Member Get Member (MGM) é uma estratégia de recomendação utilizada pelas empresas que querem expandir sua cartela de clientes. A ideia é que os usuários (membros) indiquem o seu produto para amigos e conhecidos, que se tornam novos usuários da solução.
A estratégia pode ser desenhada de diferentes maneiras e vai depender do que faz mais sentido para o seu negócio. No geral, as empresas oferecem recompensas aos usuários que fazem indicação a outras pessoas.
Por exemplo, se a sua empresa vende cursos online, pode oferecer um cupom de desconto para alunos que indicarem três amigos.
Os e-commerces e as empresas de SaaS também podem se beneficiar dessa estratégia. No primeiro caso, os usuários que indicarem determinado produto para seus conhecidos por meio de um link, por exemplo, podem ganhar desconto nesse item.
Já para as empresas de tecnologia, quando um usuário indica o seu serviço para outras pessoas, uma vez que elas se tornam novos usuários, quem indicou pode ter um desconto na mensalidade, por exemplo.
Não existe um padrão para aplicar o MGM na sua empresa, mas é importante que, para essa estratégia funcionar bem, é necessário que os usuários estejam engajados com o seu produto ou serviço para indicarem a sua empresa para outras pessoas.
Então, invista não apenas nas ações de recomendação, como também nas de engajamento para que o MGM traga bons resultados.
Além disso, quando feita corretamente, essa estratégia permite melhorar a reputação da empresa, conquistar mais espaço no mercado e fidelizar clientes.
Para que o MGM seja financeiramente vantajoso para a empresa, é necessário ter um planejamento para definir quais benefícios serão oferecidos para os clientes que fizerem indicações. Nesse sentido, é importante contar com métricas como o CAC e o LTV, que contribuem para esse planejamento.
Para se aprofundar no tema, não deixe de ver a aula “Aprofundando em Recomendação/ Member Get Member”, do Curso de Product Growth da PM3. Nesta aula, você vai saber mais sobre recomendação, seus loops e vantagens; diferentes tipos de incentivos para MGM e seu potencial, além de ter acesso a um case do Nubank sobre o assunto.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre MGM:
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