Para profissionais de marketing ou áreas relacionadas, saber o que é MGM é indispensável para impulsionar o crescimento do negócio.
A estratégia de Member Get Member baseia-se em um sistema de recomendações, em que os próprios clientes advogam pela marca, gerando consumidores fiéis e engajados.
Conheça o que é MGM, como funciona a estratégia, suas vantagens e como aplicá-la para crescer a base de clientes do seu negócio.
O que é MGM?
MGM (Member Get Member) é uma estratégia de marketing que visa promover produtos e serviços por meio dos próprios usuários da marca.
Ela aproveita-se do poder do marketing boca a boca para fazer com que a base de clientes atuais promova organicamente a solução usando um sistema de recomendações que os beneficiam de alguma forma.
Com isso, os usuários propagam a mensagem da marca e suas soluções de maneira genuína e natural, criando um ciclo de crescimento escalável, eficiente e positivo no negócio.
A estratégia vem sendo cada vez mais utilizada principalmente no contexto de produtos digitais, onde a recomendação de clientes é fundamental para gerar confiança e credibilidade, tornando-se parte essencial da experiência de uso da solução.
Como funciona a estratégia de Member Get Member?
Diferentemente de programas de indicação tradicionais, em que normalmente apenas o cliente recebe algum tipo de recompensa, a estratégia de Member Get Member geralmente envolve uma situação de ganha-ganha.
Isso significa que não apenas o cliente que fez a recomendação se beneficia por trazer novos usuários, como também o novo membro. Ambos recebem algum tipo de benefício, que em geral, é facilmente acessível aos clientes.
As empresas que adotam a abordagem, focam em usar sistemas simplificados para a obtenção das recompensas, como o compartilhamento de um link ou código personalizado.
Além disso, outra característica muito presente é a inclusão de recursos para tornar a experiência mais envolvente e intuitiva, como elementos de gamificação, por exemplo, a adoção de um sistema de níveis de recompensa.
Isso tudo torna a experiência do usuário mais simples, agradável e recompensadora. Como consequência, o usuário divulga a marca de maneira muito mais natural e verdadeira.
Importância e vantagens de usar a abordagem MGM
A estratégia MGM pode ser um recurso valioso para as campanhas de marketing da empresa, pois oferece diversas vantagens interessantes, como:
- excelente custo-benefício;
- maior confiança e credibilidade;
- crescimento orgânico;
- maiores chances de retenção e fidelização etc.
Saiba mais detalhes.
Excelente custo-benefício
As estratégias de aquisição de clientes geralmente são custosas para as empresas. Um estudo da Harvard Business Review já mostrou que é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que reter um cliente já existente.
Desse modo, o Member Get Member pode ser interessante para ampliar a base de clientes da empresa a partir de um baixo investimento financeiro, já que os próprios clientes se tornam promotores e embaixadores da marca.
Em contrapartida, estratégias de aquisição de clientes tradicionais e as campanhas de mídia paga normalmente exigem um investimento muito maior.
Maior confiança e credibilidade
O potencial da propaganda boca a boca também faz com que essa seja uma estratégia que vale a pena considerar, já que clientes que genuinamente promovem uma marca passam mais confiança e credibilidade.
Isso ocorre porque as pessoas tendem a confiar mais nas recomendações de amigos ou familiares que já experimentaram a solução e compartilham sua experiência de uso.
Crescimento orgânico
A estratégia de MGM visa atrair novos clientes por meio de clientes já existentes e como você já conferiu, isso promove confiança e credibilidade.
Assim, se cada cliente tem o potencial de atrair novos usuários da mesma forma e usufruir dos benefícios oferecidos pela empresa, isso significa que o crescimento do negócio se torna muito mais escalável e orgânico, já que cada novo membro pode se tornar um embaixador e defensor da marca.
Maiores chances de retenção e fidelização
Os clientes que participam de iniciativas MGM provavelmente desenvolveram uma conexão emocional genuína com a marca.
Pode-se perceber isso por meio da lealdade desses usuários que realmente se tornam defensores e propagadores da mensagem da empresa.
Como resultado, clientes leais são mais fáceis de reter e fidelizar, demonstrando maior valor para a empresa a longo prazo e aumentando as taxas de retenção e satisfação do cliente.
Como aplicar o MGM na sua empresa com eficiência?
