Relatório de resultados: dicas de como criar e apresentar um
Equipe de conteúdo - PM3

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Um relatório de resultados é um documento crucial para qualquer empresa, campanha ou projeto. Ele serve para apresentar informações, análises e insights valiosos de negócio em um determinado intervalo de tempo. Assim, é uma ferramenta indispensável para acompanhar os resultados de uma empresa, medir o sucesso de uma campanha e avaliar o desempenho de projetos. 

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o conceito, sua importância e fatores indispensáveis para criar e apresentar relatórios de resultados mais eficientes.

O que é um relatório de resultados?

Um relatório de resultados é um documento fundamental para reunir, organizar e analisar informações sobre o sucesso de uma empresa, suas iniciativas, projetos e campanhas em um período determinado. Essa ferramenta compila as informações necessárias para que os stakeholders possam medir o progresso e a eficácia de suas estratégias, tomando decisões informadas baseando-se em dados reais do negócio.

Um relatório de resultados também apoia o crescimento de uma empresa ao destacar os pontos de melhoria em um negócio. Portanto, é um recurso indispensável em qualquer segmento da organização, oferecendo benefícios como:

  • Alinhamento da comunicação: um relatório de resultados é muito eficaz para alinhar a comunicação entre stakeholders e os segmentos de um negócio;
  • Mensuração de desempenho: através de um relatório de resultados, é possível mensurar o desempenho do negócio, fornecendo uma visão clara das métricas e indicadores de performance (KPIs), e sobre o resultado das estratégias em vigor;
  • Tomada de decisão informada: esse documento também é fundamental para a tomada de decisão de uma empresa ao fornecer informações e insights baseados na análise de dados concretos do negócio e do mercado;
  • Aprimoramento de processos: ao analisar o desempenho do negócio, um relatório de resultados também ajuda a identificar pontos de melhoria em vários segmentos da empresa, apoiando a otimização de processos e a melhor alocação de recursos. 

O que um relatório de resultados precisa ter?

Você já entendeu que um relatório de resultados é um documento que contém informações fundamentais para o sucesso de uma empresa. Mas o que é indispensável constar em um relatório de resultados? Que elementos precisam estar neste documento? Alguns componentes fundamentais são: 

  • Clareza e objetividade;
  • Apresentação de dados relevantes;
  • Análise, interpretação e visualização dos resultados;
  • Insights acionáveis.

Conheça detalhes!

Clareza e objetividade

Um relatório de resultados, antes de mais nada, deve ser claro e objetivo. Isso significa criar uma estrutura de apresentação direta e sucinta. Assim, é importante incluir informações relevantes e compreensíveis para as partes interessadas, evitando termos técnicos ou explicações confusas. 

Para estruturar seu relatório, adicione seções como:

  • Contexto e objetivos da campanha ou projeto;
  • Período de análise do relatório;
  • Um resumo geral sobre os principais pontos e conclusões;
  • Métricas e indicadores de desempenho analisados no período;
  • Análise e interpretação aprofundada dos resultados;
  • Exemplos concretos dos resultados encontrados;
  • Sugestões que apoiem a tomada de decisão do negócio.

Apresentação de dados relevantes

Outro fator a considerar são os tipos de dados que serão apresentados no relatório. Esse elemento é importante porque ajuda a filtrar informações que são realmente relevantes para os objetivos do projeto. Além disso, ajuda a evitar excessos e manter o foco no que é fundamental para a empresa.

Assim, inclua as métricas e indicadores que são significativos para os stakeholders e descreva como eles influenciam os resultados encontrados. Por exemplo, em uma campanha de marketing, analisar a taxa de rejeição (bounce rate) pode ser fundamental para compreender os esforços investidos na campanha e o que pode ser aprimorado para aumentar o engajamento do usuário em um site.

Análise, interpretação e visualização de resultados

Outro elemento fundamental que deve constar neste documento é uma seção de apresentação dos resultados com recursos de visualização de dados.

Aqui, cabe entender as melhores estratégias para apresentar as informações considerando o público-alvo que as receberá. Por exemplo, pode-se incluir elementos visuais, dashboards interativos, tabelas e outras formas de visualização de resultados, enriquecendo a apresentação de acordo com as necessidades dos stakeholders.

Insights acionáveis

Um relatório de resultados também deve conter insights acionáveis, isto é, sugestões de ações que as partes interessadas podem tomar diante do que foi apresentado. Essas sugestões são fundamentais para a tomada de decisões, levando a melhorias contínuas e à definição de novos objetivos.

Como fazer um relatório de resultados?

A criação de um relatório de resultados deve considerar os elementos mencionados no tópico anterior, levando em conta aspectos como:

  • Objetivos do relatório;
  • Público-alvo do documento;
  • Organização dos dados;
  • Visualização dos resultados;
  • Apresentação dos resultados;
  • Sugestões para a tomada de decisão

Confira detalhes sobre essas etapas!

Objetivos do relatório

Um relatório de resultados deve ser pautado em objetivos específicos. Por isso, antes de criá-lo, pense quais são as perguntas que ele responderá e o que se espera alcançar com esse documento.

