Leading Indicator é um tipo de métrica acionável que impacta na performance da sua empresa no futuro, trazendo resultados alinhados com atividades específicas e repetidas (como compras recorrentes dentro de um app) e que, normalmente, se relacionam a um funil ou cohort.
Os Leading Indicators trazem informações fundamentais para nortear as suas estratégias e ações.
Os Leading Indicators contribuem para que você entenda as dificuldades dos usuários do seu produto e identifique oportunidades de melhorias que são rapidamente após a implementação você consegue ver o resultado na métrica (diferente das Lagging Indicators)
A partir do monitoramento desses indicadores, é possível agir rapidamente, prevenindo perdas financeiras maiores.
Os Leading Indicators mostram, por exemplo, a conversão em diferentes etapas da jornada, como na visita ao seu site, em um cadastro, em um primeiro check-in, quando o usuário assiste a uma aula ou completa um módulo.
A partir dessa análise, é possível avaliar se os usuários estão tendo alguma dificuldade que está comprometendo a conversão.
Os Leading Indicators também contribuem para a análise cohort a partir de informações sobre o produto, como quantos usuários retornaram e a frequência de uso da ferramenta pelos clientes.
Assim, você consegue ter mais previsibilidade sobre a usabilidade do produto e as compras dentro de um app, por exemplo.
Além disso, o acompanhamento dos Leading Indicators é uma ótima estratégia para promover mudanças nos Lagging Indicators (resultados que indicam a eficiência de ações passadas), como a receita ou a taxa de Churn.
Afinal, os Leading Indicators permitem avaliar a necessidade de mudanças rápidas para alcançar as metas estabelecidas, buscando ações mais imediatas e que irão impactar nos resultados finais.
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Métricas de Growth”, do Curso de Product Growth da PM3.
Nesta aula, o instrutor Willy Nakata, Senior Product Manager da Loadsmart, vai guiar você pelos principais indicadores que devem ser considerados em uma estratégia de Growth, como Leading Indicators, Lagging Indicators e Métricas Piratas.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Leading Indicator:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete