Lagging Indicator (algo como “indicador atrasado”) é um tipo de métrica que se relaciona com o passado, é difícil de acionar de forma direta e envolve os resultados do negócio em um determinado período.
Normalmente, os Lagging Indicators correspondem aos KPIs (Key Performance Indicators) de uma empresa.
Os Lagging Indicators são eficientes para você avaliar e pensar em novas estratégias para obter melhores resultados.
Assim, por exemplo, supondo que você tenha percebido que a sua taxa de Churn está muito alta. Isso é um indicador de que algo não vai bem no processo.
A partir disso, é possível começar uma investigação para encontrar os gargalos responsáveis por esse alto índice de cancelamento. Com isso, você consegue criar estratégias melhores para atuar sobre esses gargalos e resolvê-los, buscando diminuir o Churn.
Assim, os Lagging Indicators podem indicar falhas nos processos da empresa para evitar que você perca mais clientes, recursos e tempo. O problema é que demora para você saber que algo está ruim e também demora para ver o resultado após algumas melhorias.
Alguns exemplos de Lagging Indicators são:
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Métricas de Growth”, do Curso de Product Growth da PM3.
Nesta aula, o instrutor Willy Nakata, Senior Product Manager da Loadsmart, vai guiar você pelos principais indicadores que devem ser considerados em uma estratégia de Growth, como Lagging Indicators, Leading Indicators e Métricas Piratas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Lagging Indicator:
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