UX Writing: o que é, importância e o que faz a pessoa UX Writer
Equipe de conteúdo - PM3

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12 minutos de leitura

UX Writing é uma área que une o processo de criação de textos para interfaces à experiência do usuário com produtos e serviços digitais.

Com o crescimento no uso de soluções digitais, a experiência do usuário se tornou um fator determinante para o sucesso de um produto no mercado. O UX Writing faz parte dessa equação e se apresenta como recurso indispensável para empresas. A prática envolve o desenvolvimento de peças de conteúdo – textos e microtextos – em que o foco é proporcionar uma experiência de valor ao usuário, através de elementos textuais úteis, amigáveis e claros.

Acompanhe este artigo para conhecer essa área que vem ganhando cada vez mais relevância no contexto de empresas digitais!

O que é UX Writing?

UX Writing ou redação UX, é uma área de atuação que tem como objetivo a produção de textos otimizados para a experiência da pessoa usuária de uma interface ou produto digital. O termo deriva de áreas como UX Design, que aplica conceitos do design para fornecer uma experiência de valor, amigável e intuitiva através de uma interface navegável e acessível para os usuários. 

Assim como em UX Design, a redação UX também visa aprimorar a experiência dos usuários. Nesse caso, utiliza-se elementos textuais para guiar a navegação do usuário pela interface da maneira mais amigável, relevante e objetiva possível. Esses elementos vão desde menus, botões, campos de escrita e formulários, até mensagens de erro, atualização de status, notificações do sistema, entre outros.

Sendo assim, um profissional UX Writer estará presente em todo o processo que envolve a comunicação textual otimizada de uma interface, garantindo uma boa experiência de navegação pelo sistema.

Qual a importância do UX Writing para empresas?

A redação UX exerce uma grande importância no contexto de empresas digitais, principalmente com mudanças tecnológicas constantes e o uso cada vez maior de plataformas, sistemas e produtos digitais. O UX Writing ajuda a garantir a consistência dos elementos textuais e da comunicação de uma marca com seu público através de suas interfaces digitais. 

Além disso, é uma prática indispensável para estabelecer um tom de voz adequado, bem elaborado e conciso, que pode ser propagado com facilidade para fortalecer a identidade de uma marca no mercado. Adicionalmente, criar textos consistentes, também facilita o uso do sistema por diversos tipos de usuários, otimizando a acessibilidade e a usabilidade da interface. 

Dessa forma, adotar práticas de redação UX é fundamental para todo o processo de desenvolvimento de um produto digital, e um profissional da área colabora e contribui ativamente para guiar o usuário e levá-lo a uma boa experiência com o sistema.

Quais são as características do UX Writing?

O UX Writing preza pela criação de elementos textuais que otimizem a experiência da pessoa usuária, assim, as principais características desse tipo de escrita são:

Clareza e objetividade

A escrita em redação UX precisa ser clara e objetiva. Essa prática, na maioria dos casos, envolve a criação de microtextos (microcopy, em inglês), ou seja, textos pequenos em espaços limitados. Então, quando se escreve com foco na otimização da experiência do usuário, é indispensável que essa escrita seja clara e objetiva, facilitando o entendimento do usuário de maneira eficaz

Consistência e tom de voz adequado

Os elementos textuais para interfaces digitais precisam manter um estilo de comunicação consistente, coeso, que refletem a identidade da marca e seu tom de voz, e atendem às necessidades dos usuários sem confundi-los no processo. Por isso, a consistência e o tom de voz adequado também são características essenciais da redação UX. 

Utilidade

Em UX Writing, os textos precisam ser úteis e aplicáveis, ao mesmo tempo que agregam valor à experiência do usuário.  Isso pode ser feito de várias formas, em diversos formatos e funções, como por exemplo, dando orientações claras sobre uma ação, ou fornecendo feedback em tempo real ao usuário.

Acessibilidade e inclusão

Além de ser claro, objetivo, útil e consistente, os elementos textuais orientados para uma boa experiência do usuário também devem ser acessíveis e inclusivos.