Um relatório de resultados pode ser:

  • Persuasivo: visa apresentar informações para influenciar a tomada de decisões dos stakeholders;
  • Informativo: tem como foco a transmissão de informações, como dados sobre métricas e indicadores de desempenho;
  • Analítico: visa analisar profundamente um problema ou responder a alguma questão específica.

Assim, determine o objetivo de criação do relatório para prosseguir com clareza para as próximas etapas.

Público-alvo do documento

Outro aspecto significante para um relatório de resultados é identificar o público-alvo do documento. Essa definição ajudará a criar um relatório muito mais direcionado e personalizado a cada perfil de stakeholder, incluindo dados e informações de acordo com cada necessidade.

Organização dos dados

A organização dos dados é um passo importante para um relatório de resultados. Essa etapa envolve a coleta, tratamento e organização das informações, destacando o que é relevante para uma análise de sucesso.

Nesse passo, lembre-se que é fundamental:

  • Coletar dados de fontes importantes, como planilhas e ferramentas de coleta de dados;
  • Tratar os dados para garantir que são confiáveis e precisos;
  • Selecionar métricas e indicadores de desempenho relevantes para a análise.

Visualização de dados

A etapa de visualização de dados é fundamental para facilitar a compreensão dos resultados para as partes interessadas. Esse passo fornece recursos visuais, como gráficos, tabelas, dashboards interativos, imagens, infográficos, entre outros, para tornar clara a apresentação dos resultados.

Na área de Business Intelligence, a visualização de dados é uma etapa fundamental que pode ser amparada por diversas ferramentas e softwares de BI, como Power BI, Google Data Studio e Tableau. Para relatórios mais simples, usar ferramentas como PowerPoint, Excel ou semelhantes pode ajudar a visualizar os resultados.

Além disso, há diversos softwares disponíveis que podem oferecer recursos de visualização de dados baseando-se em uma área específica, como os CRMs de vendas ou as ferramentas de marketing, como Google Analytics. Assim, vale considerar o tipo e a complexidade do relatório para escolher a melhor ferramenta de visualização de dados.

Apresentação dos resultados

A apresentação dos resultados vai considerar a análise de resultados, a interpretação e a visualização de dados, além dos objetivos propostos definidos previamente. A análise e a interpretação de dados poderão revelar insights, descobrir padrões e tendências e apresentar informações significativas para a organização.

Essa etapa precisa ser descrita de maneira clara, aprofundada e apresentar conclusões fortes que justifiquem os resultados baseados nos dados encontrados. Para fortalecer ainda mais a apresentação dos resultados e a compreensão das descobertas, utilize os recursos de visualização de dados escolhidos na etapa anterior.

Sugestões para a tomada de decisão

Além da apresentação dos dados, um relatório também deve conter sugestões com insights acionáveis para apoiar a tomada de decisões do negócio. Por isso, lembre-se de incluir uma seção com as recomendações, embasando-as com os dados e os resultados encontrados.

Como apresentar resultados para diferentes stakeholders?

Ao apresentar um relatório de resultados é preciso adaptá-lo ao perfil das partes interessadas em consumir esse conteúdo. Esse é um aspecto fundamental em qualquer apresentação de resultados, pois permite planejar a melhor estratégia de comunicação de acordo com o tipo de stakeholder

Assim, a personalização da apresentação é indispensável para uma comunicação clara e efetiva dos resultados de uma estratégia. 

Nesse processo, considere as seguintes sugestões para aprimorar sua apresentação:

  • Entenda o público e suas necessidades: compreenda para quem está sendo direcionado o conteúdo e o que é valioso para determinado grupo de stakeholders. Por exemplo, um time de marketing pode estar interessado em métricas de desempenho das campanhas, enquanto C-levels podem valorizar o desempenho financeiro do negócio no período determinado;
  • Personalize a apresentação: lembre-se de adequar a linguagem e o conteúdo da apresentação de acordo com cada público. Por exemplo, o uso de termos técnicos de determinada área não é interessante para os CEOs, mas podem ser para profissionais especialistas dessa área;
  • Foque nos resultados relevantes para as partes interessadas: apresente os resultados de maneira direta e sucinta, mas ainda assim com riqueza de detalhes e clareza das informações. Evite apresentar dados que não são significativos para quem está recebendo o conteúdo;
  • Prepare-se para discussões sobre os resultados: ao apresentar os resultados, dúvidas, questionamentos e discussões podem surgir. Por isso, estar preparado(a) para respondê-las é fundamental para uma comunicação efetiva, clara e alinhada.

Conclusão

Um relatório de resultados é um documento fundamental para trazer informações relevantes sobre a saúde de um negócio, suas estratégias e decisões. Por isso, é indispensável saber aproveitar esse recurso para criar um documento que transmita essas informações de maneira clara, precisa, estratégica e visualmente agradável para as partes interessadas.

Agora você já sabe como criar um relatório de análise de resultados, que elementos esse documento deve considerar e como apresentá-lo de maneira efetiva aos stakeholders, e poderá usar essa ferramenta para potencializar significativamente seus processos de análise de dados.

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