Onde encontrar vagas de Product Marketing Manager - Cursos PM3
Angélica Reis

Angélica Reis

10 minutos de leitura

Não é segredo para ninguém que cada vez mais empresas vêm apostando na posição do Product Marketing Manager. E não é pra menos, já que esta é uma vaga que tem grande impacto e importância no sucesso da estratégia de desenvolvimento de produtos. 

Mas, nos últimos meses, o aumento da oferta e da divulgação de vagas disponíveis, e também o número de profissionais de marketing que estão migrando para esta área têm chamado minha atenção.

Tenho visto, tanto na minha experiência pessoal, quanto nas interações com a PM3, que cada vez mais profissionais estão interessados em saber onde podem encontrar vagas de Product Marketing Manager.

Pois bem: a boa notícia é que tem muita vaga disponível no mercado. Você só precisa saber procurá-las. Por isso, neste artigo, eu reuni algumas dicas que eu mesma já testei, e que me ajudaram a encontrá-las. Veja abaixo!

curso de product marketing

Alerta de vagas do Google

Que tal colocar o Google para trabalhar para você na busca de novas oportunidades na área de marketing de produto? Saiba que isso é totalmente possível, além de ser muito efetivo.

Essa é a base da estratégia de SEO que os marketeiros tanto amam: se há um um link disponível na web, existe grande chance de que ele tenha sido indexado pelo Google, e, por isso, que apareça no seu gigantesco índice.

Quando você digita no Google, por exemplo, “vagas de marketing de produto“, ele imediatamente identifica que se trata de uma busca por emprego, e exibe os resultados de uma forma mais dinâmica.

Vagas de marketing de produto

Ao clicar em “Empregos”, você será redirecionado a uma outra página, onde poderá refinar a sua busca, adicionando filtros como, localização, data da publicação, tipo (tempo integral, estágio, e etc) e até mesmo o empregador da vaga.

vagas marketing de produto

Depois de refinar a sua busca com os filtros disponíveis, basta habilitar na caixinha azul os “Alertas de novas vagas”, e pronto! Você será avisado pelo Google toda vez que uma nova vaga, que atenda a todos os seus filtros, for divulgada.

Ao clicar na guia “Alertas” que aparece no topo da página, você pode ajustar a frequência com que gostaria de receber os alertas. Se instantaneamente após a sua divulgação, diariamente ou semanalmente. Eu optei por receber esses alertas semanalmente, e funcionou muito bem pra mim. Mas tudo vai depender do seu objetivo e necessidade.

Comunidades

As comunidades de produto são excelentes lugares onde é possível se conectar e trocar experiências com profissionais da área. Mas, além dessas vantagens citadas acima, elas também são um excelente lugar para se encontrar vagas de emprego, pois os profissionais que fazem parte delas costumam usá-las também para divulgar suas vagas, e assim atingir um público mais segmentado, que tenha as habilidades técnicas necessárias para preencher as posições ofertadas.

Para encontrar vagas de marketing de produto, existem duas comunidades das quais você não pode deixar de fazer parte:

Comunidade PM3

A comunidade da PM3, além de ser muito engajada, é um ótimo lugar para aprender coisas novas, tirar dúvidas, compartilhar informação, e claro, encontrar vagas de emprego. Como nos últimos meses a PM3 tem trabalhado em conteúdos mais focados para o tema, e até mesmo em um Curso de Product Marketing, é esperado que cada vez mais profissionais usem a comunidade não só para divulgar vagas de gestão de produto, mas também de marketing de produto.

Vale muito a pena fazer parte!

vagas na comunidade pm3

Product Marketing Alliance

A PMA é uma comunidade focada no assunto, e que além de promover a troca de experiências entre profissionais da área, também divulgam vagas de empregos no menu “Jobs” no site.

Porém, as vagas divulgadas são para fora do Brasil. Por isso, é importante que você esteja bastante confortável com o uso do idioma inglês no dia a dia.

vagas product marketing

LinkedIn

Ao falar sobre encontrar vagas de Product Marketing Manager, é natural que um dos  primeiros lugares que você procure seja no LinkedIn, uma rede social voltada para negócios e relacionamentos profissionais. 

Esta rede social é um prato cheio para qualquer profissional em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, e para quem está em busca de uma oportunidade como PMM, não é diferente. 

Plataforma de busca por vagas do LinkedIn

O LinkedIn tem uma plataforma de busca de vagas. Como esta rede social realmente se consolidou no Brasil e no mundo, praticamente todas as empresas que estão procurando por profissionais divulgam as suas vagas por lá.

Pelo LinkedIn você consegue pesquisar com facilidade pelo cargo que você deseja e ainda pode colocar, se quiser, a localização de onde deseja trabalhar.

procurar emprego linkedin

Além disso, existem alguns filtros para deixar a sua busca ainda mais personalizada como “nível de experiência”, “empresa”, “tipo de vaga” e por aí vai. 

