O que a PM3 entregou para a comunidade de Produto em 2020
Bruno Coutinho

Bruno Coutinho

9 minutos de leitura

Este ano dispensa comentários, né? Com muitos altos e baixos (mais baixos do que altos, definitivamente), nós enfrentamos um 2020 que ninguém tinha ideia de como seria. ?

Mas, antes deste ano começar, nós da PM3 já tínhamos ideias para desenvolver iniciativas legais para a comunidade – sua grande maioria gratuitas – visando alcançar a nossa visão, que é a de “Tornar o mercado brasileiro uma referência mundial em Product Management.

Por sermos a referência na educação em Produto, nos parece claro e lógico a nossa responsabilidade em gerar valor para as discussões neste mercado em crescimento. Além disso, este texto também é uma forma de destacar o valor que estamos gerando para o segmento de tecnologia no País. 

Eu, como CMO da PM3 e um dos fundadores, trabalho dia e noite para fazer da PM3 não apenas a referência, mas uma marca leve, transparente, sensível e que traz conteúdo aprofundado para ajudar quem quer se especializar em Product Management no Brasil.

Com vocês, a retrospectiva da PM3 em 2020.

Boa leitura!

#1 –  PM3 Talks | O nosso podcast

Destes encontros presenciais – muito para termos mais contato físico com os nossos alunos e fãs da marca – nós tínhamos a ideia de desenvolver o nosso próprio podcast. Infelizmente, a pandemia de Covid-19 afetou esse projeto e tivemos que cancelar estes eventos. Apenas 3 episódios foram produzidos. Mesmo assim, proporcionamos mais de 3 horas de discussões sobre temas super interessantes, como: Melhores práticas de Product Discovery Entrevistas para Product Managers.

  • Clique aqui para acessar o PM3 Talks no Spotify!

Disclaimer: Como outros projetos surgiram e a internet ficou saturada com podcasts e lives, a gente resolveu segurar mais episódios e focar em outras iniciativas (listadas mais abaixo).

#2 – Lista de profissionais demitidos

No dia 03 de abril de 2020 – logo quando começaram as demissões em massa nas empresas – com a ajuda de dois alunos da PM3, Felipe Cardoso Barbosa e Juliana Carvalho, organizamos e divulgamos uma lista com profissionais de Produto para que eles pudessem ser recolocados o quanto antes. 

Este post alcançou mais de 50 mil profissionais dentro da nossa rede e proporcionou visibilidade àqueles que estavam mais vulneráveis. Foi bem legal este momento, pois mostrou mesmo que precisávamos de muita solidariedade naquela hora.

#3 – PM3 Talks II | Live 

No dia 25 de abril, na sequência desta mesma onda de demissões, nós corremos para fazer uma live para falar sobre Processos Seletivos de Produto. Esta foi mais uma forma que encontramos para tentar ajudar a comunidade, caso alguém precisasse fazer entrevistas.

Dicas valiosas sobre como agir numa entrevista, organizar o CV, estruturar o LinkedIn, perguntas que caem e dicas matadoras na hora de montar o case. 

Contamos com a presença do Raphael Farinazzo nesta iniciativa, que foi muito generoso em dedicar parte do seu sábado para nos ajudar com esta live.

#4 –  PM3 Lives 

Foram 11 PM3 Lives em 2020, que totalizam cerca de 14 horas de conteúdo riquíssimo! Tudo gratuito pra comunidade.

Contamos com o apoio de profissionais incríveis de empresas como Nubank, Easynvest, Sumup, OLX Group Europa, Loggi, Quero Educação, Revelo, Tembici, entre outras, abordando temas primordiais para profissionais de Produto.

Você pode encontrar todas estas lives em nossa biblioteca virtual (lá tem muito conteúdo gratuito disponível para a comunidade). 