Isso significa atender aos diversos perfis de usuários do produto ou sistema digital, considerando as diferentes necessidades, desejos e expectativas da pessoa usuária.

Diferenças entre UX Writing e outros tipos de escrita

A redação é um campo abrangente que abrange vários estilos de escrita para diferentes canais, estratégias e objetivos. 

Por isso, apesar da redação UX ser um campo da escrita, ele se difere de outras áreas como copywriting, redação SEO e redação técnica.

Confira algumas diferenças fundamentais entre UX Writing e outras áreas da escrita:

Copywriting

As diferenças entre UX Writing e Copywriting são significativas. Você já sabe que o UX Writing é a escrita com foco em otimização da experiência do usuário com uma solução digital. Já o copywriting visa está mais voltado para a área de marketing e publicidade, focando na criação de peças de conteúdo atrativas para diversos canais, com o objetivo de promover, convencer e vender a solução para os usuários.

Redação SEO

Já a redação SEO é outro tipo de escrita digital que foca na criação de conteúdos para blogs ou sites otimizados para os mecanismos de busca. Nessa atuação, utiliza-se técnicas para otimizar o conteúdo de acordo com as melhores diretrizes de SEO recomendadas por mecanismos de busca como o Google. O objetivo dessa atuação é criar conteúdos para melhorar o alcance, posicionamento e visibilidade de uma marca de maneira orgânica.

Redação técnica

Por outro lado, a redação técnica visa a produção escrita de conteúdos técnicos sobre uma determinada área. Essa atuação foca em criar materiais textuais detalhados, de fácil entendimento e que ajudem o indivíduo a compreender detalhes técnicos de um produto ou serviço.  Nessa prática, é comum a produção de documentos, manuais ou guias aprofundados sobre um tema.

O que faz um UX Writer?

Uma pessoa UX Writer é um profissional muito valioso em um time de desenvolvimento de produto.  Essa pessoa não será responsável apenas pela criação das peças textuais otimizadas para a experiência do usuário, mas também trabalhará em colaboração com outros profissionais, auxiliando várias etapas do desenvolvimento de uma interface digital.

Algumas funções de uma pessoa UX Writer são:

  • Criar guia de escrita: é função do UX Writer criar um guia de escrita com estilos e diretrizes a serem usadas para manter a consistência na comunicação em todo o produto.
  • Produzir elementos textuais da interface: a produção dos textos para diversos aspectos e funcionalidades do produto também são responsabilidades da pessoa UX Writer. Esses elementos podem ser botões, menus, mensagens de erro, notificações, instruções, entre outros.
  • Colaborar com profissionais de outras áreas: esse profissional também estará em constante contato e colaboração com UX designers UX researchers e desenvolvedores, garantindo que os elementos textuais do produto sejam consistentes e estejam alinhados a outros elementos, como as funcionalidades do sistema. 
  • Pesquisas e testes de usabilidade: assim como na área de design UX e UI os testes de usabilidade e as pesquisas são essenciais para coletar feedback e melhorar o produto, em UX Writing, isso também acontece e é importante para que a comunicação da interface continue atendendo e proporcionando uma boa experiência ao usuário. Assim, um UX Writer também participa do processo de pesquisa e testes de usabilidade de um produto.

Quanto ganha um UX Writer?

sálario UW Writer

De acordo com o Glassdoor, a faixa de salário base de um UX Writer no Brasil é de R$4.000 a R$8.000, sendo a média salarial R$11.703/mês. 

Esse valor pode variar entre R$8.000 e R$20.000, de acordo com o nível de experiência, a empresa, a localidade e outros fatores que contribuem para essas diferenças.

Dicas para começar a trabalhar na área de redação UX

Se você se interessou pela área de UX Writing e planeja começar a trabalhar nesse segmento da escrita digital, algumas dicas para ingressar nesse mercado são:

Entender quais habilidades precisará desenvolver

Habilidades técnicas e comportamentais são indispensáveis para uma boa atuação como UX Writer. Assim, conhecer os requisitos para trabalhar na área é fundamental. 

