MAU é a sigla para Monthly Active User (ou Usuários Ativos Mensais) e indica quantas pessoas estavam ativas no seu produto durante o mês.
Esses usuários podem ser identificados por meio de diferentes dados, como e-mail, login ou IP.
O MAU também é um indicador muito utilizado nas redes sociais e pode ser mensurado a partir de compartilhamentos, comentários e curtidas, por exemplo, dependendo do critério de “usuário ativo” escolhido pela empresa.
O MAU pode ser utilizado para medir a eficiência das suas estratégias de retenção e comparar o progresso de suas metas em diferentes meses. Além disso, ele é um indicador utilizado para benchmark, embora, nesse caso, seja preciso considerar que nem todas as empresas utilizem os mesmos critérios para categorizar um usuário como “ativo”.
O MAU também é usado para analisar o desempenho das suas ações de Marketing e Mídia.
Neste vídeo é possível entender com um exemplo prático o que é um usuário ativo para algumas startups conhecidas como OLX e QuintoAndar. Além disso, o MAU acaba sendo parte importante do funil pirata.
Para medir corretamente o MAU na sua empresa, é preciso definir o que é um usuário ativo: aquele que entra no seu site ou o que faz um cadastro, por exemplo?
Além disso, tenha em mente que o MAU é um indicador quantitativo, que pode ser combinado a outros indicadores qualitativos para uma análise mais completa da experiência dos usuários.
De qualquer modo, para entender o desempenho das suas estratégias, é preciso manter o padrão de requisitos, evitando erros de análise.
Para se aprofundar no tema MAU e descobrir como melhorar esse indicador, não deixe de ver a aula “A importância do Customer Success na retenção”, do Curso de Product Growth da PM3, com a instrutora Fernanda Faria. Nesta aula, você vai saber o que é CS e como fazer a gestão dessa estratégia de forma eficiente e que traga resultados.
Confira alguns materiais para aprender mais sobre MAU:
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