Definição de KPI - Key Performance Indicator - PM3
Voltar para Glossário

“KPI – Key Performance Indicator”

  • Métricas

Definição e Origem do Termo

KPI é um acrônimo para um termo em inglês que significa Key Performance Indicator – em uma tradução livre quer dizer “Indicador Chave de Performance”. KPIs são indicadores que avaliam o quão bem ou mal alguma métrica está indo, muito usados em produtos digitais para avaliar a performance de algo específico.

Embora a origem do termo KPI possa ter seu início na China antiga, o uso popular deste termo se deu nas empresas, no começo do século XX.

 

Como Calcular

Bem, já dissemos que um KPI pode ser uma métrica específica. Como toda métrica ela deve ser mensurável. Dependendo do tipo de métrica que você está analisando, a forma de calculá-la vai mudar.

 

Como usar o temo “KPI – Key Performance Indicator” na prática

Para definir um KPIs existem muitos fatores que devem ser levados em consideração. Ao iniciar o processo, você deve se perguntar:

  • Qual é o resultado desejado e por que esta métrica é importante?
  • Quem é o responsável pelo resultado?
  • Como você vai conseguir isso?
  • Com qual frequência você reavaliará a meta e o seu progresso?
  • Como eu meço o sucesso ?

 

Os melhores KPIs são aqueles que se concentram nos resultados e não nas atividades. Para simplificar, não importa quantas horas uma pessoa trabalha se não faz nada produtivo. Meça como eles fazem, e não o que elas fazem. Pensar no resultado esperado é a chave aqui. 

Alguns KPIs comuns para gerentes de produto incluem:

    • Taxa de rotatividade (churn rate)
    • NPS (Net Promoter Score)
    • Duração da sessão
    • Custo de aquisição do cliente (CAC)
    • Valor vitalício do cliente
    • Usuário ativo diário / usuário ativo mensal (DAU / MAU)
    • Taxa de rejeição
    • Receita Mensal Recorrente (MRR)
    • CTR (Click-through rate)

 

KPIs nos cursos da PM3

Caso queira se aprofundar mais em KPI, você pode encontrar bastante informação na aula “Métricas de negócio que impactam o Produto“, do Curso de Product Management da PM3. O instrutor André Silveira mostra no detalhe a definição de diversas métricas, que podem ser KPIs importantes para o seu negócio, além da aplicação destas métricas em diversas situações. 

O que é KPI?

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre KPIs, recomendamos os conteúdos abaixo que produzimos, para ampliar os seus conhecimentos em Product Management.

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete