Depois de um 2022 bastante desafiador para empresas de tecnologia, envolvendo muitos cortes e layoffs, é hora de olhar para a frente e se preparar para 2023. Pensando nisso, a PM3 – escola referência na educação em Product Management no Brasil – listou as principais tendências na área para 2023, com base em dados de sua pesquisa anual, o Panorama de Product Management 2022-2023.
O mais enxuto possível
Este ano vai ser mais complexo, pois é esperado uma crise no primeiro mundo, com os governos tentando controlar as altas taxas de juros. Isso vai demandar que os times sejam bem enxutos na hora de desenvolver soluções. Aplicar as melhores práticas de Product Discovery nunca estará tão em evidência, principalmente no que tange economia de recursos e entrega de valor em alta velocidade.
Data! Data! Data!
Escolher as principais métricas que devem ser acompanhadas e que de fato retratam valor para os usuários e pro negócio estará em voga. Segundo dados do Panorama, Product Analytics já está como principal necessidade das pessoas de Produto no país.
Ser líder de verdade
Navegar por mares de incertezas é o que vai mostrar do que a liderança é capaz. Além de conectar em um nível macro às necessidades dos usuários com as do negócio, a gestão deverá estar próxima das pessoas, para passar tranquilidade e também motivar os times. Em situações mais críticas e em que muitas empresas passam por possibilidade de demissões, a liderança precisará se preparar para o processo de maneira assertiva mas também humana e acolhedora.
Marketing de Produto
Uma vez que 40% das empresas do país não tem uma pessoa ou área de Product Marketing, haverá uma busca intensa por formar pessoas internamente para que elas conectem as áreas de Produto, Vendas, Customer Success e Marketing e assim entregar posicionamento, proposta de valor, empacotamento e preço justo para o usuário na ponta. Se a sua empresa não começou a olhar para isso, muita atenção.
Maior presença feminina
As mulheres chegaram para ficar de igual para igual com os homens quando o assunto é gestão de Produto. Segundo os dados do Panorama, elas já representam 50% das pessoas que trabalham na área. Iniciativas como Mulheres de Produto e influenciadoras da área, como A Garota de Produto, Product by Dani, Yas Produteira e outras criadoras de conteúdo acabam por impulsionar outras mulheres a entrarem e evoluírem na área.
Não é apenas sobre Growth, mas sobre crescer saudável
Com a taxa de juros no mundo aumentando, as empresas precisarão cada vez mais se preocupar com margem de lucro, fluxo de caixa e métricas como EBITDA. Isso muda completamente a forma que as pessoas de produto priorizam iniciativas no seu dia a dia. Produtos paralelos que sustentem o produto principal e gerem novas fontes de receita estarão em alta, assim como ações de collab.
Atenção à privacidade dos dados de consumidores
Além da maior fiscalização em relação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o comportamento dos consumidores vem se voltando cada vez mais para uma preocupação sobre como seus dados são usados pelas empresas, demandando maior cuidado e transparência.
É necessário explicar aos consumidores, desde o onboarding, como os dados serão usados e permitir que eles consultem e ajustem os dados disponíveis enquanto é cliente, assim como permitir a exclusão de dados após deixar de ser cliente (respeitando as possíveis limitações legais).
Explosão dos meetups
Com a volta ao normal, os encontros presenciais estarão em alta. Um exemplo disso foram os mais de 15 Product Camp Pockets que rolaram em diversas cidades pelo país e outras iniciativas como Product Arena e Product Tank, em Floripa.
Vale lembrar que esses encontros presenciais da comunidade de Produto no Brasil começaram lá em 2016, com o Marcell Almeida (hoje CEO da PM3) fundando o Product Camp (maior evento sobre Produtos Digitais da América Latina) com o objetivo de fomentar trocas entre pessoas da área.
Produto é meio, não fim
Sabemos que produto, app, site, tecnologia, dados, algoritmos não são o fim, a meta ou o resultado, mas sim veículos para se atingir o objetivo de gerar resultado o mais rápido possível. Ainda na linha da expectativa de ter um 2023 mais difícil para as empresas, conversamos com Joaquim Torres, um das grandes lideranças de Produto do mercado, e ele ressalta:
“O time precisa ser o mais rápido possível, pois para gerar resultados é preciso investir dinheiro. Quanto mais tempo demorarmos na geração de resultados, mais dinheiro precisaremos.”
Conclusão
Essas são perspectivas que podem ser vistas como tendências globais, mas, olhando para o mercado brasileiro, notamos grandes oportunidades de crescimento. O Panorama é um retrato do momento atual da área de Produto no Brasil, e as trocas dentro da própria comunidade também refletem esse cenário.
E na realidade da sua empresa, como acha que essas tendências são vistas?
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