Panorama do mercado de Produto 2024-2025: veja novidades
Equipe de conteúdo - PM3

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7 minutos de leitura

Por mais um ano consecutivo, desenvolvemos uma pesquisa sobre o Panorama do Mercado de Produto nacional. Nesta edição, o guia completo contempla o período de 2024-2025 e apresenta as principais descobertas e tendências sobre o cenário de Negócios e Produtos Digitais nacional. 

Assim como no ano passado, o material foi produzido em parceria com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definem o futuro dos negócios para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil.

Os achados permitiram trazer recortes sobre perfil demográfico, remuneração, formação, atuação no setor, habilidades mais importantes, entre outros destaques para compreender o contexto do mercado de Produto no Brasil.

Acompanhe a leitura para conhecer as principais tendências e insights do mercado de produto nacional! 

Metodologia

A pesquisa para o Panorama foi realizada entre abril e junho de 2024 e contou com 48 questões, respondidas por 1.664 participantes

Utilizamos a metodologia de pesquisa anônima, obtendo uma variedade de dados que, em seguida, foram processados pelo time de Advanced Analytics da Bain & Company, possibilitando análises aprofundadas.

A pesquisa visa apresentar dados relevantes sobre diversas áreas de Produto, de forma a abranger não só insights sobre o segmento de Product Managers e Product Owners, mas também de outras posições, como Product Marketing, Product Designers, entre outros.

Highlights do Panorama do Mercado de Produto 2024-2025

A seguir, separamos os principais highlights sobre o Panorama do Mercado de Produto 2024-2025, com o intuito de informar e direcionar as tendências para 2025 na área de Produto. 

Acompanhe as principais descobertas e destaques desta edição!

Redução na média salarial estimada para 2024

Em comparação com o ano de 2023, a média salarial na área estimada na área de Produto sofreu uma redução de 9,2%, passando de R$ 13.295,11 em 2023, para R$ 12.075,20 em 2024.

Desde o lançamento do primeiro Panorama realizado pela PM3, em 2020, esta é a primeira vez que a média salarial registra uma diminuição em relação ao ano anterior.

Ainda sobre a remuneração, quando comparamos o cenário de 2023 e 2024, nota-se um aumento nas faixas de remuneração mais baixas (R$ 2.000 a R$ 5.000), enquanto as faixas salariais maiores (acima de R$ 21.000) estão se reduzindo significativamente.

Esses dados representam diversos fatores, como:

  • aumentos na contratação de profissionais em início de carreira;
  • crescimento no número de profissionais dispostos a voltar ao mercado de trabalho, sendo menos remunerados após passarem por um layoff;
  • políticas de contenção de gastos;
  • reestruturações organizacionais, entre outros.

Níveis de satisfação significativos para posições atuais

A pesquisa revelou que profissionais em níveis maiores de senioridade (gestores e especialistas) estão mais satisfeitos com o trabalho (cerca de 70%). 

Esse número cai para cerca de 55% em níveis sênior, pleno e júnior. A principal queixa de insatisfação dos participantes é a falta de maturidade da área de Produto na empresa (19%).

Outras razões incluem:

  • falta de oportunidade de crescimento no emprego atual (16,7%);
  • o salário atual não corresponde ao mercado (11,7%);
  • falta de liderança de outros líderes (11,3%).

Esses motivos estão em alinhamento com os dados do Panorama de 2023, não variando significativamente no ano de 2024.

Entre os profissionais insatisfeitos com a posição atual, 80% estão em busca ativa por uma nova posição, sendo 14,46% abertos a possíveis oportunidades, revelando a importância de investir na retenção e capacitação de talentos.

Em contrapartida, no grupo de profissionais satisfeitos, cerca de 80% declararam não estar em busca ativa por uma nova posição. Desses, 35% disseram estar completamente fechados a trocar a posição atual.

IA no centro das habilidades para desenvolvimento

Entre as habilidades mais importantes para aprender nos próximos 2 anos, a Inteligência Artificial ganhou destaque, com 34% dos respondentes ressaltando sua importância nas organizações.

Apesar disso, requisitos em anúncios de vagas na área de Produto para habilidades em Inteligência Artificial ainda não são tão significativos. No entanto, essa é vista como uma habilidade do futuro.

Outras habilidades consideradas importantes para os respondentes são em Data Analytics (16,86%) e Liderança de Produto (19,37%), que também obtiveram relevância no ano anterior.

Posições em Marketing de Produto estão se fortalecendo nas empresas

Além disso, o Panorama mostrou que a presença de pessoas em Marketing de Produto mais do que triplicou, indo de 3% para aproximadamente 10% em empresas com mais de 10 profissionais da área.

Entretanto, no extremo oposto, a proporção de empresas que não possuem nenhum profissional na área de Marketing de Produto também aumentou de 2023 para 2024, indo de 34% para 37%. 

Esses dados sugerem que organizações que já possuíam um quadro significativo de profissionais de Marketing de Produto (7 a 9) tenham fortalecido e ampliado este tipo de posição nas empresas. 

Em contrapartida, empresas com menos profissionais no segmento parecem ter diminuído o número de contratações na área.

Prejuízos em relação à diversidade

Um dado interessante desta edição do Panorama foi referente aos prejuízos em relação à diversidade. 

Questionados suas experiências profissionais afetadas pela identidade de gênero, etnia ou necessidade especial, 41,64% das mulheres cisgênero e 25% das pessoas de outros gêneros selecionaram a opção “Sim, acredito que seja afetada devido a minha identidade de gênero”. 

Sobre as principais queixas, as mulheres cis responderam:

  • atenção dada pelas pessoas diante das minhas opiniões e ideias (59%);
  • oportunidades de progressão de carreira (37%);
  • nível de cobrança no trabalho/estresse no trabalho (28%).

Já para pessoas de outros gêneros, a resposta mais assinalada foi “oportunidades de progressão de carreira”, com 75% de respostas.

Esses dados revelam as barreiras ainda enfrentadas por mulheres e pessoas de outros gêneros neste mercado, reforçando a necessidade de iniciativas e políticas organizacionais práticas e claras sobre equidade de gênero, diversidade e inclusão. 

Empresas mais admiradas pela atuação na área de Produto

Confira o ranking de empresas mais admiradas pelos participantes:

  • Nubank (40%);
  • iFood (20%); 
  • Itaú (13,5%);
  • Google (10,9%); 
  • Grupo Boticário (10,4%).

Nubank e iFood continuam liderando o pódio desde a edição passada. Entretanto, o destaque desta edição vai para as outras empresas nacionais que entram no top 5, sendo reconhecidas como referências em Produto.

Baixe o Panorama do Mercado de Produto 2024-2025

Com os destaques do Panorama do Mercado de Produto, profissionais poderão se informar sobre o cenário atual do mercado e entender as tendências para 2025. 

As descobertas reforçam a importância de continuar fornecendo informações com base em dados reais do mercado, que servem como um guia confiável.

Além disso, esse material reafirma o compromisso da PM3 de ajudar a comunidade em todos os seus desafios, seja por meio de cursos ou conteúdos gratuitos e eventos. 

Se você gostou dos destaques desta edição, compartilhe com outras pessoas, acessando a nossa pasta com imagens com os principais highlights do Panorama.

Você também pode conferir na íntegra todas as informações e análises do Panorama do Mercado de Produto 2024-2025, baixando o material completo.