CAC é a sigla para Customer Acquisition Cost, ou Custo de Aquisição de Cliente. Trata-se de um indicador que mostra o quanto um novo cliente custa para o seu negócio.
O CAC é uma das métricas mais importantes para as empresas, já que ele pode impactar diretamente na gestão financeira do negócio e reflete o sucesso ou não das suas estratégias de marketing e vendas.
O indicador se tornou bastante conhecido no meio das startups e é muito utilizado para avaliar a viabilidade de um negócio.
O CAC funciona a partir de um cálculo simples:
Total gasto com marketing de aquisição e vendas/Total de clientes conquistados no período considerado
Em relação aos investimentos em marketing e vendas, eles envolvem desde os salários dos colaboradores até os custos com as ferramentas utilizadas nos processos e os serviços terceirizados.
Além disso, no cálculo do CAC, é importante determinar um período para avaliar. Você pode definir que esse tempo é de 1, 3, 6 ou 12 meses, por exemplo.
O CAC é um importante indicador de performance das suas estratégias de aquisição. Assim, se algo muda, você pode ver os resultados refletidos no seu CAC para avaliar se as mudanças foram positivas ou não.
Então, é possível testar diferentes estratégias de aquisição e fazer comparativos para entender o que funciona melhor.
O CAC ajuda você a ter uma visão mais ampla do negócio e identificar gargalos ou pontos de melhoria nos seus processos de aquisição.
Para analisar os índices do CAC do seu negócio, é importante fazer um benchmark de acordo com o setor de atuação da sua empresa, já que os valores diferem muito de segmento para segmento.
Considere também o tamanho da jornada do cliente e quantos contatos são feitos antes do consumidor fechar uma compra.
Como o CAC está relacionado à trajetória do cliente pelo funil de vendas, é interessante ter controle e clareza sobre o processo, assim como sobre os investimentos feitos em cada etapa.
O mais importante é acompanhar o desempenho do CAC ao longo do tempo e sua relação com outros indicadores do negócio, como o LTV (Lifetime Value) e o ticket médio.
A ideia é que o CAC seja menor do que essas outras duas métricas para um desempenho financeiro positivo da empresa.
Para se aprofundar em aquisição e CAC, não deixe de ver a aula “Melhores estratégias de aquisição”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Thiago Rocha. Você vai descobrir quais os melhores canais de aquisição e entender melhor o seu usuário.
Confira alguns conteúdos para saber mais sobre CAC:
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