Ontem (20.05) aconteceu o primeiro Vindi Talks, evento da Vindi que discutiu um tema muito relevante na comunidade de desenvolvedores, UXs, PMs, POs e Agilistas: times de alta performance. O espaço do Google Campus recebeu cerca de oitenta pessoas que que tinham interesse de saber mais sobre o que significa ser um profissional que criar produtos digitais, e mais, como construir um time de alta performance.
Quem mediou o bate papo foi Pablo Silva, Head de produto da Vindi. Dentre os convidados tivemos a presença de um dos nossos fundadores e instrutores da PM3, Marcell Almeida, hoje Head de produto na Catho. Falaram no evento também Pedro Cortez, Agilista no Pagseguro e Leandro Gomes, Engenheiro de Software na Loggi.
Durante o papo que aconteceu por cerca de uma hora, ouvimos dos convidados algo unânime, times de alta performance são aqueles que conseguem fazer um produto, serviço ou feature de ponta a ponta e da melhor forma possível. Segundo os palestrantes, um produto só é relevante para o mercado se suprir necessidades reais dos usuários. Para conseguir chegar lá, uma dica de todos eles: foco no processo de Discovery, que nada mais é do que o processo de entendimento sobre o produto (aprenda mais com o curso de Product Discovery da PM3). Parece simples, mas segundo Marcell Almeida “são poucas empresas que dão o verdadeiro valor que essa etapa precisa”.
Outro tema muito debatido pelos convidados a partir de perguntas da platéia foi a importância da criação de hipóteses pelos times de produto. Sem a criação e a validação de hipóteses com o usuário, o produto final não será algo pelo qual ele gaste seu dinheiro. “Saia do escritório” foi uma das frases mais escutadas na noite de ontem.
O papo terminou três grandes premissas do mundo de desenvolvimento de produtos sendo apontadas como “incorretas”
“O PM é o CEO do produto”
“O desenvolvedor só escreve código”
“O UX designer só desenha tela”
Equipes de alta performance já enxergaram que todos precisam estar envolvidos com o negócio e entre si para que o desenvolvimento do produto aconteça da melhor maneira possível. No fim do dia é isso que torna times de produto, times de alta performance.
Curso online de Product Discovery
Estude com a gente no nosso curso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!