Zeplin: o que é e como usar a ferramenta em projetos de design
Victoria Carneiro

Victoria Carneiro

9 minutos de leitura

Panorama do Mercado de Produto

Se você trabalha na área de design de produto, provavelmente já ouviu falar do Zeplin como ferramenta para aprimorar o desenvolvimento de um produto digital. 

Essa ferramenta de handoff de design é muito eficiente para facilitar a comunicação, aprimorar a colaboração e centralizar esse processo tão importante entre os times de design e desenvolvimento. 

Portanto, neste artigo, vamos abordar o que é Zeplin e para que serve, além de dar dicas de como usar suas principais funcionalidades, como configurá-lo e integrá-lo a outras ferramentas, entre outros pontos importantes. Acompanhe!

O que é Zeplin e para que serve?

Zeplin é uma ferramenta de handoff de design que foca na otimização da colaboração entre designers e desenvolvedores de software. Por meio dele, os profissionais podem melhorar o handoff ao centralizar diversos processos do desenvolvimento de um produto e, assim, aprimorar a qualidade do resultado final.

As principais ferramentas de design, como Figma, Sketch e Adobe XD, apesar de oferecerem recursos de colaboração que apoiam o processo de handoff, direcionam o foco para recursos de design, afinal, este é o propósito delas.

Por isso o Zeplin é uma opção muito interessante, uma vez que oferece recursos tanto para designers quanto para desenvolvedores, centralizando o processo de transferência de design e tornando-o muito mais eficiente.

Como usar Zeplin: principais funcionalidades

O Zeplin é visto como uma ponte entre os times de design e desenvolvimento, oferecendo funcionalidades para facilitar a colaboração e a implementação de um produto de maneira efetiva. 

Para designers, oferece recursos que permitem criar a documentação para o handoff, o controle de versões, a organização e a padronização dos assets e componentes de design. Além disso, é possível fazer integração com outras ferramentas de design, o que aprimora ainda mais o processo de handoff. 

Para os desenvolvedores, por sua vez, a ferramenta apresenta funcionalidades como geração de códigos automáticos, visualização de especificações técnicas dos componentes de design, integração com outras ferramentas de dev e exportação de assets otimizados.

Além disso, o Zeplin aprimora significativamente os processos no que se refere à colaboração entre os times, permitindo a comunicação assíncrona e o acesso aos designs de maneira muito eficaz.

Por fim, a otimização do processo de handoff com o Zeplin acaba influenciando diretamente na qualidade do produto final, uma vez que a colaboração entre design e desenvolvimento é mais efetiva. 

A seguir, confira detalhes sobre algumas das principais funcionalidades do Zeplin.

Documentação e compartilhamento de design 

Designers conseguem importar seus projetos de outras ferramentas para o Zeplin e criar a documentação de handoff necessária para os desenvolvedores, especificando componentes técnicos como cores, tamanhos, tipografia, medidas etc.

A partir disso, é possível compartilhar o projeto, os fluxos de usuários ou os componentes de design com todas as partes interessadas, que poderão colaborar no projeto.

Visualização de especificações técnicas e geração de código

O Zeplin permite a geração de código de cada elemento de design, facilitando muito o processo de visualização das especificações técnicas de design e a implementação final.

Controle de versões

A ferramenta ainda oferece recursos de gerenciamento de versões, permitindo aos profissionais trabalhando no projeto acessar as versões mais atualizadas, assim como visualizar as mudanças realizadas ao longo do projeto.

Colaboração, comunicação e feedback

Os recursos de colaboração, comunicação e feedback do Zeplin são o que fazem essa ferramenta ser muito funcional para designers e desenvolvedores. 

Com ela, é possível coletar feedback, adicionar comentários, designar tarefas para os membros do projeto, solicitar aprovações de design e acompanhar tudo o que está acontecendo no projeto através da comunicação assíncrona e eficiente

Configurando o Zeplin em projetos de design

Para configurar o Zeplin para projetos de design de produto, os designers devem seguir alguns passos. Confira:

  • Criar uma conta: o primeiro passo é criar uma conta na plataforma e decidir o tipo de assinatura mais adequado para o projeto em questão. O Zeplin conta com planos gratuitos e pagos, começando a partir de $8/mês por usuário;
  • Conectar o Zeplin com sua ferramenta de design: após configurar sua conta, você poderá conectá-la com suas ferramentas de design, por exemplo, o Figma ou o Adobe XD. Instale o plugin do Zeplin na sua ferramenta de preferência e conecte-o à sua conta;
  • Importar os projetos de design: depois de escolher a ferramenta de design que você deseja integrar, é hora de importar os projetos em que você está trabalhando para a plataforma do Zeplin;
  • Organizar e documentar o design: com o design na plataforma, você deve organizar os componentes de design e os elementos técnicos, fornecendo descrições detalhadas sobre como o desenvolvedor deve implementar o design. Não deixe nada de fora e foque em fornecer o máximo de detalhes para o time de desenvolvimento, para tornar a colaboração ainda mais fluida e evitar retrabalhos;
  • Compartilhar com as partes envolvidas: após ter sistematizado o design do produto na ferramenta, você poderá compartilhar o projeto com as partes envolvidas no desenvolvimento do produto, geralmente, o time de desenvolvimento, product managers e stakeholders. Eles terão acesso ao design e às documentações técnicas, e assim o processo de implementação poderá começar.

Integração com outras ferramentas

Uma grande vantagem do Zeplin é a possibilidade de integrá-lo com diversas ferramentas de design, colaboração e desenvolvimento. Isso ajuda a otimizar ainda mais os fluxos de trabalho, automatizar tarefas repetitivas e organizar o projeto conforme as necessidades de cada profissional.

As principais integrações do Zeplin para designers, desenvolvedores e para colaboração entre os times são:

  • Figma;
  • Sketch;
  • Adobe XD;
  • Photoshop;
  • Jira;
  • Storybook;
  • Azure DevOps;
  • VS Code;
  • Webhook;
  • Trello;
  • Slack;
  • CSS;
  • Swift, entre outros.

Melhores práticas no Zeplin

Agora que você já conhece as principais funcionalidades do Zeplin e como configurá-lo para seus projetos de transferência de design, confira algumas boas práticas para usar a ferramenta de forma eficiente.

Mantenha seus projetos atualizados

A clareza das informações é fundamental na transferência de design para o time de dev. Por isso, é fundamental manter designs e componentes atualizados e bem organizados durante o andamento do projeto. 

Nesse sentido, algumas boas práticas são:

  • avaliar se há qualquer informação ambígua e otimizá-las;
  • remover dados irrelevantes do projeto;
  • eliminar versões de designs que estão obsoletas, entre outras. 

Tudo isso facilita a navegação e o entendimento das demandas por cada membro da equipe.

Incentive a comunicação clara e efetiva

O Zeplin oferece muitas funcionalidades de colaboração entre os times. Usufruir desses recursos é indispensável para manter uma comunicação clara e efetiva.

Quando trabalhando em um projeto de desenvolvimento de produto, os profissionais envolvidos devem sempre prezar pela cultura de feedback e comunicação aberta. O Zeplin fornece o ambiente ideal para que isso aconteça de forma fluida e eficaz. 

Tanto designers quanto desenvolvedores podem adicionar notas, comentários e informações e fornecer feedback sobre o projeto através do Zeplin, fomentando uma dinâmica de colaboração ativa e transparente.

Documente com eficiência

As funcionalidades de documentação do Zeplin são feitas para promover uma clareza maior no que se refere aos componentes técnicos do projeto. Assim, uma boa prática é desfrutar desses recursos com eficiência e criar documentações claras para os desenvolvedores.

Nesse processo, inclua informações detalhadas e completas sobre cores, espaçamentos, tipografia, medidas, fluxos de navegação, funcionalidades, e lembre-se de adicionar dados sobre o contexto de uso de cada componente. 

Outra dica é criar guias e tutoriais sobre o uso dos componentes de design e especificações técnicas. Isso evita erros e dúvidas no processo e torna a implementação do design muito mais efetiva. 

Padronize e mantenha a consistência

Para além da documentação, a padronização e a manutenção da consistência dos elementos de design no projeto também são indispensáveis para o sucesso do processo de handoff.

Com o Zeplin, é possível criar sistemas de nomenclatura consistentes para facilitar a busca por informações no projeto e o uso eficiente de componentes, designs e fluxos de usuário. 

Além disso, é possível organizar os projetos em uma estrutura lógica e hierárquica de pastas e etiquetas, facilitando a navegação e mantendo uma padronização em todo o projeto.

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O Zeplin é uma ferramenta que aprimora significativamente o processo de transferência de design, centralizando a colaboração entre desenvolvedores e designers e tornando esse processo mais fluido, intuitivo, claro e consistente.

Um handoff eficiente proporciona melhores resultados na implementação final do produto, portanto, é uma etapa que deve ser otimizada ao máximo. 

Então, agora que você já conhece detalhes sobre o Zeplin e viu como desfrutar dessa ferramenta amplamente usada por product designers, que tal alavancar sua carreira e aprender a usar eficientemente essa e outras ferramentas?

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