Agora que você já sabe o que é MGM, como essa estratégia funciona e pode beneficiar uma empresa, confira algumas dicas para implementá-la com eficiência na sua organização:
- defina objetivos claros;
- entenda seu público-alvo;
- faça campanhas de engajamento
- escolha incentivos atraentes
- simplifique o acesso ao programa
- monitore as métricas e acompanhe a estratégia
- ofereça um bom suporte ao cliente.
Saiba mais detalhes.
Defina objetivos claros
Uma estratégia de Member Get Member precisa ter objetivos claros e bem detalhados. Assim, desde a fase de planejamento, determine as metas que a empresa visa alcançar com o programa e defina indicadores e métricas para mensurar a estratégia.
Algumas métricas importantes neste tipo de estratégia são o LTV, o CAC, taxas de conversão e taxas de rejeição, entre outros.
Elas ajudarão a entender os resultados das suas iniciativas com clareza e fornecerão dados e insights para aprimorar a estratégia sempre que for necessário.
Entenda seu público-alvo
Um fator importante desse processo é a profunda compreensão do público-alvo que você almeja alcançar. Afinal, esse tipo de estratégia deve ser bem direcionada a usuários com grande potencial de retenção e fidelização.
Assim, é indispensável conhecer os padrões de comportamento e consumo dos potenciais usuários, suas necessidades e desejos. Assim como, coletar informações gerais sobre eles e criar estratégias adequadas para atrair esse público específico.
Um programa MGM deve ressoar com a audiência e ser atrativo para os potenciais clientes. Assim, ter um entendimento profundo do público-alvo da empresa é uma maneira eficaz de entender como alcançá-los.
Faça campanhas de engajamento
A estratégia Member Get Member não é indicada para todos os públicos-alvos da empresa, elas são direcionadas a clientes que já possuem um certo nível de engajamento e fidelização no negócio ou tem potencial para isso.
Assim, além de focar em campanhas para promover o sistema de indicação da marca, pense também em ações para manter os usuários participantes engajados ao relembrá-los das vantagens do programa.
Por exemplo, criar campanhas de email marketing, usar recursos de gamificação para envolvê-los e incentivá-los a continuar promovendo o programa, fazer eventos promocionais esporádicos etc.
Escolha incentivos atraentes
Falando do programa de indicações em si, um aspecto fundamental é escolher incentivos atraentes para o público-alvo das campanhas.
Eles precisam se adequar à audiência e ser atraente tanto para os clientes já existentes, quanto para os novos usuários.
Além disso, os incentivos devem ser bem equilibrados e benéficos para ambos. As chances de sucesso serão maiores se o programa de recomendação atender às expectativas dos clientes.
Para isso é importante entender que tipo de recompensa eles valorizam e o que desejam alcançar com o programa. Fazer pesquisas com usuários é uma ótima maneira de obter esses insights.
Simplifique o acesso ao programa
Muitos programas de indicação não funcionam efetivamente por causa da dificuldade de acessar as recompensas oferecidas, com processos cansativos e confusos. Como consequência, essa complexidade leva à desistência.
Assim, foque em criar um programa com acesso simplificado e intuitivo. Para isso:
- forneça instruções claras de como participar do programa;
- escolha métodos de compartilhamento facilitado e diversificado;
- integre o acesso ao processo de indicação na interface do produto;
- forneça a opção de criação de um links de referência personalizados e fáceis de compartilhar.
Isso tornará o processo muito mais fluido, intuitivo e agradável para o usuário, diminuindo a probabilidade de desistência no meio do caminho e aumentando as chances de conversão.
Monitore as métricas e acompanhe a estratégia
Uma estratégia baseada em dados é a chave para que seu programa MGM tenha sucesso e seja escalável.
Assim, monitorar os indicadores de desempenho estabelecidos ainda na fase da definição de objetivos é uma forma de acompanhar os resultados da estratégia e analisar os dados reais gerados com a iniciativa.
Isso permite ajustar o planejamento sempre que necessário e pensar em novas formas de manter a audiência engajada e atrair novos clientes para a empresa.
Ofereça um bom suporte ao cliente
Em conjunto com todas as sugestões feitas, uma estratégia de MGM eficaz também precisa contar com um bom suporte ao cliente.
Isso começa desde a criação de uma página FAQ que responda as perguntas mais frequentes feitas pelos usuários, até o desenvolvimento de uma equipe de suporte responsiva e eficaz.
Focar neste aspecto dentro da estratégia permite ter um controle maior de todo o processo, evitando desistências e aumentando a efetividade da iniciativa.
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Se você chegou até aqui, já sabe o que é MGM e como essa estratégia pode ser implementada com eficiência para impulsionar o crescimento de um negócio.
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