Nós já contamos aqui no Blog a história da Suellen Medeiros e como ela ingressou no mundo de Product Management. Com um background em Engenharia e atuando hoje como Especialista em Produto na Vedacit, ela chega novamente para compartilhar o seu desenvolvimento profissional após sua jornada na PM3.
Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos Product Managers, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso!
Como foi seu processo seletivo para produto? Alguma dica para quem está começando?
Quando fiz a transição da área industrial para trabalhar com produtos, minha primeira ação, bem antes de começar a procurar por vagas, foi aprender sobre o universo de Produto.
Busquei me aperfeiçoar sobre temas estratégicos, novas tecnologias e em ter as businesses skills necessárias para fazer essa transição. Sempre tentava aplicar algum conhecimento no meu dia a dia para me ajudar com a parte de experiência – acredito que dois pontos foram decisivos para eu começar a trabalhar com produtos: primeiro, ter algumas habilidades necessárias, como comunicação, empatia e adaptação. Segundo, a empresa estava aberta para meu momento de aprendizado.
Minha dica para quem está iniciando na área de produtos é procurar se aprofundar nas ferramentas, conhecer as atividades de Product Management e suas tecnologias, tentar aplicar alguns conhecimentos diariamente e procurar por empresas que estejam abertas para encarar esse desafio com você.
Qual você acha um mindset ideal para trabalhar na área de Produto?
Acho importante ter o entendimento de que as falhas são necessárias como parte da jornada de aprendizado. Quando se está trabalhando com produtos, errar faz parte do processo e é o caminho para o sucesso. Um segundo mindset importante é a adaptabilidade. Estar preparado para mudar a estratégia e fazer ajustes faz parte do dia a dia de produto.
Como a PM3 ajudou na sua trajetória profissional?
O curso da PM3 meu deu o conhecimento e as ferramentas para que eu conseguisse entender a rotina de um Product Management e o universo de produtos. O curso foi meu início e teve um peso decisivo para minha trajetória de produtos. A partir dele pude aperfeiçoar habilidades, fazer conexões com pessoas e ter as referências certas para seguir meu ciclo de aprendizado.
Tem alguma história que gostaria de compartilhar?
Tenho uma história recente e que não teria acontecido se eu não tivesse iniciado minha trajetória em produtos com o curso da PM3. Recentemente, a comunidade Mulheres de Produto proporcionou um programa de mentoria em três temas, um deles era produtos.
Tive a oportunidade de participar e posso dizer que foi uma experiência única. Minha mentora, Eluza Pinheiro, me deu várias dicas sobre produtos, ferramentas e me ajudou a organizar meus próximos passos de carreira. A iniciativa foi incrível. Quando você começa a entender o universo de produtos, as conexões começam a acontecer e as oportunidades também.
Alguns livros e conteúdos que indica.
Um livro que me ajudou muito no início foi “Strategize: Product Strategy and Product Roadmap Practices for the Digital Age”, do Roman Pichler. O livro traz conceitos básicos de uma maneira simples e de fácil leitura para pessoas que estão começando na carreira de Product Manager. O Roman Pichler possui também um podcast e um website com bastante material sobre o tema.
Utilizo muito o Medium para buscar informações sobre algum assunto. Costumo também acompanhar os conteúdos da PM3 e da comunidade Mulheres de Produtos.
Quer saber mais sobre a gestão de produtos digitais?
Se quer entrar na área de produto e se tornar um Product Manager preparado(a) para enfrentar o mercado, baixe a ementa do curso referência em produto no país e aprenda com 17 instrutores de empresas como OLX, Nubank, Booking.com, iFood, Creditas, Grupo ZAP, entre outras grandes Tech companies brasileiras.