LTV é a sigla para Lifetime Value, algo como valor do tempo de vida (do cliente), e corresponde ao quanto de receita, em média, cada cliente traz para o seu negócio durante o relacionamento com a sua empresa.
Essa métrica é bastante conhecida pelas empresas de SaaS (Software as a Service), se popularizando com o crescimento dos negócios de tecnologia, e representa um importante indicador para estratégias de Sucesso do Cliente.
Além disso, o LTV é importante para garantir uma boa gestão financeira do negócio e ter lucratividade.
Para calcular o LTV do seu negócio, é necessário o seu ticket médio pelo número de vendas (mensalidades) anuais e esse resultado pela média de tempo do relacionamento com os seus clientes:
Ticket médio X Número de mensalidades X Média de tempo do relacionamento com o cliente = LTV
Já o ticket médio pode ser obtido dividindo-se o faturamento mensal pela quantidade de vendas do período.
O LTV deve ser utilizado para fazer um acompanhamento do cliente, prolongar o ciclo de vida dele junto ao negócio e evitar o Churn.
Além disso, o cálculo do LTV ajuda a definir melhores estratégias de retenção de clientes e a aumentar o seu faturamento. Afinal, esse resultado pode indicar gargalos e pontos de melhoria na jornada de compra do consumidor.
Apostando em melhorias nesse processo, você consegue aumentar o LTV, melhorando a experiência e a satisfação dos clientes.
Além disso, essa métrica ajuda a identificar novas oportunidades com clientes já conquistados, reduzindo os custos com aquisições.
O LTV é uma métrica que deve ser trabalhada em conjunto com os times de Customer Success, Produto, Vendas e Marketing para constantemente implementar melhorias na jornada do cliente.
Para garantir a saúde financeira da empresa, é interessante tentar manter o seu LTV acima do seu CAC (custo de aquisição de clientes).
Já para aumentar o LTV, você deve investir em práticas de fidelização e retenção dos clientes, entender muito bem quais são as dores deles em cada fase de maturidade e oferecer as soluções apropriadas para cada etapa da jornada de compra.
Nesse sentido, estratégias de cross e up-sell podem ser bastante eficientes para aumentar o LTV do seu negócio e manter os clientes satisfeitos com o seu serviço por mais tempo.
Para se aprofundar em LTV e conhecer estratégias eficientes de retenção, confira a aula “A importância do Customer Success na retenção”, do Curso de Product Growth da PM3, com a instrutora Fernanda Faria.
Confira alguns materiais gratuitos para saber mais sobre LTV e outras métricas importantes para o seu negócio:
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