#5 – + 120 conteúdos no blog

Seguindo a missão de democratizar o conhecimento na área de Produto, desenvolvemos mais de 120 conteúdos em 2020 no nosso Blog. Entre eles:

  • traduções de conteúdos estrangeiros,
  • análise de estudos de mercado,
  • editoria focada na carreira de Produto
  • e como conseguir uma vaga em grandes empresas do Brasil e do mundo

Mais uma vez, a PM3 eleva a barra para ajudar a comunidade com conteúdos simples, diretos e muito didáticos. ?

#6 – Pesquisa o “Panorama do mercado de Product Management 2020”

Em um mercado nitidamente em expansão, muitos temas ainda geram dúvidas. Pensando nisso, resolvemos criar a maior pesquisa sobre a área de Product Management no Brasil. Com as respostas que tivemos, conseguimos entender mais sobre como está o nosso mercado, os principais desafios e o que precisamos fazer para ajudá-lo a evoluir. 

Entre montar a pesquisa, desenvolver iniciativas para que as pessoas preenchessem, edição e formatação deste documento, dedicamos mais de 50 horas para este projeto acontecer

Ainda não acessou a pesquisa? Lá tem dados super interessantes como:

#7 – Framework de Go-to-Market

Todo mundo gosta de um modelinho que ajude a organizar as ideias, certo? Visando ajudar os times de Marketing e Produto a reduzirem o vácuo de comunicação entre as áreas da empresa, criamos, com a ajuda de mais 3 grandes profissionais do mercado, o primeiro e único Framework com foco em lançamento de produtos.

Quer saber como alinhar os times internos, dar sentido e conectar cada novidade do produto com a sua visão? Clique no link abaixo e baixe o Framework exclusivo. 

#8 – Curso de Product Discovery

Seguindo os passos do nosso curso de Product Management, referência no mercado, em setembro nós lançamos oficialmente o nosso segundo curso, de Product Discovery. 

Mais uma vez, reunimos a nata dos profissionais que estão aplicando as melhores práticas para encontrar as melhores soluções para os usuários.

O curso conta com mais de 30 horas de conteúdo e hoje é o mais completo do Brasil, contando com mais de 600 alunos. Prepare-se para ver cases reais sobre como acontece o processo de Discovery em grandes empresas, como OLX Brasil, Nubank, Booking.com, Easynvest, Magnetis, entre outras grandes da tecnologia no País.

#9 – PQP | Perguntas Quentes de Produto

Depois de um ano tão pesado, tivemos que trazer um pouco de leveza e humor para amenizar a dureza que foi 2020. ?

Nesta série de entrevistas, recheada de perguntas polêmicas, Marcell Almeida coloca os instrutores dos nossos cursos na fogueira, com perguntas que todo mundo quis fazer, mas nunca tiveram coragem de perguntar.

Pegue um café, sente na cadeira e se prepare para dar boas risadas!

Ufa! Quanta coisa… Fizemos também um pequeno vídeo com alguns destaques de 2020. Veja abaixo!

Uma palavra final…

Foi apenas entregando muito valor para a comunidade, que conseguimos chegar no final deste ano tão caótico, mais fortalecidos do que quando começamos. 

Hoje, a PM3 já conta com mais de 3.500 alunos e alunas que acreditam no nosso trabalho e sabem que, após estudarem com a gente, eles e elas vão se sentir mais preparados para encarar os desafios de desenvolver Produtos aplicando as melhores práticas.

Lembra que lá em cima falamos bastante das demissões que rolaram neste ano? Bem, o fato de termos chegado aqui mais forte nos possibilitou contratar profissionais que buscavam novas oportunidades no mercado.

Nos últimos 3 meses, contratamos 3 pessoas maravilhosas, que estão nos ajudando na missão de gerar cada vez mais valor para a comunidade de Produto no Brasil.

Sejam muito bem-vindos: Khyani MirandaGabriel Pelc, e Priscilla Lugão.

A PM3 agradece por vocês terem escolhido a gente como lugar para gerar impacto positivo no mercado e se desenvolverem ainda mais profissionalmente. A comunidade de Produto e tecnologia só tem a ganhar. 🙂

Que venha 2021! ?