Card Sorting - Saiba o que é | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“Card Sorting”

  • Metodologias

Definição e origem do termo

Card Sorting é uma ferramenta muito utilizada na área de User Experience (UX) e tem como objetivo estruturar as informações do seu produto de acordo com as necessidades dos clientes. Essa estratégia conta com a participação dos usuários na organização do conteúdo de um site ou solução e ajuda no desenvolvimento de sites com navegação mais intuitiva e melhor usabilidade. 

O termo se popularizou com o fortalecimento das estratégias de Design e UX nas empresas de tecnologia e pode ser aplicado em diferentes segmentos que trabalham com arquitetura da informação.

Como usar o temo “Card Sorting” na prática

Na prática, o Card Sorting é utilizado para implementar melhorias nos produtos, testar a categorização de conteúdos de um sistema e organizar informações em árvores de categorias para otimizar a navegação dos usuários. 

Trata-se, portanto, de uma metodologia muito útil para arquitetura da informação, criação de sites, estrutura de fluxos de trabalho ou menus.

Assim, o Card Sorting ajuda a organizar as informações dentro de um site ou sistema, facilitando a experiência do usuário, que consegue encontrar mais facilmente aquilo que procura no ambiente online. 

Essa ferramenta permite que os clientes contribuam ativamente para a melhoria dos produtos, contribuindo para que as empresas construam soluções mais adequadas aos seus usuários e trabalhem com inovação. 

 

Framework para Card Sorting

Para implementar o Card Sorting na sua empresa, é necessário contar com a ajuda dos usuários, que organizam os conteúdos do seu produto. Eles devem utilizar post-its (ou algo semelhante) de acordo com o que esperam da solução, levando em consideração suas formas de navegação. 

As pessoas agrupam os post-its ou cartões de acordo com o que faz mais sentido para elas. Isso pode ser feito de maneira totalmente aberta ou contar com algumas restrições. No primeiro caso, os usuários nomeiam os grupos de conteúdos e os organizam sem categorias pré-definidas.

Já no segundo caso, a empresa determina algumas diretrizes para que os usuários possam trabalhar de acordo com elas, como a definição de categorias em que os conteúdos devem ser agrupados.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre Card Sorting:

 

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete