Aprendi numa legaltech no qual trabalhei que comunicação nunca é demais. Aprendi na área de Produto que esse fato pode ser um pouco incômodo, mas que, sem ele, não conseguimos levar as coisas adiante como profissional.
Porém, posso dizer que a comunicação foi uma das principais skills que exercitei em um outro momento da minha vida, lá em 2013. Na época eu tinha chegado em Curitiba para fazer faculdade de Comércio Exterior. Trabalhava como vendedor ambulante de chip de operadoras de telefonia e vivia no calçadão da Rua XV de Novembro, abordando pessoas cansativamente.
Lembro que via as vagas nas lojas (das operadoras) como um sonho distante. Não tinha experiência como vendedor para trabalhar lá dentro, mas depois de tanto perseverar, consegui a tão almejada vaga na loja do shopping. Não demorou para perceber que aquele “sonho” era realmente algo fantasioso na minha cabeça. Trabalhava de domingo a domingo, até as 23h, na pressão mensal para bater a meta.
Apesar das dificuldades era algo que eu gostava muito de fazer. Era muito bom comemorar cada venda concluída, como um troféu por conseguir convencer o cliente a comprar aquilo que eu estava propondo. É incrível como podemos influenciar uma pessoa que acabamos de conhecer, né?
Eu sempre fui muito focado em evoluir na carreira em vendas. Eu queria ser gerente, coordenador diretor, e por isso eu não medi esforços para fazer muito bem aquilo ao que me propus: ser um consultor de vendas. Eu era o famoso pato, sabe? E eu me orgulho disso. Sempre batia a meta e, além disso, eu vendia serviços que eram importantes para a companhia e que a maioria não vendia, por comodismo ou preguiça.
Depois de todo esse contexto, talvez você esteja se perguntando aonde quero chegar. Hoje, atuando na área de Produto, vejo que muito do que aprendi durante minha experiência em Vendas contribuiu para o profissional que sou hoje. Por isso, separei algumas skills que me ajudam bastante até hoje e que mostram que pessoas de Vendas podem se dar bem na carreira como PM:
Proatividade
Eu sempre me colocava à disposição dos gestores da loja para ajudar nas tarefas, como organizar escalas, horários de almoço, e apoiar a venda dos serviços (coisa que muitos não queriam fazer, como eu bem já disse). Organizava team buildings, fazia apresentações, treinamentos e claro, acatava às orientações da gestão. Parece óbvio né? Mas a maioria não faz.
Na Gestão de Produto, a proatividade tem que ser sua fiel escudeira do dia a dia. Principalmente nos finais de quarter, momento no qual você precisa estar um passo à frente, fazer seus discoveries, planejar o quarter, saber o que vai medir e colocar tudo isso em prática.
Comunicação
Quantas vezes meus tios não me disseram pra eu ingressar em Direito… Afinal, eu seria um ótimo advogado, porque sempre fui capaz de convencer muito bem as pessoas, falava muito bem, de uma maneira eloquente e sempre com confiança. Sempre me comunicava exaustivamente para que todos estivessem alinhados para com aquilo que eu gostaria de comunicar.
Me lembro uma vez, quando percebi que um serviço que vendíamos poderia lucrar 100% em um mês promocional. Falei para minha gestão e fui falando também com cada um dos consultores. Deu certo. Batemos recorde estadual de vendas do serviço e todos os consultores estavam muito felizes.
Gestão de stakeholders
Vamos ser sinceros, gestão de stakeholders é o nome gourmet dado para relacionamento interpessoal.
Quando você é vendedor, você precisa gerir vários stakeholders, só não tem esse nome. Você lida com clientes que vêm a loja pra reclamar de um mau atendimento da central de atendimento e frequentemente você precisa convencê-los a não cancelar o plano (e às vezes a não te esmurrar).
Você precisa gerir seus companheiros para que gostem de você e compartilhem com a gestão essas boas impressões sobre você. Você precisa lidar com seus gestores, acatar às orientações e agradecer pelos feedbacks. Além disso, fazer a ponte para que eles apoiem a folga de seus colegas em um determinado dia da semana, quando necessário.
Foco nas métricas
Quando você é vendedor, é impossível você não ser focado nas métricas. Afinal, elas dizem sobre quanto você vai ganhar no fim do mês.
Você sabe que precisa vender 30 planos, 60 serviços e 20 smartphones, se não você não ganha. E pasme: você cria seus próprios controles para ter certeza de onde você está e quanto falta pra chegar onde quer. Eu fazia em um caderno! Não dava para fazer tabela dinâmica, haha. Mas enfim, era categórico, me lembro até de certa vez, quando fiz um gráfico para preencher com a % que eu já tinha alcançado da meta.
Quando você trabalha com produtos digitais, precisa ter a visão um pouco mais holística e automatizar algumas visualizações. Mas é exatamente o mesmo escopo, precisa definir metas, saber como medí-las, e acompanhá-las com certa frequência, para agir rapidamente quando algo não estiver nos eixos.
Conclusão
Já deu pra ver que, se existe um profissional com aptidão para gerir um produto digital, é o vendedor, principalmente se já teve alguma oportunidade de lideraça, mesmo que informal.
Esqueça essa balela de precisar dominar SQL, ou saber codar para entrar para a área. Você precisa de soft skills afiadas, hard skills específicas que um bom vendedor sempre teve, e muita (mas muita) vontade de resolver problemas complexos utilizando a tecnologia a seu favor.
Se você se identificou com alguma dessas características, só falta realmente um passo para você conseguir a tão sonhada vaga de Product Manager: uma capacitação que lhe forneça conhecimento e um certificado de peso e reconhecido pelo mercado tech.
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