Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos o Geisel Alves, que tem um background em Mecatrônica, e hoje atua como Product Manager na Vitta.
Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos profissionais de Produtos digitais, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso!
Breve histórico sobre você
Sempre tive um lema pessoal que, se algo não existisse, eu poderia ser a pessoa responsável por criar. Isso me acompanhou desde novo. Tive a oportunidade de me formar num curso técnico de mecatrônica e logo em seguida entrar na graduação de Biotecnologia lá em Salvador. Essas duas formações me deram uma visão multidisciplinar para a resolução de problemas, além de expandir meus horizontes para novas tecnologias do mercado. Atualmente sou Product Manager da Vitta, uma startup promissora da área de saúde.
Na minha vida pessoal, tenho uma paixão especial por aprender e ensinar sobre apresentações e também pela cultura pop!
Como foi seu processo seletivo para produto? Alguma dica para quem está começando?
Ao entrar como Product Manager na Vitta, além da análise de currículo, eu tive a oportunidade de compartilhar um case técnico que tinha feito com a líder de produtos de uma das áreas da empresa. Depois disso, participei de duas reuniões com COO e CEO da empresa.
No case, investir tempo em montar um material claro, que conseguisse responder às perguntas propostas, além de explicar toda a minha linha de raciocínio. Para essa etapa eu super aconselho reservar um tempo com antecedência, ler o enunciado fazendo anotações do que é pedido, e em seguida deixar claro o que é o real problema proposto antes de aprofundar nas soluções. Garanta que vai embasar as análises propostas, além de fazer benchmark com outras empresas que já passaram pelo mesmo problema.
Nas entrevistas, uma foi para avaliar competências técnicas e outra mais voltada ao fit cultural. Para ambas, aconselho fazer o dever de casa de estudar sobre a empresa e o mercado que ela está inserida. Ao responder às perguntas, seja direto e sempre que possível traga um exemplo da sua trajetória que possa corroborar o seu ponto de vista.
Qual você acha um mindset ideal para trabalhar na área de Produto?
Na minha opinião, curiosidade é um dos pontos mais importantes para seguir na área – e isso se aplica tanto para o produto que você está desenvolvendo, quanto para o seu autodesenvolvimento.
Acredito que é muito relevante para um líder de produto buscar saber como as coisas funcionam, o que os clientes acham daquela solução, ficar bem próximo dos usuários e do time que lida diretamente com eles.
Sempre questionar por que as coisas funcionam daquele determinado jeito, além de buscar sempre aprender o que há de novo no mercado, ou o que outros grandes profissionais estão fazendo.
Além disso, ter a disciplina de estudar coisas novas em cursos, artigos e livros. Agregando sempre com network e benchmark com outros times!
Como a PM3 ajudou na sua trajetória profissional?
A PM3 foi uma das primeiras referências que tive sobre formação de produtos e consigo enxergar claramente 3 motivos:
- Me deu mais confiança na prática do dia a dia, me mostrando conceitos gerais para que eu pudesse aprofundar de acordo com minha necessidade.
- Conexão com a comunidade de alunos e ex-alunos, que ajudam muito com indicações e tirando dúvidas do dia a dia de um PM.
- Apresentação de oportunidades para autodesenvolvimento como eventos, lives e outros profissionais para conhecer e seguir!
Gostei tanto da fórmula que voltei a estudar com o curso de Product Discovery da PM3!
Tem alguma história que gostaria de compartilhar?
Sempre fui muito curioso por aprender e estudar a apresentação e levei isso como um hobby paralelo durante bastante tempo. Com o tempo, estudando sobre produtos, fui aprendendo várias ferramentas sobre discovery e service design.
Eu queria muito colocar tudo isso em prática para ter a vivência e criar confiança no assunto, e foi neste momento que tive o insight de juntar esses dois pontos e criar uma laboratório pessoal onde pudesse praticar esses conceitos e me conectar com profissionais incríveis de áreas criativas. Foi aí que montei uma comunidade criativa chamada Sólida.cc, onde consigo aprender e compartilhar aprendizados com designers, ilustradores e especialistas em business e storytelling.
A melhor forma de aprender é praticando. Fica aí mais uma dica pra quem está começando e quer montar um repertório ou participar de alguns cases.
Alguns livros e conteúdos que indica.
Tentando fugir das obras mais clássicas de produtos, gostaria de sugerir o livro Storytelling com Dados, da Cole Nussbaumer Knaflic. Esse livro traz ótimas instruções práticas e cases para melhorar a forma como você monta e compartilha os dados que você precisa apresentar.
Na vivência de um PM, temos a necessidade constante de analisar e apresentar pesquisas e resultados, que precisam ter uma visão bem clara, para apontar as melhores soluções.
Além disso, ficar atento para lives de profissionais do mercado, principalmente aquelas onde são trazidos vivências e cases práticos para a resolução de problemas de produtos.
Quer sair na frente e arrasar nas entrevistas de Produto?
Em parceria com o podcast Papo de Produto, desenvolvemos o e-book “20 perguntas e respostas em entrevistas para Product Managers”, onde você vai aprimorar a sua expertise e conseguir se preparar melhor para a sua próxima entrevista para cargos na área de Produto, além de ter uma ideia do que grandes líderes esperam dos seus entrevistados e entrevistadas.
Material perfeito para quem está buscando mudar de empregou ou migrar para a área de Produto. Baixe o material e esteja mais preparado(a) do que nunca!
Temos certeza que com ele você vai chegar mais bem preparado em sua próxima entrevista para Product Manager.