Algumas habilidades solicitadas por empresas são:

  • Redação e edição de textos;
  • Comunicação assertiva;
  • Conhecimentos em design UX e UI;
  • Criatividade;
  • Flexibilidade;
  • Conhecimentos básicos em ferramentas de design como Figma, Sketch, etc.

Fazer um curso ou formação na área 

Uma boa forma de ingressar na área é buscar um curso ou formação no segmento de UX Writing.

Optar por um curso ou formação te ajudará a obter o embasamento teórico necessário para atuar na área. 

Aprofundar-se na temática

Além da formação ou curso livre nesse nicho, uma maneira de se aprofundar ainda mais é o consumo de conteúdos, como livros técnicos na área.

Algumas recomendações são:

  • Microcopy: The Complete Guide, por Kinneret Yifrah;
  • Nicely Said, por Nicole Fenton e Kate Lee;
  • Content Design, por Sarah Richards;
  • Strategic Writing for UX: Drive Engagement, Conversion, and Retention with Every Word, por Torrey Podmajersky;

Criar um portfólio e busque

O portfólio é uma ferramenta muito útil para demonstrar suas habilidades em UX Writing e encontrar oportunidades profissionais. 

Se você ainda não participou de nenhum projeto na área, mas tem um background em escrita, por exemplo, como pessoa redatora, essa experiência muitas vezes te ajudará a conseguir suas primeiras oportunidades profissionais.

Como aplicar UX Writing?

Para começar a aplicar a redação UX, deve-se considerar diversos fatores. Veja algumas dicas para aplicar UX Writing de maneira eficaz:

Entenda o público-alvo do produto

Fazer pesquisas para conhecer o público-alvo do produto ou serviço é indispensável quando pensamos em UX Writing. Essas informações ajudarão a definir a melhor forma de comunicação do produto com o usuário, atendendo suas necessidades e expectativas em relação à solução.

Crie um guia de escrita e mantenha a consistência

A criação de um guia de escrita também é indispensável para padronizar e definir um estilo de comunicação consistente em todo o produto. Isso ajudará o usuário a navegar mais facilmente pela interface do produto, trazendo uma noção de familiaridade com o sistema e agregando mais valor à experiência. 

Além disso, um guia de escrita ajuda a atribuir um tom de voz adequado à empresa, aprimorando a identidade da marca. 

Crie elementos textuais claros e concisos

Lembre-se que clareza e concisão são características indispensáveis na redação UX e use isso para criar textos funcionais.  Assim, ao criar os elementos textuais do produto, certifique-se que os textos são legíveis e facilmente compreensíveis, além de que deixam claro a mensagem que se deseja passar, facilitando a navegação e a usabilidade do sistema.

Faça testes e iterações

As aplicações em UX Writing não acabam após a criação das peças textuais, essa é uma prática que requer constante revisão e atualização. O comportamento e as necessidades do usuário mudam com frequência. Por isso, é preciso pensar em testes de usabilidade e iterações quando isso acontece, para garantir que a comunicação do produto continue contribuindo para uma experiência de valor ao usuário.

Trabalhe em colaboração

A colaboração é um aspecto vital para a área de UX Writing. Um profissional de redação UX deve estar em constante alinhamento com outros times, como desenvolvedores e designers de produto. Isso garante a criação de um fluxo de trabalho otimizado e ajuda a manter a consistência dos elementos textuais em relação aos outros componentes do produto.

Conclusão

A atuação em UX Writing é cada vez mais relevante para empresas digitais. Esse tipo de escrita é estratégico, intencional e fundamental para garantir o sucesso na experiência do usuário com a solução. Assim, o profissional UX Writer é um ativo indispensável para times de Produto que buscam oferecer uma experiência de valor para seus clientes.

Se você se interessou pela área e tem objetivos de adentrar esse segmento da escrita digital, esperamos que este artigo tenha servido de base para te ajudar a ingressar na área!

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