O Churn é um indicador que mostra a taxa de clientes que cancelaram o contrato com a sua empresa ou pararam de consumir os seus produtos.
Essa métrica leva em consideração o número de clientes que cancelaram em um determinado período de tempo e a quantidade de consumidores ainda ativos na sua base.
O Churn ganhou popularidade com o crescimento do conceito de Customer Success (CS), que surgiu pelo desejo das empresas de SaaS de oferecer as melhores soluções para as necessidades dos clientes e de diminuir as taxas de cancelamento de contrato.
Então, o Churn é uma das KPIs mais importantes do negócio e deve receber uma atenção especial do time de CS da sua empresa.
Para calcular a taxa de Churn do seu negócio, divida o total de clientes que cancelaram o contrato pelo número de consumidores ativos no período considerado e multiplique o resultado por 100:
(Número de clientes que cancelaram/número de clientes ativos) x 100 = taxa de Churn (em %)
A taxa de Churn tem diversas funções dentro de uma empresa. Ela é bastante útil para identificar a necessidade de fortalecer suas estratégias de retenção e fidelização de clientes, por exemplo.
Um Churn muito alto indica que talvez seus clientes não estejam satisfeitos com a sua solução ou o seu serviço. Por isso, é importante que a empresa entre em contato com alguns consumidores que pararam de utilizar o produto para entender os motivos dessa desistência.
Além disso, o Churn impacta diretamente no seu MRR (Monthly Recurring Revenue, Receita Mensal Recorrente). Como se trata de cancelamento de contrato, isso significa que o negócio não vai mais receber o pagamento que costumava entrar no caixa todos os meses.
Assim, se a taxa de Churn for alta, as suas entradas são prejudicadas, o que pode comprometer toda a gestão financeira da empresa.
O Churn pode ser calculado considerando um período de 1, 3, 6 ou 12 meses, por exemplo. O importante é que essa métrica faça parte de uma estratégia eficiente de retenção e sirva como um guia para evitar o cancelamento de contratos.
Assim, o time de Customer Success deve trabalhar para prever, prevenir e reverter os casos de Churn da empresa. Então, esse indicador deve estar aliado a outros, como o NPS, para que a equipe entenda o contexto e o comportamento dos clientes.
Quando o nível de satisfação dos consumidores está muito baixo, isso pode indicar um Churn próximo. A partir disso, o time cria estratégias para mudar o cenário.
Além disso, a equipe de CS deve trabalhar em conjunto com a de produto para fornecer informações valiosas sobre o que os clientes desejam na solução oferecida pela empresa a partir da investigação feita.
Para se aprofundar nessa métrica importante para o desenvolvimento do seu produto, não deixe de ver a aula “Lutando contra o churn”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Bernardo Srulzon.
Você vai entender como funcionam as melhores estratégias de retenção do mercado e ainda terá acesso a cases incríveis sobre o assunto.
Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre Churn e estratégias de prevenção de cancelamento:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete