Alguns de vocês já viram essa imagem, mas algo com o que eu não concordo é dizer que o Slack perdeu a batalha para o Microsoft Teams.
Vamos aos dados?
Quando você olha o gráfico, pode notar que ele foca somente em usuários ativos (DAU). Nesse ponto, a Microsoft realmente vence. Mas vamos olhar outra métrica:
- O faturamento bruto do Slack subiu 43%, chegando em US$ 903 milhões;
- Essa mesma métrica sobre o Teams não está disponível, mas podemos estimar. Somente 50% dos mais de 260 milhões de usuários premium do Microsoft 365 usam o Teams (quantos desses 260 milhões pagam só por causa do Teams? Duvido que o número chegue em 5%).
Para clientes premium no Microsoft 365 Business, o Teams é um complemento gratuito – e o Slack já até apresentou uma queixa antitruste na Europa sobre isso, argumentando que é um uso indevido do poder da plataforma.
Acontece que o jogo “enterprise” não é sobre usuários finais. É sobre compradores finais e sim, nesse ponto a MSFT fez um excelente trabalho de Sales-Led-Growth que acabou desacelerando (e muito!) o potencial de crescimento que o Slack tinha.
O que aprendemos com isso?
Isso nos fornece 2 grandes aprendizados:
- Nem sempre o melhor produto vai ter a maior quantidade de usuários;
- Nem sempre o first-mover vai garantir a maior quantidade de usuários.
Mas sempre vai ter alguém que prefere pagar por uma experiência premium – que, no caso, eu julgo ser o Slack. Por causa disso há quem diga que o Slack está competindo em um mercado diferente. Eu concordo em partes aqui. Com certeza existe um espaço que o Slack vai disputar com o Discord, Zoom e outros. Mas o segmento enterprise é definitivamente com a MSFT a briga.
Você pode imaginar vários cenários diferentes, onde o Slack acaba sendo muito bem-sucedido em determinados segmentos, enquanto o Teams pode ser mais bem-sucedido em outros. Por isso não podemos dizer “a Microsoft venceu.”
E, para encerrar, lembre-se: o Slack foi comprado por 27 bilhões de dólares pela Salesforce. Eles criaram uma categoria, dominaram ela e conseguiram um resultado de 27B. A maioria das startups nem chega perto disso, então argumentar que a MSFT conseguiu vencer porque aumentou o número de usuários ativos através uma versão “gratuita” é no mínimo injusto.
Domine a estratégia de produto
Quer ser capaz de fazer análises como essa? Já atua na área de Produto e deseja assumir cargos de liderança, gerir pessoas e influenciar diretamente na estratégia de produto da sua empresa? Ou ainda, já atua nessa função e quer seguir se qualificando na área? Então você precisa conhecer o Curso de Product Leadership!
O curso reúne um conteúdo aprofundado com mais de 25 horas de conteúdo gravado, feito para pessoas líderes ou seniores na área de Produto (mais de 3 anos de experiência).
Mais de 12 líderes renomados e com vasta experiência no mercado brasileiro compartilham seus aprendizados e cases, transmitindo as melhores práticas de gestão de pessoas e estratégia de produto.
Saiba como conectar negócio e produto em uma estratégia alinhada e forte!
Leia também: