No dia 9 de agosto foi realizada a primeira edição do PM3 Business Day, um evento pensado para reunir pessoas que movem negócios digitais. Contando com 12 palestrantes, 9 horas de conteúdo e mais de 300 participantes, o evento aconteceu na Cubo Itaú, em São Paulo, hub de Inovação que é a casa de mais de 100 startups inovadoras. E quem não é de São Paulo não ficou de fora! O PM3 Business Day contou com transmissão online ao vivo de tudo que rolou no evento.
Marcell Almeida, CEO da PM3, comentou: “Em tempos de rápidas transformações, é essencial criarmos espaços onde líderes possam compartilhar suas visões e experiências. O PM3 Business Day não foi apenas sobre negócios, mas também sobre construir uma comunidade mais forte e unida. Foi uma energia muito positiva no evento e já estamos ansiosos para as próximas edições”.
Não conseguiu acompanhar? Neste artigo a gente traz um resumo dos principais tópicos abordados durante algumas das palestras do PM3 Business Day. Bora conferir?
Panorama de Startups na América Latina
O PM3 Business Day começou com novidades quentes sobre o panorama de Startups na América Latina. Alex Rosario, Engagement Manager na McKinsey & Company, apresentou o “Latam Digital Report Startup Study 2023” e compartilhou os principais aprendizados da pesquisa. Confira alguns highlights abaixo:
- Enquanto em 2018 existiam 9 unicórnios, em 2023 o número aumenta para 34. Isso se reflete também em investimento: em 2018, 3 bilhões de dólares foram movimentados para as startups, e em 2023 este número aumentou 6 vezes, com 18 bilhões de dólares investidos.
- 40% das startups do report tiveram que desligar funcionários, o que representa 20% a 30% de força média de trabalho afetada.
- Startups que buscam eficiência de custos focam em 3 principais alavancas: otimização do CAC (Custo de Aquisição de Cliente), redução de custos com TI e redimensionamento da força de trabalho.
- As principais alavancas de crescimento das startups são aquisição de novos clientes, share of wallet e novos produtos, nessa ordem.
A busca pelo Market Fit na perspectiva do investidor de Venture Capital
Na segunda palestra do PM3 Business Day, Edson Rigonatti, Partner na Astella Investimentos, trouxe os 12 princípios que permitem o crescimento exponencial e eficiente ao mesmo tempo. Confira alguns destes princípios abaixo:
- Princípio #1: 33222 ou triple, triple, double, double, double, diz respeito a empresas que saem de US$1.4MM de receita anual para US$100MM em 5 anos.
- Princípio #3: 60% do tempo e dinheiro devem estar direcionados ao cliente, 30% em produto e 10% em vendas.
- Princípio #5: Produtos incríveis de empresas incríveis atendem no começo da jornada apenas uma persona com um produto, um tipo de distribuição e uma fonte de geração de lead.
3 caminhos para alavancar resultados em seu negócio aplicando behavioral science
As ciências comportamentais estudam como as pessoas tomam decisões e se comportam em diferentes contextos e situações. Isabella Paschuini, Behavioral Scientist no Nubank, apresentou três diferentes caminhos que alavancam resultados em negócios usando behavioral science, ou ciência comportamental. Confira!
- Caminho 1: Traduza seu KR (Key Result) em um comportamento observável
- Caminho 2: Mude a forma como seus testes A/B são pensados
- Caminho 3: Ouça o que seu cliente diz, mas sempre que puder, observe o que ele faz
A ascensão do Growth com lucratividade e diversificação
“Growth é sobre conectar as pessoas ao valor existente do seu produto e capturar valor delas.” Foi assim que Anselmo Filho, Sr. Product Manager no iFood, definiu o que é Growth no PM3 Business Day. Em sua palestra, Anselmo trouxe os 3 principais aprendizados que ele obteve até o momento nesta área, confira abaixo!
- #1 Nada é mais forte que um bom Product Market Fit, mas mantenha-se alerta: Anselmo lembra que nem todas as startups atingem o Product Market Fit. Mas é possível arriscar perder o seu.
