KPI é um acrônimo para um termo em inglês que significa Key Performance Indicator – em uma tradução livre quer dizer “Indicador Chave de Performance”. KPIs são indicadores que avaliam o quão bem ou mal alguma métrica está indo, muito usados em produtos digitais para avaliar a performance de algo específico.
Embora a origem do termo KPI possa ter seu início na China antiga, o uso popular deste termo se deu nas empresas, no começo do século XX.
Bem, já dissemos que um KPI pode ser uma métrica específica. Como toda métrica ela deve ser mensurável. Dependendo do tipo de métrica que você está analisando, a forma de calculá-la vai mudar.
Para definir um KPIs existem muitos fatores que devem ser levados em consideração. Ao iniciar o processo, você deve se perguntar:
Os melhores KPIs são aqueles que se concentram nos resultados e não nas atividades. Para simplificar, não importa quantas horas uma pessoa trabalha se não faz nada produtivo. Meça como eles fazem, e não o que elas fazem. Pensar no resultado esperado é a chave aqui.
Alguns KPIs comuns para gerentes de produto incluem:
Caso queira se aprofundar mais em KPI, você pode encontrar bastante informação na aula “Métricas de negócio que impactam o Produto“, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor André Silveira mostra no detalhe a definição de diversas métricas, que podem ser KPIs importantes para o seu negócio, além da aplicação destas métricas em diversas situações.
Para saber mais sobre KPIs, recomendamos os conteúdos abaixo que produzimos, para ampliar os seus conhecimentos em Product Management.
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