Wireframe vs mockup vs protótipo: quais são as diferenças?
Gustavo Paiva

Gustavo Paiva

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10 Perguntas e respostas em entrevistas para Analista de Dados

Os wireframes, mockups e protótipos são três recursos fundamentais para o design de produtos digitais. Utilizados nas etapas que antecedem o desenvolvimento do produto, é bastante comum confundi-los, achando que são apenas nomes diferentes para uma mesma função.

No entanto, cada um serve a momentos diferentes do ciclo de design, sendo essenciais para que UX/UI designers e desenvolvedores possam criar interfaces mais precisas com relação ao que os usuários esperam. Assim, é importante conhecer suas funcionalidades e fazer um bom uso, a fim de otimizar os processos e oferecer uma boa experiência aos usuários.

Pensando em tudo isso, resolvemos elaborar este artigo para que você possa compreender as diferenças entre wireframe vs mockup vs protótipo. Você vai entender a importância e os detalhes de cada um, além de conhecer as melhores ferramentas disponíveis para aplicá-los. Siga a leitura!

A importância de wireframes, mockups e protótipos no product design

Os wireframes, mockups e protótipos participam das etapas que precedem o desenvolvimento de um produto digital, possibilitando que UI/UX designers executem testes em cada parte do processo. Eles são meios fundamentais para atestar a adequação do produto às expectativas dos usuários-alvo e garantir que requisitos de navegabilidade, facilidade de uso e fluidez, por exemplo, foram atendidos.

Os testes de usuário são indispensáveis para dar sequência ao desenvolvimento de produtos digitais e são feitos em momentos distintos, sendo o wireframe um dos primeiros e seguindo até o protótipo, que confere mais fidelidade ao que é esperado do produto.

De forma resumida, podemos dizer que o wireframe auxilia a visualizar as primeiras concepções do produto, como uma espécie de esboço. 

O mockup, por sua vez, avança ao acrescentar opções mais específicas de design, como ideais de cores e fontes. Assim, ele é mais fiel na representação do produto final.

Já o protótipo se aproxima de maneira mais fiel do que é esperado como produto final, ao focar no design de interação, sendo possível configurar elementos de navegação mais sólidos e experimentar como eles se comportam.

Para que você aprofunde seu conhecimento, nos tópicos a seguir vamos abordar cada um deles em detalhes.

O que é um wireframe?

O wireframe é uma espécie de “rascunho” do que será o design de um projeto. Por se tratar de uma representação de baixa fidelidade, seu principal foco é fornecer um vislumbre da ideia do produto — por exemplo, um site ou um aplicativo — e apontar para alguns elementos essenciais que devem aparecer nele.

Nesse sentido, ele é muito importante para que os desenvolvedores tenham uma noção da estrutura, do layout, enfim, da “arquitetura” desse produto digital.

Mais fáceis de criar, os wireframes podem ser feitos à mão ou de forma digital, e costumam não ter cores. Servem, portanto, para que seja possível chegar a um consenso sobre a funcionalidade geral do projeto.

Quando utilizar wireframes

Os wireframes são utilizados nos estágios iniciais do design do produto como uma forma de tornar tangíveis as ideias abstratas sobre ele. 

Ele serve para fornecer informações gerais sobre o produto por meio de esboços rápidos e facilmente modificáveis, permitindo a identificação e decisão sobre o que será o escopo do produto.

O que é um mockup?

O mockup é a representação praticamente “final” do produto, como uma simulação estática de sua aparência visual. Com ele, já é possível visualizar aspectos como a tipografia utilizada, a iconografia e as cores, ou seja, o estilo e toda a identidade visual da interface do produto.

Trata-se de uma etapa essencial para fornecer uma noção mais realista do projeto, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários. O mockup permite que possíveis erros e incoerências que não eram visíveis no wireframe sejam percebidos e corrigidos.

Portanto, essa fase auxilia na tomada de decisões antes que estas sejam incorporadas aos códigos do produto, o que evita retrabalhos.

Quando utilizar mockups

Os mockups são utilizados sobretudo para vender a ideia do produto antes mesmo de começar o projeto. Ele permite que a ideia seja apresentada aos interessados, alinhando as expectativas do que será o produto final, além de permitir a coleta de feedback dos usuários com relação à identidade visual. 

Pode acontecer antes ou depois do protótipo, como uma etapa final do design.

O que é um protótipo?

Diferentemente do mockup, o protótipo tem como foco o design de interação. Ou seja, já é um modelo de aplicativo ou página da web, por exemplo, em que dá para testar as funcionalidades

Em outras palavras, um protótipo é ainda um esboço que, no entanto, é navegável. Assim, a interface do usuário criada como mockup é integrada ao protótipo para a realização de testes de usabilidade do produto. 

Aqui, temos uma simulação o mais realista possível do funcionamento final do produto, sendo possível identificar possíveis falhas na experiência do usuário e receber seus feedbacks.

Quando utilizar um protótipo

Um protótipo serve para simular a interação dos usuários. Trata-se de uma versão funcional na qual é possível testar a usabilidade e identificar possíveis falhas. Ele é crucial para validar as ideias de todo o processo de desenvolvimento do design e pode envolver toda a equipe para testar. 

A navegação, por exemplo, pode ser validada pelos UX Writers, enquanto as funcionalidades são verificadas pelos Product Managers. Em último caso, é uma etapa essencial para convencer os clientes de que é um produto digno de desenvolvimento.

As principais ferramentas para wireframe, mockup e protótipo

Agora que você já sabe as diferenças entre wireframe, mockup e protótipo, vamos dar dicas de algumas das melhores ferramentas usadas para cada uma dessas etapas. Confira:

Balsamiq

O Balsamiq é uma ferramenta de wireframing que possui interface bastante intuitiva e descomplicada

Bastante popular entre UI designers que estão começando, permite o desenvolvimento de layouts e estruturas sem complicações em seus projetos, com comandos simples de arrastar e soltar.

Figma

O Figma é uma ferramenta baseada em nuvem utilizada para criar wireframes, mockups e protótipos. Ela é amplamente conhecida no mercado, sobretudo para a criação de protótipos. 

Além disso, o Figma oferece um ambiente colaborativo para trabalho em equipe, o que possibilita a interação de vários usuários de forma simultânea. Vale mencionar que o uso individual é gratuito.

Adobe XD

Adobe XD é o software de design da Adobe com foco em criação de protótipos completos para produtos, sites e aplicativos de celular. Também conta com recursos baseados em vetor para protótipos e mockups, além de trazer ferramentas de controle de fluxos de trabalho, transições animadas, elementos dinâmicos etc. 

Com interface bastante amigável, ele permite a integração com Adobe Photoshop e Adobe Illustrator.

InVision Studio

O InVision Studio é uma ferramenta de animação e prototipagem completa, que oferece recursos para a criação de designs avançados e baseados em vetores. 

Ele também permite a colaboração entre diversas equipes, sendo considerado um dos softwares mais completos para a criação de protótipo, com um ambiente de product design digital unificado.

Sketch

O Sketch é uma ferramenta de design vetorial com interface simples, que permite a criação de protótipos interativos e colaboração em tempo real. Esse programa é a preferência de muitos UI designers iniciantes devido às facilidades de uso. 

Entretanto, trata-se de um programa exclusivo para computadores e notebooks Mac.

Origami Studio

O Origami Studio é uma ferramenta de prototipagem de uso gratuito, a princípio criada para os UI designers do Facebook.

Alguns usuários podem achá-la um pouco mais complicada do que as outras ferramentas que apresentamos aqui, porém, trata-se de um programa completo, com recursos muito relevantes para o desenvolvimento de protótipos de alta fidelidade.

Aprenda a utilizar wireframes, mockups e protótipos em seus próprios projetos

Como você pôde notar, existem, sim, diferenças entre wireframe vs mockup vs protótipo. Aliás, compreendê-las reflete de maneira positiva a sua imagem no mercado, ao mostrar que você domina e sabe fazer um bom uso dos recursos que a área de design de produtos dispõe.

Contudo, a fim de se destacar ainda mais em sua área, é muito importante qualificar o seu trabalho por meio de cursos que possam alavancar sua carreira a novos patamares. 

Além de poder se aprofundar na criação e uso de wireframes, mockups e protótipos, o curso de Product Design da PM3 oferece uma oportunidade única de estudar com os maiores experts do mercado do design e ainda criar um portfólio profissional com seus projetos enquanto estuda. Considere essa chance de se tornar PM3!