Em seu livro “High Growth Handbook“, Elad Gil (empreendedor e investidor com passagens por Twitter, Google entre outras grandes do mundo da tecnologia) lista 4 facetas do profissional de Produto. Resolvemos fazer um mix entre tradução livre e reflexão sobre o tema, para você tirar as suas próprias conclusões de qual dos 4 tipos de Product Managers você mais se identifica.
O Product Manager de negócio
Este tipo de PM são excelentes em sintetizar requisições de clientes em um roadmap matador. Business PM tendem a prosperar em empresas de software, ou negócios que demandam interação direta com os usuários.
Eles sabem trabalhar bem com vendas e se apresentar bem aos clientes, ainda tendo conhecimento técnico o suficiente para trabalhar com engenheiros e designers, negociando roadmap vs esforço do time de desenvolvimento. São ótimos em definição de preço, segmentação e requisições dos clientes.
O Product Manager técnico
Product Manager técnico – na maioria das vezes – tem um background tão técnico que veem facilidade em trabalhar com desenvolvedores em áreas como infra, qualidade de busca, machine learning entre outras zonas mais técnicas.
Este tipo de PM consegue trabalhar em um espectro bem amplo de Produtos, desde que tenha as habilidades de negócio necessárias e bom uso de intuição para definir os melhores trade-offs dentro do Produto.
O Product Manager Designer
Enquanto designers são geralmente super talentosos em experiência do usuário e visual design, eles podem não ter experiência suficiente nos trade-offs necessários para rodar o negócio, ou talvez queiram que o Produto seja perfeito no “nível do pixel” (não podemos esquecer a frase do Voltaire “o ótimo é inimigo do bom”).
Mas mesmo assim, muitas empresas apostam na figura do UX Designer para liderar times de Produto, devido a sua sensibilidade com a interação do usuário e também poder abstração. Segundo o Elad Gil, o PM designer pode acabar por dedicar tempo demais nos times de tecnologia e design e não focar tanto no lado do negócio do Produto.
O Growth Product Manager
Estes PMs tendem a ser quantitativos, analíticos, number-driven e nos maiores casos altamente criativos e agressivos. O foco do PM de growth é determinar as alavancas críticas que vão gerar adoção e uso do Produto.
Este tipo de PM costuma trabalhar bem perto dos times de desenvolvimento, marketing, UX e em alguns casos, fechando parcerias para que estas possam também alavancar o Produto.
E você? Dentro das opções acima em qual delas você acredita se encaixar e em qual matéria gostaria de melhorar?
Quer desenvolver suas habilidades para atuar como Product Manager?
Aqui na PM3 nós temos como visão: tornar o mercado brasileiro de tecnologia a referência mundial em Product Management. E para fazer isso acontecer, nós levamos a nossa missão a sério: formar os melhores profissionais da área de Produto, utilizando as mais atuais práticas de Product Management por meio de casos de sucesso reais e brasileiros.
Por isso, reunimos os melhores especialistas em produto do país, para compartilhar um conhecimento linear e com cases reais do nosso mercado.
Aproveite e confira já a ementa completa do curso e veja como ele se encaixa no seu momento atual de carreira.