Dando continuidade à iniciativa que teve sua primeira edição em 2020, a PM3 elaborou mais um relatório completo e aprofundado sobre o mercado de Product Management no Brasil. Pensando nas mudanças constantes do setor de tecnologia, sabemos o quanto é importante revisitar o contexto para entender o que mudou após um ano – especialmente este último, cheio de incertezas – além de enxergar novas oportunidades de melhoria.
Abaixo alguns dos principais achados deste relatório, que você consegue ver na íntegra ao baixar o material.
- Tempo no mercado e sensação de estabilidade
41,1% dos participantes trabalham na área de Produto há 4 anos ou mais, 54,9% dos profissionais se sentem seguros na área de Produto e 69,9% desejam estar em um cargo de liderança nos próximos 5 anos.
- Líderes homens ganham salários acima de R$30.000
Assim como no ano passado, São Paulo se mantém como o estado com maior média salarial. Quase 20% dos respondentes do Rio de Janeiro e de São Paulo têm um salário superior a R$15.000.
- Mais trabalho híbrido, menos tempo em reunião
O modelo híbrido, que mescla trabalho remoto e presencial, é o favorito de 65,9% dos participantes. Para 50,4% dos respondentes, o longo tempo em reuniões é o que mais incomoda no trabalho em Produto.
- Os desafios se mantém
O gerenciamento de stakeholders ainda é o principal desafio dos profissionais de Produto, pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, os alinhamentos consumiram mais tempo dos participantes do que a visão de produto e ocupam o primeiro lugar no ranking das maiores responsabilidades de PMs em 2021.
- Novas funcionalidades e visão de futuro
45% dos profissionais responderam que as suas empresas lançam novas funcionalidades ou produtos todos os meses. Além disso, 45,6% dos profissionais de Produto acreditam que a liderança tem uma visão razoavelmente clara de onde querem chegar.
Mais do que uma pesquisa, este documento é um guia para empresas que estão se produtizando e que precisam se ajustar às novas demandas, considerando sempre o melhor para a sua estratégia e para os seus profissionais.
Sendo assim, o Panorama em 2021 está ainda mais completo. Ele traz não apenas os tradicionais dados demográficos e de remuneração, mas também se aprofunda em questões como:
- A autonomia dos times;
- Trabalho remoto;
- Principais desafios enfrentados pelos profissionais no dia a dia.
Reunimos um pequeno resumo sobre a pesquisa com os destaques que ressaltam o entendimento do cenário atual do mercado de Product Management no Brasil.
Quais foram as descobertas mais relevantes?
O Panorama do mercado de Product Management no Brasil 2021 considerou a pesquisa realizada entre julho e agosto deste ano com 1068 respondentes.
Apesar de se estender a outros profissionais que também trabalham com produtos digitais, POs e PMs foram maioria em participação. As respostas nos ofereceram dados ainda mais completos sobre o contexto de carreiras e empresas, o dia a dia de produto, o relacionamento com demais áreas, as skills fundamentais, entre outros aspectos.
Gênero e salário
Primeiramente, podemos notar que algumas características se mantiveram de lá para cá. Por exemplo, Tecnologia se manteve como a área de atuação anterior da grande maioria dos participantes (34,9% homens), seguida de Projetos e Marketing/Comunicação. Por outro lado, também é muito interessante notar a presença de outras áreas cujos profissionais estão buscando novas oportunidades em Produto.
Quanto ao gênero, ainda notamos a falta de mulheres em posições de liderança, já que 70% dos líderes são homens. Em contrapartida, a diferença no número de homens cis para mulheres cis no mercado de Product Management diminuiu em 12,8 pontos percentuais em relação ao ano passado (20,3%).
Da mesma forma, isso também se reflete na remuneração. Ainda que a faixa salarial com mais respondentes seja entre R$5.000 e R$8.000, líderes homens são os que mais ganham salários acima de R$30.000 na área de Produto. Mas, de maneira geral, a média salarial é semelhante para homens e mulheres, se mantendo na faixa de R$15.001 a R$20.000.
