Continuando a série de entrevistas com os nossos alumni, convidamos o André Moretti, que tem um background em Publicidade e Propaganda e hoje atua como Product Owner na Whirlpool Corporation, para compartilhar a sua história.
Aprender com as experiências das outras pessoas é uma das formas de se inspirar e buscar alternativas para uma transição de carreira, como é o caso de muitos Product Managers, as suas experiências no passado acabam por moldar quem você é hoje ou será amanhã. Vamos a isso!
Conte um pouco sobre você
Me chamo André, tenho 26 anos, sou baterista e formado em Publicidade e Propaganda. Comecei minha carreira na área de Trade Marketing em uma multinacional que vendia desde pilhas até protetor solar.
Durante os anos passei pelas áreas de marketing, e-commerce e digital, até chegar no mundo de produtos, onde estou a 2 anos. Atualmente sou Product Owner na Whirpool (acabei de começar lá inclusive) e acredito ter muitos desafios pela frente.
Por que você quis se tornar um PO?
Na verdade foi algo muito natural na minha carreira… Acho que ninguém ouve falar de produtos, PM ou PO na faculdade, é uma área muito nova. No primeiro mês que eu comecei a trabalhar com produtos sem saber muito bem o que era aquilo, já percebi que era a minha área.
Antes de entrar na área de produtos, você chegou a questionar se tinha o background certo?
Eu nunca questionei o meu background, pois foi uma transição natural entre marketing, digital e produtos. Acredito que você deve se aprimorar quase que “real time”, fazendo cursos, lendo, participando de eventos, etc. Já vi profissionais das mais diversas áreas trabalhando em produtos e nenhum tinha um background “ideal”, apesar disso, todos eram profissionais incríveis.
Logo nos primeiros dias já na área de produtos (ainda como PO), quais foram seus principais desafios e como deu a volta por cima?
No começo o principal desafio foi entender papéis e responsabilidades… Comecei a trabalhar como PO em uma área totalmente nova (com um time que não se conhecia), focada em inovação, porém em uma empresa tradicional.
Depois do time “se encontrar” e as coisas começarem a fluir, os desafios foram dos mais variados. Desde convencer a diretoria de que deveríamos lançar um MVP e não um produto perfeito, até fazer processos de Discovery, Design Sprint, etc.
Por que escolheu a PM3 e o que mudou depois do curso?
Escolhi a PM3 pelo conteúdo do curso e os professores que são grandes profissionais de excelentes empresas.
O curso de Product Manager agregou muito no meu dia a dia profissional, ajudando a esclarecer alguns processos e conceitos e também ensinando coisas novas que são super aplicáveis. Por exemplo, após o módulo de Discovery consegui aplicar duas sessões de ideação com times internos para um novo projeto extremamente desafiador.
Algum conselho para quem aspira entrar na área e se tornar um PO/PM?
Estudar, estudar e estudar.
A área é muito nova, mas também muito dinâmica…você tem sempre que se manter informado, ficar por dentro das tendências, assistir palestras, workshops, fazer contato com os profissionais da área, etc.
Curso online de Product Discovery!
Estude com a gente no nossocurso online de Product Discovery. Uma oportunidade incrível de aprender como fazer um bom Product Discovery, aprendendo com profissionais de empresas como Nubank, PicPay, Booking.com, Tapps Games entre outras. São mais de 30 horas de conteúdo em vídeo-aulas, artigos cuidadosamente selecionados e 14 instrutores altamente qualificados. Confira a ementa do curso!
Acompanhe outras histórias inspiradoras:
- Uma Product Owner com background em Engenharia: PM3 Stories
- Product Owner com background em Relações Internacionais: PM3 Stories
- Um Product Owner com background em Comunicação: PM3 Stories
- Um Product Manager com background em UX Design: PM3 Stories