DAU é a sigla para Daily Active Users (ou Usuários Ativos Diariamente) e representa o número de pessoas que estavam ativas no seu produto durante o dia.
Esse indicador considera o número de usuários únicos e não o total de visitas no dia. Ou seja, se uma mesma pessoa fica ativa no seu produto várias vezes naquele dia, apenas uma vez é contabilizada.
A partir do DAU, é possível comparar o número de usuários ativos em diferentes períodos de tempo, o que pode ser um primeiro passo para encontrar explicações para uma diminuição/aumento na retenção, por exemplo.
O DAU também pode ser utilizado para medir o nível de engajamento e de retenção dos usuários. Assim, você consegue traçar estratégias nessas duas frentes, estabelecendo metas específicas para o DAU.
Assim como no caso do indicador MAU (Monthly Active Users ou Usuários Ativos Mensalmente), para trabalhar com o DAU, é necessário definir o que é um usuário ativo.
A sua empresa deve padronizar os critérios para que não haja divergência na medição do indicador. Assim, para estabelecer o que significa um usuário ativo, você pode considerar, por exemplo, a atividade de login, ou uma compra ou o simples acesso ao seu site no dia.
A partir da classificação feita, é possível fazer a medição do DAU com maior precisão e utilizar os dados encontrados para guiar estratégias e medir o desempenho de suas ações de retenção.
Ao mesmo tempo, nem sempre uma grande quantidade de acessos diários é necessariamente algo positivo. Por isso, o DAU precisa ser analisado em conjunto com outros indicadores, não apenas quantitativos, mas qualitativos também.
Para se aprofundar no tema DAU e ter bons resultados nesse indicador, não deixe de ver a aula “Importância da Retenção”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Bernardo Srulzon. Nesta aula, você vai saber mais sobre como medir a retenção de usuários e quais os principais desafios envolvendo essa estratégias.
Confira alguns materiais gratuitos para aprender mais sobre DAU:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete