O que é Feature? 3 dicas para criar a sua | Glossário de produto da PM3
Voltar para Glossário

“Feature”

  • Product Management

Definição e Origem do Termo

Features são funcionalidades ou recursos desenvolvidos por um time de pessoas, geralmente de produtos e plataformas digitais que tem como propósito adicionar uma nova entrega de valor e experiência para seus usuários. As features são definidas de acordo com a missão e estratégia da empresa e são criadas de acordo com a necessidade dos usuários.

Exemplo Prático / Aplicação

Supondo que você tem um aplicativo de envio de mensagens e por ele você consegue conversar com seus amigos, criar um grupo com várias pessoas e fazer chamadas em vídeo. Cada funcionalidade que esse aplicativo contém e que você utiliza, são features.

Como usar o temo “Feature” na prática

Para criar uma feature há algumas boas práticas para seguir e garantir que a entrega que os times façam seja realmente uma necessidade ou desejo dos usuários que utilizam seu produto. Para entender qual funcionalidade você pode criar, utilize o Product Discovery como ferramenta e explore novas oportunidades. Algumas dicas do que você pode fazer:

  1. Conversar com seus usuários: eles o produto com frequência e tem objetivos a cumprir utilizando ele, converse com alguns usuários por vídeo-chamada, presencialmente ou até por mensagem, entenda quais são as necessidades deles e como você poderá ajudá-los através do seu produto.
  2. Fazer uma pesquisa de mercado: entenda o que seu mercado está fazendo, explore oportunidades que outros players do mercado estão fazendo e principalmente como estão resolvendo o problema que você quer trabalhar, dessa forma você amplia sua visão.
  3. Revisar os feedbacks que você tem dentro do seu produto: se você aplica pesquisas de NPS ou tem um espaço para que seus usuários escrevam feedbacks sobre o seu produto, visite com frequência esse espaço para entender quais são as oportunidades e pontos de melhoria que seu time pode executar para melhorar a experiência como um todo.

 

E se você tem interesse em se aprofundar em frameworks e métodos de pesquisa, temos um curso só para isso, sobre Product Discovery.

Conteúdos sobre o tema

Confira alguns materiais para aprender mais sobre o tema:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Autor: Karen Sagaz

LINK

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete