Gross Merchandise Volume (GMV ou volume bruto de mercadoria) é um termo amplamente aplicado a e-commerces e marketplaces, podendo ser uma North Star Metric das empresas.
Essa métrica permite mensurar o valor receita gerada em vendas feitas em determinado período.
Como o GMV pode ser uma North Star Metric, esse indicador é usado como uma alavanca de crescimento do negócio, a partir do aumento de vendas ou dos preços de cada produto.
As vantagens dessa métrica é que ela é mensurável e acionável, permitindo identificar facilmente a receita da empresa, os resultados de vendas e o desempenho dos vendedores.
Assim, o GMV é um importante guia para a definição de estratégias e as tomadas de decisão no negócio.
Para calcular o GMV, basta multiplicar a quantidade vendida de um produto em um determinado período de tempo pelo ticket médio ou o preço da venda:
GMV = Quantidade vendida (unidade) x Ticket médio (preço)
Para uma análise mais completa das vendas e da receita, o ideal é associar a GMV (mesmo quando ela é a North Star Metric) a outras métricas, como CAC e Churn.
Esse indicador pode tanto mostrar o total das vendas feitas no marketplace, como ser aplicado para descobrir o total de vendas de um único vendedor, por exemplo.
Então, o GMV é uma métrica financeira importante para incluir no seu planejamento. Afinal, ela permite fazer um acompanhamento da sua receita ao longo do tempo e identificar gargalos, ajudando o seu time a agir com mais rapidez para resolver os problemas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre a importância de GMV:
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