Todo Gerente de Produtos vira Gestor de Pessoas? - Cursos PM3
Sergio Pena

Sergio Pena

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Desde pequenos somos estimulados a decidir o que faremos na nossa vida profissional. Nessa fase da vida nos inspiramos em familiares próximos ou pessoas famosas e dizemos com toda a certeza do mundo: “Vou ser astronauta” ou “Vou ser jogador(a) de futebol”. Doce ilusão.

Segundo um centro de pesquisa renomado, o Centro de Pesquisa Fonte Vozes da Minha Cabeça (risos), cerca de 1% das crianças acertam suas previsões profissionais.

Passada a adolescência e rumo à vida adulta temos mais um momento para decidir qual caminho profissional seguiremos, agora de verdade. Rumo ao vestibular a primeira decisão é sobre qual será nossa área de atuação: Exatas, Humanas ou Biológicas. Mais difícil que isso é só a próxima decisão: qual profissão escolheremos dentro da área de atuação?

No momento do vestibular colocamos um peso muito grande na nossa decisão pois achamos que ela será imutável. Achamos que aquilo que escolhermos será o que faremos para o resto da vida.

A boa notícia é que estávamos errados e sempre há tempo para mudar nossos rumos profissionais.

O caminho até a Gestão de Produtos

A profissão de Gerente de Produtos (PM) vem ganhando destaque no Brasil nos últimos anos, inspirada pelas startups do Vale do Silício nos Estados Unidos. Essa profissão é bastante generalista, pois engloba diversos aspectos como Tecnologia, Estratégia, Liderança, Design, Dados, Marketing, entre outros.

De acordo com a pesquisa “Panorama do mercado de Product Management no Brasil” de 2021 realizada pela Cursos PM3, 29,7% das pessoas que trabalham com Produtos vêm da área de Tecnologia, 13,5% de Marketing/Comunicações e 4,2% da área Financeira. Outras áreas profissionais também estão representadas, como a área de Negócios e a área de Design, entre outras.

Geralmente, os profissionais dessa área percorrem caminhos diferentes até chegarem a essa posição. Alguns começam em uma área específica, como Desenvolvimento de Software, e depois se interessam por Produtos. Outros iniciam em áreas de Negócios ou Marketing, etc.

Quando começamos na carreira de PM, nossas responsabilidades geralmente estão mais voltadas a garantir entregas já planejadas, liderando um time previamente formado. Ao passo que vamos ganhando experiência, somos cobrados por descobrir oportunidades, priorizar as descobertas e conectá-las com a estratégia do produto, entre (várias) outras coisas.

O que normalmente acontece com alguém que sobe na carreira de PM é em algum momento ir para um cargo mais voltado à gestão de pessoas, como Group Product Manager e posteriormente Head de Produto. Mas só existe essa opção?

A ladder de carreira de PM

Cada empresa possui sua própria estrutura de papéis e cargos, tornando difícil encontrar a mesma estrutura ao mudar de empresa. Uma pesquisa feita por uma das referências em conteúdos sobre gestão de produtos, Lenny Rachitsky, mostra como as principais startups dos Estados Unidos organizam suas áreas de Produto.

Embora os cargos sejam diferentes de empresa para empresa, é possível ver que na maioria delas existe a bifurcação de carreira entre Gestão e Contribuidor Individual (IC) – Fonte: Lenny’s Newsletter – Product management career ladders. No Brasil, as empresas estão começando a seguir nessa linha, embora a maioria delas ofereça a gestão de pessoas como o único caminho possível de crescimento na carreira como Product Manager.

Qual a diferença entre essas trilhas de carreira?

Trilha de Gestão

Exemplos de cargos: Lead Product Manager, Group Product Manager, Head de Produto.

Habilidades mais importantes: habilidades interpessoais (soft skills).

Profissionais que seguem essa trilha normalmente lideram Tribos ou áreas inteiras, sendo responsáveis pela gestão de pessoas, custos e resultados. Por isso é necessário que já tenham boa experiência atuando como Product Manager anteriormente.

Gestão de pessoas

Em relação à gestão de pessoas, eles têm a missão de orientar e formar seus liderados, contribuindo com seu crescimento de carreira.

Gestão de custos

Por liderar uma área toda, quem segue nessa trilha também se torna responsável por gerenciar os custos da área, seja com recursos humanos ou materiais, fazendo previsões orçamentárias, acompanhando a evolução dos custos e reportando para sua liderança.

Gestão de resultados

Seguindo nessa trilha você irá liderar outros PMs e continuará sendo cobrado pelos resultados do seu time, mas agora o time será maior e você terá uma atuação cada vez mais indireta nas iniciativas.

Trilha de Contribuidor Individual (IC)

Exemplos de cargos: Staff Product Manager, Distinguished Product Manager, Principal Product Manager.

Habilidades mais importantes: habilidades técnicas (hard skills).

Profissionais que seguem essa trilha buscam se tornar cada vez mais proficientes na parte “técnica” como Gerente de Produto, ou seja, em Dados, Design, Estratégia, Tecnologia, Marketing, etc.

Liderança técnica

A pessoa que segue na trilha de IC se torna uma referência para outras pessoas PM, apoiando quando necessário na resolução de problemas comuns à area de Gestão de Produtos.

Influência na área/empresa

Por se tornar cada vez mais proficiente na parte “técnica”, é esperado que quem siga nessa trilha comece a influenciar também as decisões fora do seu time, a nível de área ou da empresa como um todo.

Desafios

Como diria o Tio Ben, “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Por isso, embora o IC continue atuando na função de PM, essa pessoa assumirá desafios cada vez mais complexos como por exemplo liderar o produto-chave da empresa, criar novas linhas de negócio, etc.

Dúvidas frequentes

Como eu sei qual a melhor trilha para mim?

Essa é uma questão muito pessoal mas minha dica é entender como você quer gastar a maior parte do seu tempo de trabalho: gerenciando pessoas ou resolvendo desafios de produto. O lado bom é que quase sempre tem volta. É possível migrar de uma trilha para a outra caso você não se adapte.

IC não precisa gerenciar pessoas?

Mentira. A liderança de pessoas é algo intrínseco à profissão de Gestão de Produtos, por não ser um papel operacional. Você (quase) sempre vai entregar resultados através de outras pessoas e mesmo que você não gerencie a carreira delas ainda participará da formação da equipe e do seu dia a dia. Além disso, o IC também pode mentorar outras PMs, ajudando na sua formação técnica.

Por que a maioria das pessoas segue para a trilha de gestão?

Também gostaria de entender (risos). Brincadeiras à parte, o fato de ser a única opção em muitas empresas provavelmente responde a essa pergunta. Eu particularmente torço para que cada vez mais PMs sigam na trilha de IC!