a empresa.
Nível 2: orientado por projetos
As empresas neste nível começam a formalizar sua organização de Produto, mas o time de gestão de produtos é visto principalmente como pessoas facilitadoras de processos que ajudam a entregar os produtos dentro do prazo e, ao mesmo tempo, garantem a qualidade do que é entregue.
Não é raro que as organizações de Produto nesta fase, tenham problemas para traduzir as conversas com clientes em necessidades reais – pois elas basicamente trabalham gerenciando solicitações de damandas, operando quase como gerentes de projeto.
As equipes de produtos neste nível normalmente não têm uma visão, estratégia e roadmap compartilhados com o resto da organização. Os roadmaps de produtos mudam freqüentemente – ou nem mesmo existem – e algumas decisões permanecem pouco claras.
Nível 3: orientado por clientes
No nível 3, as empresas têm uma área de Produto mais forte, alguns processos estabelecidos, e mudam seu foco para ouvir os clientes.
Como o cliente é o foco, as áreas que lidam diretamente com o cliente final, como atendimento e vendas, ganham muito poder e influência sobre a estratégia do produto. Não é raro ver priorizações de roadmap que espelham projetos internos do time de Sucesso do Cliente (CS) ou que endereçam solicitações de um cliente mais “imporante” – isso acontece principalmente pela ausência de processos e ferramentas para coletar, armazenar e traduzir o feedback do usuário em necessidades e resultados reais.
Outras características desse nível é a falta de entendimento do todo, real compreensão do mercado, ausência de uma estratégia de produto bem definida e uma visão de produto de curto prazo. Isso torna difícil tomar decisões de priorização e definir métricas de produto e KPIs que ajudem a medir o progresso. Por fim, as solicitações dos clientes que chegam através dos times de Vendas ou Atendimento não apenas impactam a estratégia do produto, mas também influenciam a estratégia corporativa como um todo, que ainda é imatura.
Nível 4: orientado por oportunidades
Em um nível orientado por oportunidades, os times de Produto são capazes de ter um melhor entendimento do mercado, da concorrência e das necessidades de seus usuários. Equipes multifuncionais se consolidam e se tornam mais autônomas, o que se alinha com uma visão e estratégia de produto melhor estabelecida e com metas e métricas definidas. A liderança de Produto torna-se mais estratégica, tem uma voz mais ativa e começa a influenciar a estratégia global da empresa. As evidências são normalmente utilizadas para justificar as decisões de produto e para ajudar a direcionar as estratégias de outras áreas.
As equipes de produto nessas organizações capturam e acessam o feedback dos usuários de diferentes fontes e o analisam para entender o que devem fazer e entender suas dores. Elas também começam a combinar dados qualitativos e quantitativos para segmentar grupos de usuários e compreender que percepções e comportamentos estão ligados a diferentes perfis.
Nesse momento os times de Produto ainda podem se sentir sobrecarregados com muitos dados e informações desconexas, o que pode levar a uma demora no processo decisório, principalmente devido à falta uma visão unificada dos dados quantitativos e qualitativos da base de clientes.
Nível 5: orientado por estratégia
Em um nível de excelência, as decisões são tomadas levando em consideração tanto a estratégia corporativa, as dinâmicas do mercado, e as necessidades dos clientes. Produto tem um entendimento claro das necessidades dos clientes e é capaz de liderar a estratégia, P&L, e colaborar de forma multidisciplinar com outras equipes para atingir seus objetivos.
Os times de Produto neste nível têm processos bem definidos e acesso a ferramentas que lhes permitem focar nos resultados desejados e ter acesso sem fricção a dados e evidências – tanto de comportamento quanto da percepção dos usuários – para conduzir discussões e apoiar todas as atividades do ciclo de vida do produto.
A visão e estratégia do produto, juntamente com as evidências e dados que são usados para a tomada de decisão, são compartilhadas com toda a organização e outras áreas como suporte ao cliente, marketing e vendas têm um claro entendimento de como podem colaborar para o sucesso do negócio através do produto.
Conclusão
Gestão de Produtos se tornou uma disciplina estratégica essencial para empresas centradas em produto. Para que o time de PMs ganhe a relevância necessária é fundamental que os times de produto aparendam a explorar feedback dos clientes e dados comportamentais para direcionarem, através de evidências, a visão e estratégia da área.
Um modelo de maturidade pode ser uma ferramenta valiosa para avaliar o desempenho de sua organização em diferentes pilares, identificar lacunas e direcionar esforços do seu time para melhorarias significativas. O modelo de Maturidade de Gestão de Produtos da Birdie é uma estrutura simples que engloba dimensões que podem ser usadas por lideranças de Produto de qualquer empresa.
Agora que você conhece os diferentes níveis de maturidade, é hora de avaliar em que estágio de maturidade você e sua empresa se encontram. Aumente o impacto da área de Produto na sua empresa e faça o download da matriz de maturidade de gestão de produtos!
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