- #2 Não ter medo de pesar para o negócio: Growth é sobre troca de valor, mas necessariamente tem que estar sempre desequilibrado para o lado do usuário.
- #3 Um Go-to-Market bem feito é a chave para evitar surpresas. Momentos arriscados demandam iniciativas arriscadas. Por consequência, uma comunicação ainda mais assertiva.
Investimento em startups no Brasil
Na segunda parte do dia no PM3 Business Day, os participantes puderam acompanhar uma mesa de discussão sobre investimento em startups no Brasil, com Paulo Silveira, CEO da Alura, Caroline Riley, VC & Startups na AWS e Presidente na FEA Angels, Andrei Golfeto, Head de Startups no Cubo Itaú, e Rodrigo Iannuzzi, COO na PM3 e Investidor Anjo na Urca Angels.
Rodrigo Iannuzzi, COO da PM3 comentou sobre o papo:
“Nesse painel, nós pudemos ouvir de pessoas que fazem parte do ecossistema de empreendedorismo suas opiniões sobre o cenário atual de investimento em startups e sobre como a forma de avaliar uma empresa mudou desde o fim de 2021, o que trouxe informações importantes para quem trabalha em startups e que assim estão diretamente ou indiretamente envolvidos no processo de fundraising.”
Como usar branding pra trazer resultados – e medir o impacto
O PM3 Business Day foi um dia inteiro levando os participantes a mergulharem nos temas mais atuais em negócios, marketing, dados e produto. Dessa forma, Branding não poderia ficar de fora dessa programação. Guta Tomalsquin, CEO e Founder da Purple Metrics, apresentou alguns insights sobre como medir o impacto do branding nas empresas.
Guta apresentou alguns estudos que mostram a existência de um “plateau” de performance, ou seja, um momento que a mídia não traz mais resultados e mantém-se igual. O que Guta sugere é que é necessário complementar a mídia para melhorar a performance: se a empresa não faz mais awareness ou consideração, não sai deste plateau. Assim, enquanto mídia sofre “picos” de performance e declínios rápidos, o branding chega com um crescimento sustentável a longo prazo, como ilustrado no gráfico abaixo:
Falando a mesma língua: métricas que conectam todas as áreas do negócio
Rodrigo Fernandes, Head de Finanças na Pingback, apresentou no evento métricas capazes de conectar várias áreas de um mesmo negócio. De acordo com Rodrigo, “Não dá para cada área ficar apenas com indicadores que são internos à própria área”. Desse modo, ele sugere o uso de análises de cohorts para unir várias áreas. Rodrigo ainda trouxe um case da Dropbox para os participantes analisarem. Confira!
Case: Impulsionando as Vendas das Revendedoras do Grupo Boticário
“Venda direta é o canal de vendas e de relacionamento, formado pela integração de marcas e empreendedores independentes, que atuam de forma ativa e fluída, tanto presencial quanto digitalmente, utilizando a conexão humana para potencializar a experiência do consumidor e do negócio como um todo.”
Bianca Santacruz, Head de Produto no Grupo Boticário, apresentou no PM3 Business Day como o Grupo Boticário impulsiona suas vendas utilizando revendedoras em venda direta.
O que Bianca trouxe é que o canal tem um potencial gigante pela capacidade de aumentar a capilaridade da marca, por sua flexibilidade de pagamentos e pelo relacionamento próximo com o cliente. Bianca ainda ressaltou a importância de encontrar a dor do usuário, o problema ou necessidade que, se resolvido, pode impulsionar as alavancas de negócio.
Tendências de tecnologia e impacto no mercado: Life Trends & Tech Vision Report by Accenture
O PM3 Business Day encerrou com uma palestra da Caroline Mutus, Experiences and Future Studies Manager da Accenture, que apresentou um report sobre “Life Trends & Tech Vision”, tendências da tecnologia. Caroline trouxe insights sobre Tokenização, Identidade Digital, Novas Tecnologias, Inteligência Artificial e outras tendências. O report completo está disponível no site da Accenture. A palestra da Caroline Mutus apresentada no PM3 Business Day também fez parte da programação do Circuito PM3, transmitida ao vivo no YouTube da PM3!
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