Portfólio de experiências de produto para processos seletivos
Vanessa Lopes

Vanessa Lopes

Product Owner na Tmov

5 minutos de leitura

O mercado de gestão de produtos digitais tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas em busca de profissionais capazes de impulsionar o sucesso de seus negócios. Quando iniciamos nessa área, uma maneira eficaz de destacar nossas habilidades e conhecimentos é através da criação de um portfólio de experiências de produto sólido. Mas afinal, o que é isso e como fazer?
Quando falamos em portfólio no contexto de product management nos referimos às experiências e impactos relacionados ao desenvolvimento e melhoria de produtos, nas mais diversas fases de seu ciclo de vida: seja na sua introdução, desenvolvendo e lançando um MVP, trabalhando em projetos definidos; ou já durante seu crescimento e maturidade, almejando impactos mensuráveis. 

Vale ressaltar, entretanto, que um portfólio de produto não necessariamente é como um de design ou mesmo desenvolvimento, que focam nos aspectos técnicos e visuais. Pode e até se recomenda que seja levado para websites, LinkedIn ou como um plus no currículo comum. Mas isso não quer dizer que você precisa necessariamente perder muito tempo o tornando visual. Na verdade, a qualidade do conteúdo do que você construiu é o que mais importa.
Um portfólio bem elaborado, com um storytelling de resolução de problemas bacana, não apenas evidencia entregas realizadas, mas também demonstra nossa capacidade de atuar como Product Managers de forma estratégica e eficiente. Neste artigo, exploraremos um pouco como pensar portfólio em gestão de produtos para se destacar nos processos seletivos, com base na minha experiência pessoal desde a transição de carreira.

Mapeando habilidades e experiência relevantes para seu portfólio

O primeiro passo para criar um portfólio é mapear nossas habilidades e experiências mais relevantes para a gestão de produtos. No meu caso a bagagem que eu já trazia do direito antes da transição de carreira ajudou, mas eu recomendo ir listando coisas. Por exemplo, liderança de equipes, habilidades de comunicação e resolução de problemas, análise de dados, conhecimento em metodologias ágeis, gerenciamento de projetos e todas as habilidades que você possui e acredita que se relacionam às competências necessárias para atuar com gestão de produto.

Para cada habilidade destacada, fornecer exemplos concretos de como as utilizamos em situações anteriores é fundamental. Se você já trabalhou em projetos, descreva a participação específica e os resultados alcançados. Caso ainda não tenha experiência profissional, compartilhe projetos acadêmicos, voluntários ou pessoais que demonstrem suas habilidades e paixão pela área! Nesse momento o protagonismo é fundamental. Se mesmo assim, não tiver qualquer coisa a citar, é legal pensar e estruturar como começar a fazer isso. Pense que um portfólio precisa ser alimentado com ações, e sem elas não dá para montar um portfólio. Exemplo:

“Durante minha experiência acadêmica, tive a oportunidade de liderar um projeto de lançamento de aplicativo móvel com uma finalidade X. Pensando no projeto, colaborei com as atividades entre o time envolvido no desenvolvimento em tais etapas… Como resultado, conseguimos lançar o aplicativo antes do prazo previsto e alcançar o objetivo…”


Outra dica para quem não tem experiência é começar a criar e praticar com projetos pessoais que demonstrem suas habilidades e paixão pela área. Os cases pessoais podem ser projetos fictícios, relacionados a um interesse específico que você tenha em relação à gestão de produtos, ou mesmo adquiridos de outros processos seletivos. Descreva o processo de criação do projeto, desde a identificação da oportunidade até a implementação das soluções propostas. Inclua qualquer feedback ou aprendizado obtido nesse percurso. Exemplo:

“Para aprimorar minhas habilidades em gestão de produtos, criei um projeto pessoal para desenvolver um aplicativo móvel de planejamento financeiro. Realizei pesquisas de mercado para identificar as necessidades dos usuários e criei um roadmap detalhado para o desenvolvimento do aplicativo. Utilizei wireframes e protótipos de baixa fidelidade para melhor ilustrar a possibilidade de interface e a experiência do usuário.”


Escolhendo os cases mais importantes

Um ponto relevante de se destacar é que, à medida que avançamos no tempo de carreira e atuamos em diferentes frentes e projetos, essas experiências podem ser muitas, extensas ou pior: serem esquecidas ou saírem do nosso radar. Para manter essas experiências na nossa história é legal começar a organizar literalmente um portfólio escrito, nem que seja no próprio LinkedIn. Começar a organizar literalmente um portfólio escrito, nem que seja no próprio LinkedIn, é legal para manter essas experiências na nossa história. É fundamental revisar e definir as mais importantes, impactantes, a serem levadas em alinhamento a uma posição numa seleção específica, por exemplo. Ter organizado isso anteriormente ajuda na hora de se preparar!

Plus: Técnica STAR para narrativa


Uma técnica bastante utilizada, principalmente em entrevistas, para se sair ainda melhor na narrativa de impactos relevantes na carreira, é a Técnica STAR. STAR é um acrônimo de Situation, Task, Action, Result. Em português, a sigla é a mesma, traduzida para Situação, Tarefa, Ação, Resultado.

Essa técnica pode ser utilizada em qualquer área, mas trazendo um pouco mais para nossa realidade de pessoas de produto, é fácil relacionar a Situação ao problema que queremos resolver. Contar sobre o que precisava ser feito ou melhorar, se existia alguma Tarefa específica de responsabilidade própria, principalmente relacionada a converter dificuldades e limitações em valor. A Ação seria o “como” você chegou a resolver a situação, que atitudes tomou. E por fim, o Resultado que, se possível, deve ser descrito com dados, qual impacto foi efetivamente alcançado daquilo que se planejou. Se houve sucesso, deve-se descrever o quanto. Se não houve sucesso, é legal, mesmo assim, citar quais foram os aprendizados com ênfase em melhoria contínua, assim como na agilidade.


Conclusão

Ao criar um portfólio de gestão de produtos, o foco deve ser destacar nossas habilidades, conhecimentos e experiências relevantes relacionadas a atuação em produto. Lembre-se de apresentar sua capacidade de resolver problemas, analisar resultados e trabalhar estrategicamente. Um portfólio bem organizado e profissional certamente aumentará as chances de se destacar na busca por oportunidades e abrirá portas para um futuro promissor nessa área empolgante.