E o melhor, você pode configurar um alerta, que passará a te avisar por e-mail sempre que uma nova vaga, que atende a todos os filtros que você configurou na plataforma, for divulgada.

vagas product marketing

Mas muito além do que usar a plataforma de busca de vagas do LinkedIn, é importante que você entenda que existem muitas outras coisas que você pode fazer por lá. E aqui eu abordarei sobre cada uma delas.

O uso de palavras-chaves do LinkedIn

Se você é da área de Marketing, tem grande chance de já estar familiarizado com o termo “palavra-chave”, principalmente se tratando do Google e de estratégias de SEO. Mas, por que isso também faz sentido para o LinkedIn?

Assim como no Google ou em outras plataformas de buscas, as palavras-chave são as responsáveis por levar o recrutador ao seu perfil, por isso, é muito importante que você use de forma estratégica os termos corretos nesta rede social.

Quando o recrutador está buscando candidatos para as vagas de Product Marketing, ele pesquisa por termos que farão a conexão entre o seu perfil e o resultado que ele espera encontrar. Por isso, faça uma reflexão sobre suas experiências profissionais que são relevantes para quem quer atuar na posição de PMM. Quais são as palavras-chaves que demonstram que você tem ou teve alguma experiência relacionada a esta área? 

Quanto melhor você preencher o seu perfil e alinhar as palavras-chave de acordo com o seus objetivos profissionais, maior a chance de algum recrutador chegar até você com a oportunidade que você estava esperando.

No caso de um profissional em busca de uma oportunidade como Product Marketing Manager, estes seriam alguns exemplos de boas palavras-chaves a serem exploradas: Go-To-Market  | Inteligência de mercado | Posicionamento de produtos | Estudo de mercado | Mapeamento de concorrentes | Growth

product marketing manager

Faça conexões com pessoas que já trabalham na área

Para quem está em busca de uma oportunidade como PMM, uma boa estratégia é se cercar de pessoas que já estão atuando nesta área. Especialmente se você já tem alguma empresa em vista que adoraria trabalhar. 

A minha dica é: procure no LinkedIn quem são as pessoas que já atuam hoje nesta posição e comece a segui-las ou, quem sabe se conectar com elas, mesmo que você não as conheça pessoalmente.

Lembre-se que o LinkedIn é um rede social para facilitar os relacionamentos profissionais, e geralmente, o objetivo das pessoas ao criar uma conta é trabalhar o seu networking profissional. Por isso, quando alguém, que trabalha em uma área similar ou adjacente pede para se conectar, é raro que algum profissional negue esta conexão. 

Fazer isso será benéfico por duas razões:

  1. Muitos profissionais gostam de compartilhar suas experiências, desafios e estratégias bem sucedidas que já vivenciaram. E você pode e deve aprender através da experiência de outras pessoas, pois isso encurtará seu caminho e evitará que você cometa erros básicos.
  1. Geralmente, quando há vagas disponíveis na empresa em que trabalham, essas pessoas costumam divulgar nas suas redes. E você estando lá, ficará sabendo dessa informação em primeira mão e assim, poderá se candidatar logo.

Configure um perfil em outras línguas

Alguns mercados de tecnologia no exterior são bem maduros, por isso existe uma alta demanda e procura pelo profissional de Product Marketing Manager fora do Brasil. 

Se isso está alinhado com o que você deseja para a sua carreira, e também com o seu conhecimento técnico e linguístico, então, não se esqueça de configurar um perfil do LinkedIn em outras línguas, principalmente em inglês, para atrair recrutadores internacionais.

vagas product marketing

Demonstre aos recrutadores que você está em busca de uma oportunidade

No seu perfil do LinkedIn, existe a possibilidade de contar aos recrutadores que você está buscando por um novo emprego. Você pode configurar o cargo, tipo de vaga e localização que deseja trabalhar. 

Ao incluir esta sessão no seu perfil da rede social, você pode aumentar as chances do seu perfil aparecer nas buscas mais relevantes e acelerar a sua contratação.

Dica bônus

Geralmente, as empresas trabalham com programas de indicação, que bonificam aqueles colaboradores que ajudam a atrair talentos e a preencher as vagas disponíveis. Por isso, sempre que você ver alguma vaga que te interesse, confira se há alguém no seu ciclo de amizade que trabalha na empresa desejada e que possa te indicar.

A indicação é bastante eficiente nas primeiras etapas do processo seletivo, evitando que o seu currículo passe despercebido na etapa de triagem, e aumentando as suas chances de conseguir a tão sonhada vaga!

E que tal se preparar ainda melhor para uma entrevista sabendo o que líderes de Product Marketing estão perguntando?

15 lideranças de Marketing de Produto revelaram quais são as suas perguntas favoritas em processos seletivos da área, dando detalhes sobre as suas expectativas de resposta para cada uma delas!

Baixe o material gratuito no banner abaixo e confira o que querem saber gestores de Product Marketing de empresas como XP InvestimentosQuintoAndarVTEXInterMetaConta Simples e muitas outras!

Mais conteúdos sobre Product Marketing: