Six Sigma: o que é, etapas e como aplicá-lo em negócios
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

19 minutos de leitura

Todo negócio precisa ter uma mentalidade de aprimoramento contínuo. O Six Sigma, ou Seis Sigma, é uma metodologia que prioriza a gestão de qualidade e visa reduzir a quantidade de defeitos e a variabilidade nos processos produtivos.

Acompanhe a leitura para conhecer a fundo essa metodologia e como ela pode ser útil para o aperfeiçoamento de processos e o aumento na qualidade do seu negócio.

O que é Six Sigma?

Six Sigma é uma metodologia desenvolvida com base no conceito de “sigma”, que em estatística representa uma variação, ou desvio padrão, dentro de um sistema. O objetivo da metodologia é a redução máxima de defeitos, o aumento da qualidade nos produtos e serviços e a diminuição da variabilidade dos processos produtivos.

Em outras palavras, o método visa atingir um nível de desempenho máximo e uma eficiência operacional excelente, com a redução de defeitos a 3,4 por cada milhão de oportunidades. 

Isso significa identificar erros no processo e trabalhar com alto desempenho para reduzi-los significativamente, assegurando uma maior qualidade final para a empresa e o cliente.

O conceito de Seis Sigma, que reúne diversos processos e métodos, foi desenvolvido ainda na década de 1980 pela Motorola, mas só ganhou popularidade e foi aprimorado mais adiante, em meados de 1990, por Jack Welch, da General Eletrics.

Atualmente, é amplamente utilizado em diversas indústrias e negócios, que vão desde manufatura e tecnologia da informação até finanças, saúde e serviços, ajudando a reduzir desperdícios, diminuir custos operacionais e aumentar a eficiência do negócio.

Principais conceitos do Six Sigma

A metodologia Seis Sigma conta com alguns conceitos fundamentais para seu entendimento e funcionamento. Confira a seguir os principais:

  • sigma;
  • DMAIC;
  • variabilidade;
  • CTQ (Critical to Quality);
  • processo de melhoria contínua.

Sigma

Em uma distribuição estatística, sigma representa uma variação, ou seja, um desvio padrão dentro de uma análise. Na metodologia Seis Sigma aplicada aos negócios, visa-se obter a maior qualidade nos processos produtivos, com o menor número de defeitos no processo. 

Assim, o sigma como representação da variação atua como uma espécie de classificação de qualidade em que quanto maior for o nível de sigma (6) dentro dessa escala, menor será a variabilidade dentro do processo. Consequentemente, menor também será a probabilidade de erros e defeitos.

DMAIC

É uma sigla que significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Refere-se às etapas de um dos métodos mais utilizados na implementação da metodologia do Six Sigma.

Variabilidade

São as mudanças ou desvios dentro do processo. Na metodologia Seis Sigma, visa-se reduzir ao máximo a variabilidade para alcançar a excelência e a qualidade final esperada.

CTQ (Critical to Quality) 

Esse conceito é fundamental dentro da metodologia Six Sigma, pois busca identificar as características cruciais dentro de um processo ou produto para atender as necessidades do cliente.

Quando esses atributos não são alcançados, a qualidade do produto final é impactada, o que se reflete na experiência do cliente.

Na implementação do Six Sigma, geralmente definem-se os CTQs nas fases de Definir e Medir do ciclo DMAIC, transformando essas características em requisitos e ajudando em todo o processo de melhoria. 

Processo de melhoria contínua

Essa é uma das filosofias do Six Sigma, que visa o aprimoramento contínuo das operações, com o objetivo de alcançar sempre o maior nível de qualidade dentro de um processo produtivo.

Essa abordagem é sistemática e incremental, buscando começar e finalizar ciclos de aprimoramento para alcançar e manter a excelência dentro da organização. 

Benefícios do Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma promove inúmeros benefícios aos negócios, ao otimizar desde processos pontuais até implementações mais complexas em toda a organização. 

Alguns benefícios do Six Sigma são:

  • promoção da cultura de melhoria contínua: com vistas a aprimorar com constância os processos produtivos da organização;
  • aumento na qualidade final dos processos produtivos: ao aplicar a metodologia, espera-se observar um aumento significativo na qualidade de produtos e processos;
  • aumento na satisfação do cliente: ao entender e melhorar processos, reduzem-se as probabilidades de erros e defeitos, aumentando a satisfação do usuário final;
  • redução de desperdícios e custos do processo: identificar gargalos que levam a ineficiências é indispensável para reduzir custos e desperdícios;
  • otimização da eficiência operacional e redução da variabilidade: leva a melhores resultados e a maior qualidade.

Como implementar e quais são as etapas do Six Sigma?

Pode-se implementar o Six Sigma principalmente por meio do método DMAIC, que assume uma estrutura cíclica. Isso significa que é uma metodologia de melhoria contínua, em que os resultados gerados devem servir como base para os próximos ciclos de aprimoramento.

Compõe-se o método DMAIC em cinco etapas. A partir delas, uma empresa consegue identificar processos, defeitos e erros, suas causas raiz, e implementar melhorias em processos operacionais para alcançar a excelência na qualidade final.

As etapas do DMAIC são:

  • definir;
  • medir;
  • analisar;
  • melhorar; e
  • controlar.

Definir

A primeira etapa do ciclo busca a identificação de problemas, o estabelecimento de metas e a compreensão dos requisitos, assim como a definição dos profissionais que estarão envolvidos no projeto.

Uma ferramenta utilizada nessa etapa para mapear de forma organizada o projeto é o Project Charter. Esse documento contém informações cruciais sobre o projeto, como o seu escopo, os problemas a serem resolvidos, o cronograma e os membros envolvidos, entre outros.

Além disso, o diagrama SIPOC também é muito útil para mapear os processos e entender os pontos críticos de cada etapa antes de partir para a próxima fase.

Medir

Após identificar os problemas relevantes nos processos produtivos, é hora de entender o desempenho atual desses processos. 

Para isso, realiza-se a coleta de dados relevantes e confiáveis e o uso de ferramentas como histogramas e gráficos de controle para entender, de maneira precisa, sua performance ao longo do tempo.

Em outras palavras, é um ponto de partida para compreender o desempenho dos processos internos atuais e usar esses dados como base para fazer análises futuras e propor as melhorias necessárias.

Analisar

Uma vez que a empresa entendeu o desempenho de seus processos internos, é possível averiguar as causas-raiz que levam à atual ineficiência operacional e falta de qualidade nos processos.

Por exemplo, uma empresa identificou uma falha operacional em sua equipe de atendimento ao cliente, na qual recebe queixas sobre o tempo de espera para o suporte. Os relatos dizem que o tempo é dez vezes maior do que o esperado.

A partir dessa informação, na etapa de análise, identifica-se exatamente a causa desse problema, ou seja, as possíveis razões para que isso esteja ocorrendo.

Ferramentas como 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa (Fishbone Diagram) ou a Análise de Pareto são comumente usadas para chegar à origem dos problemas e começar a pensar em soluções de melhoria.

Melhorar

Ao obter um entendimento completo das causas dos problemas, a etapa de Melhorar (Improvement) visa implementar soluções para eliminar essas origens causais e garantir a melhoria nos processos.

O objetivo é desenvolver as soluções, criar um plano de ação realista com os recursos necessários e um cronograma do projeto. 

Nesse processo, o brainstorming de ideias em grupo pode ajudar a identificar as melhores soluções para reduzir a variabilidade dos processos. Além disso, realizar testes-piloto em menor escala é indispensável antes de fazer a implementação completa de melhorias. Estes testes ajudam a validar a eficácia das ações.

Controlar

Após implementar as melhorias na empresa, a fase de Controle serve para garantir a efetividade das mudanças ao longo do tempo, monitorando com frequência o desempenho dos processos.

Para isso, cria-se um plano de controle com métricas, procedimentos e ferramentas que ajudem a monitorar o processo. Os gráficos de controle também são ferramentas essenciais para monitorar a variabilidade do processo e obter feedback sobre o desempenho das mudanças.

A melhoria contínua efetiva-se nessa etapa. Com base nos resultados obtidos no ciclo, pode-se continuar aprimorando os processos da empresa com vistas a alcançar a excelência na qualidade e a redução da variabilidade nos processos produtivos.

Quais são as certificações em Six Sigma?

As certificações em Six Sigma são fundamentais para garantir a efetividade da implementação dessa metodologia em uma empresa. Existem diversos tipos de certificações, que vão desde o básico até o avançado, e capacitam os profissionais em vários níveis de competência dentro da metodologia. 

As principais certificações são:

  • White Belt;
  • Yellow Belt;
  • Green Belt;
  • Black Belt;
  • Master Black Belt.

Cada certificação contempla diferentes níveis de conhecimento dentro da metodologia, sendo a “White Belt” a mais básica, e a “Master Black Belt” a mais avançada.

Além disso, as certificações de Six Sigma são reconhecidas mundialmente como referência na área de gestão de qualidade.

Entretanto, não é preciso fazer todas as certificações. É possível escolher aquela que mais faz sentido para o profissional e seus objetivos.

Por exemplo, muitas pessoas escolhem partir diretamente da certificação intermediária “Green Belt”, a fim de obter um conhecimento mais profundo da metodologia e poder assumir maiores responsabilidades em projetos que usam o Seis Sigma.

Conheça a PM3 Sprints sobre negócios

O Six Sigma é uma metodologia de gestão de qualidade altamente reconhecida e usada em organizações de tamanhos variados. 

Por meio das análises profundas e complexas, que se baseiam em estatística e processos estruturados, é possível identificar defeitos, ineficiências e erros, além de reduzir a variabilidade com eficiência, levando a uma maior qualidade final. 

Se, além de conhecer o Seis Sigma, você quer aprimorar suas habilidades em gestão de negócios com outras metodologias, as Sprints sobre Negócios da PM3 são ideais para você.

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[Artigo original]

Meta-descrição: Conheça a metodologia Six Sigma e saiba como implementá-la para melhorar a gestão de qualidade de processos produtivos em uma organização.

Palavras-chave: six sigma.

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Six Sigma: o que é, etapas e como aplicá-lo em negócios?

Todo negócio precisa ter uma mentalidade de aprimoramento contínuo. O Six Sigma, ou Seis Sigma, é uma metodologia que foca neste aspecto, prioriza a gestão de qualidade e visa reduzir ao máximo a quantidade de defeitos e a variabilidade nos processos produtivos.

Acompanhe a leitura para conhecer a fundo essa metodologia e como ela pode ser útil para o aperfeiçoamento de processos e o aumento na qualidade do seu negócio.

O que é Six Sigma?

Six Sigma é uma metodologia desenvolvida com base no conceito estatístico de “sigma” que em estatística representa uma variação, ou desvio padrão, dentro de um sistema. 

O objetivo da metodologia é a redução máxima de defeitos, o aumento da qualidade nos produtos e serviços e a diminuição da variabilidade dos processos produtivos.

Em outras palavras, o método visa atingir um nível de desempenho máximo e uma eficiência operacional excelente, com a redução de defeitos a 3,4 por cada milhão de oportunidades. 

Isso significa identificar erros no processo e trabalhar com alto desempenho para reduzi-los significativamente, assegurando uma maior qualidade final para a empresa e o cliente.

O conceito de Seis Sigma, que reúne diversos processos e métodos, foi desenvolvido ainda na década de 1980 pela Motorola, mas só ganhou popularidade e foi aprimorado mais adiante, em meados de 1990 por Jack Welch da General Eletrics.

Atualmente, é amplamente utilizado em diversas indústrias e negócios, que vão desde manufatura e tecnologia da informação, até finanças, saúde e serviços, ajudando a reduzir desperdícios, diminuir custos operacionais e aumentar a eficiência do negócio.

Principais conceitos do Six Sigma

A metodologia Seis Sigma conta com alguns conceitos fundamentais para seu entendimento e funcionamento. Confira a seguir os principais:

  • sigma;
  • DMAIC;
  • variabilidade;
  • CTQ (Critical to Quality);
  • processo de melhoria contínua.

Confira detalhes.

Sigma

Em uma distribuição estatística, sigma representa uma variação, ou seja, um desvio padrão dentro de uma análise. 

Na metodologia Seis Sigma aplicada aos negócios, visa-se obter a maior qualidade nos processos produtivos, com o menor número de defeitos no processo. 

Assim, o sigma como representação da variação atua como uma espécie de classificação de qualidade em que, quanto maior for o nível de sigma (6) dentro dessa escala, menor será a variabilidade dentro do processo, e consequentemente, menor será a probabilidade de erros e defeitos.

DMAIC

É uma sigla que significa Definir; Medir; Analisar; Melhorar e Controlar. Refere-se às etapas de um dos métodos mais utilizados na implementação da metodologia do Six Sigma.

Variabilidade

São as mudanças ou desvios dentro do processo. Na metodologia Seis Sigma, visa-se reduzir ao máximo a variabilidade para alcançar a excelência e a qualidade final esperada.

CTQ (Critical to Quality) 

Esse conceito é fundamental dentro da metodologia Six Sigma pois visa identificar as características cruciais dentro de um processo ou produto para atender as necessidades do cliente.

Quando esses atributos não são alcançados, podem impactar a qualidade do produto final, impactando a experiência do cliente.

Na implementação do Six Sigma, geralmente define-se os CTQs nas fases de Definir e Medir do ciclo DMAIC, transformando essas características em requisitos e ajudando em todo o processo de melhoria. 

Processo de melhoria contínua

Essa é uma das filosofias do Six Sigma, que visa o aprimoramento contínuo das operações, com o objetivo de alcançar sempre o maior nível de qualidade dentro de um processo produtivo.

Essa abordagem é sistemática e incremental, buscando começar e finalizar ciclos de aprimoramento para alcançar e manter a excelência dentro da organização. 

Benefícios do Seis Sigma

Como é possível perceber, a metodologia Seis Sigma promove inúmeros benefícios aos negócios, otimizando desde processos pontuais até implementações mais complexas em toda a organização. 

Alguns benefícios do Six Sigma são:

  • promoção da cultura de melhoria contínua, visando aprimorar com constância os processos produtivos da organização;
  • aumento na qualidade final dos processos produtivos. Ao aplicar a metodologia, espera-se observar um aumento significativo na qualidade de produtos e processos;
  • aumento na satisfação do cliente. Ao entender e melhorar processos, reduz-se as probabilidades de erros e defeitos, aumentando a satisfação do usuário final;
  • redução de desperdícios e custos do processo. Identificar gargalos que levam à ineficiências é indispensável para reduzir custos e desperdícios;
  • otimização da eficiência operacional e redução da variabilidade, levando a melhores resultados e a maior qualidade etc.

Como implementar e quais são as etapas do Six Sigma?

Pode-se implementar o Six Sigma principalmente por meio do método DMAIC, que assume uma estrutura cíclica. 

Isso significa que é uma metodologia de melhoria contínua em que os resultados gerados devem servir como base para os próximos ciclos de aprimoramento.

Compõe-se o método DMAIC em cinco etapas. A partir delas, uma empresa consegue identificar processos, defeitos e erros, suas causas raiz, e implementar melhorias em processos operacionais para alcançar a excelência na qualidade final.

As etapas do DMAIC são:

  • definir;
  • medir;
  • analisar;
  • melhorar; e
  • controlar.

Definir

A primeira etapa do ciclo visa a identificação de problemas, o estabelecimento de metas e a compreensão dos requisitos, assim como, a definição dos profissionais que estarão envolvidos no projeto.

Uma ferramenta que utiliza-se nesta etapa para mapear de forma organizada o projeto é o Project Charter

Esse documento contém informações cruciais sobre o projeto, como o seu escopo, os problemas a serem resolvidos, o cronograma e os membros envolvidos, entre outros.

Além dela, o diagrama SIPOC também é muito útil para mapear os processos e entender os pontos críticos de cada etapa antes de partir para a próxima fase.

Medir

Após identificar os problemas relevantes nos processos produtivos, é hora de entender o desempenho atual desses processos. 

Para isso, realiza-se a coleta de dados relevantes e confiáveis e o uso de ferramentas como histogramas e gráficos de controle para entender, de maneira precisa, sua performance ao longo do tempo.

Em outras palavras, é um ponto de partida para compreender o desempenho dos processos internos atuais e usar esses dados como base para fazer análises futuras e propor as melhorias necessárias.

Analisar

Uma vez que a empresa entendeu o desempenho de seus processos internos, é possível averiguar as possíveis causas raiz que levam à atual ineficiência operacional e falta de qualidade nos processos.

Por exemplo, uma empresa identificou uma falha operacional em sua equipe de atendimento ao cliente, na qual recebe queixas sobre o tempo de espera para o suporte. Os relatos dizem que o tempo é dez vezes maior do que o esperado.

A partir dessa informação, na etapa de Análise identifica-se exatamente a causa raiz desse problema, ou seja, as possíveis razões para que isso esteja ocorrendo.

Ferramentas como 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa (Fishbone Diagram) ou a Análise de Pareto são comumente usadas na etapa de Análise para chegar à origem dos problemas e começar a pensar em soluções de melhoria.

Melhorar

Ao obter um entendimento completo das causas raiz dos problemas, a etapa de Melhorar (Improvement) visa implementar soluções para eliminar essas origens causais e garantir a melhoria nos processos.

O objetivo é desenvolver as soluções, criar um plano de ação realista com os recursos necessários e um cronograma do projeto. 

Nesse processo, o brainstorming de ideias em grupo pode ajudar a identificar as melhores soluções para reduzir a variabilidade dos processos.

Além disso, realizar testes piloto em menor escala é indispensável antes de fazer a implementação completa de melhorias. Estes testes ajudam a validar a eficácia das ações.

Por exemplo, antes de modificar um processo por completo, teste fazer pequenas mudanças para verificar a eficiência e decidir sobre prosseguir ou não com as alterações.

Controlar

Após implementar as melhorias na empresa, a fase de Controle visa garantir a efetividade das mudanças ao longo do tempo, monitorando com frequência o desempenho dos processos.

Para isso, cria-se um plano de controle com métricas, procedimentos e ferramentas que ajudem a monitorar o processo. 

Os gráficos de controle também são ferramentas essenciais para monitorar com frequência a variabilidade do processo e obter feedback sobre o desempenho das mudanças.

A melhoria contínua efetiva-se nessa etapa. Com base nos resultados obtidos no ciclo, pode-se continuar aprimorando os processos da empresa visando alcançar a excelência na qualidade e a redução da variabilidade nos processos produtivos.

Quais são as certificações em Six Sigma?

As certificações em Six Sigma são fundamentais para garantir a efetividade da implementação dessa metodologia em uma empresa. 

Existem diversos tipos de certificações, que vão desde o básico até o avançado e capacitam os profissionais em vários níveis de competência dentro da metodologia. 

As principais certificações são:

  • White Belt;
  • Yellow Belt;
  • Green Belt;
  • Black Belt;
  • Master Black Belt.

Cada certificação contempla diferentes níveis de conhecimento dentro da metodologia, sendo a “White Belt” a mais básica, e a “Master Black Belt”, a mais avançada.

Além disso, as certificações de Six Sigma são reconhecidas mundialmente como referência na área de gestão de qualidade.

Entretanto, não é preciso fazer todas as certificações em ordem da mais básica à mais avançada. É possível escolher aquela que mais faz sentido para o profissional e seus objetivos.

Por exemplo, muitas pessoas escolhem partir diretamente da certificação intermediária “Green Belt”, obtendo um conhecimento mais profundo da metodologia e podendo assumir maiores responsabilidades em projetos que usam o Seis Sigma.

Conclusão

O Six Sigma é uma metodologia de gestão de qualidade altamente reconhecida e usada em organizações de tamanhos variados. 

Por meio das análises profundas e complexas que baseiam-se em estatística e processos estruturados, é possível identificar defeitos, ineficiências e erros, e reduzir a variabilidade de processos produtivos com eficiência, levando a uma maior qualidade final. 

Se além de conhecer o Seis Sigma, você quer aprimorar suas habilidades em gestão de negócios com outras metodologias, as Sprints sobre Negócios da PM3 são ideais para você.

Conheça diversos métodos de gestão e como utilizá-los em sua empresa e aprenda com profissionais renomados do mercado. Saiba mais sobre as Sprints sobre Negócios da PM3!