Trabalho remoto
Assim como aconteceu em todos os segmentos de mercado, a pandemia também deixou marcas na área de Produto. Uma delas é o trabalho integral no escritório, que deixou de ser preferência. 65,9% dos participantes apostam no modelo híbrido como favorito.
De fato o período foi promissor, se pensarmos que novas tecnologias e funções surgiram. Mas não podemos ignorar que o novo contexto também trouxe novos desafios e dificuldades.
Por exemplo, 82,3% dos participantes admitiram já ter sofrido com a Síndrome do Impostor ao executar suas atividades. Além disso, entre as principais queixas do trabalho na área de Produto podemos encontrar os longos períodos dedicados a reuniões (50,4%) e o desgaste emocional (27,8%).
O período de incerteza, somado à necessidade de alinhamentos constantes, faz com que seja ainda mais importante olhar para esses números. Assim é possível pensar em alternativas para garantir o bem-estar desses profissionais, especialmente os líderes, que têm uma responsabilidade maior em se comunicar com as equipes.
Habilidades e dificuldades
Assim como no ano anterior, a principal dificuldade de Product Managers ao executar seu trabalho continua sendo a gestão com stakeholders, ainda que com uma diferença menor para o segundo lugar, relacionado ao equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo.
Isso só reforça a importância da comunicação como uma das principais competências do PM, que diariamente precisa defender suas estratégias, comunicar prioridades, negociar e alinhar diversos aspectos. Além disso, vale destacar também a inteligência emocional, negociação, empatia e colaboração, que também foram dadas como imprescindíveis por boa parte dos respondentes.
Interação com Product Marketing
A pesquisa também revelou alguns dados interessantes sobre a estrutura de Product Marketing nas empresas. 25,7% dos profissionais afirmaram que têm pouca interação com os Product Marketing Managers, indicando a necessidade de maior integração entre as áreas. Em paralelo a isso, apenas 9,7% dos entrevistados têm uma troca mais intensa com os PMMs de sua organização.
A ausência de uma área robusta de marketing de produto é mais evidente em empresas menores. Porém, o fato de organizações maiores estarem mais atentas a isso mostra que há um gap na frente estratégica do setor.
Ações como definição de naming, go-to-market e análise competitiva acabam sendo desempenhadas por diferentes profissionais, dando margem para um baixo desempenho em termos de posicionamento de mercado. Daí a importância de investir cada vez mais na formação e capacitação de profissionais em Product Marketing.
Perspectivas para o futuro
Em 2021, a PM3 viu sua comunidade crescer exponencialmente. Atingimos a marca de 7.000 alunos em nossos cursos online: Product Management, Product Discovery, Product Growth e o recém-lançado Product Marketing. Se reafirmando como referência no mercado brasileiro, com instrutores renomados e cases reais, em breve mais conteúdo aprofundado estará disponível com o curso de Processo Seletivo de Produto.
Com três cursos de sucesso lançados só neste ano, fica nítido que empresas e profissionais estão buscando métodos que gerem valor para seus clientes. É notável o quanto a área de Produto está crescendo e abrindo caminho para novas funções. Conforme as empresas investem cada vez mais em produtos digitais, aumenta a demanda por profissionais capazes de executar os melhores frameworks, entendendo as necessidades dos usuários.
Este panorama busca dar visibilidade para quem está inserido no mercado de Produto brasileiro. Da mesma forma, visa prover informações relevantes para as empresas que estão com dúvidas sobre área, que ainda é tão nova.
A PM3, como escola referência e especializada na educação em Product Management no Brasil, entende que a estratégia de produto está mais do que nunca ligada ao sucesso do negócio. Por isso, seguimos contribuindo com a comunidade, trazendo conteúdos aprofundados e que ajudam empresas a alinhar cada vez mais seus processos.
Esperamos que o estudo seja uma fonte de valor para você e sua empresa, indicando as melhores soluções e oportunidades. Baixe a seguir o arquivo completo do Panorama do Mercado de Product Management no Brasil 2021 e acompanhe conosco a evolução de uma área tão promissora.