Definição de OKR - Objective & Key Results - PM3
Voltar para Glossário

“OKR – Objective & Key Results”

  • Métricas

O que é OKR?

OKR é um acrônimo para um termo em inglês que significa: Objective & Key Results – em uma tradução livre quer dizer “Objetivo e Resultados Chave”.  É uma metodologia de gestão de resultados que surgiu na Google em 1999. Tem duas partes essenciais: objetivos e os resultados-chave. 

O objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.

 

Origem do termo

Como dito acima, OKR ficou popular com o Google, através do John Doerr, que originalmente levou a cultura dos OKRs para o buscador (depois de aprender com o Andy Grove na Intel), na época em que trabalhava lá. Aliás, vale muito à pena assistir ao TED abaixo do próprio John explicando sobre OKRs.

 

Como medir os OKRs?

Segundo o próprio John Doerr OKRs devem responder duas perguntas:

  1. Onde eu quero chegar? A qual vai prover o Objetivo
  2. Como vou conseguir medir, se estou chegando no lugar certo?

 

Uma forma mais simplificada de medir o OKR é usando a seguinte fórmula:

Eu vou_________ medindo através do(a)________.

 

Neste acima, poderia ser preenchido assim:

Eu vou me certificar que os usuários amem o nosso app Android, medindo através da avaliação na Google Play.

Como usar o temo “OKR – Objective & Key Results” na prática

Pegando o exemplo acima, de mensurar o amor dos usuários pelo app Android, através das avaliações poderia ser:

Objetivo: Nossos clientes amam o nosso app Android

KR1: Melhorar a média de 4,1 de avaliação para 4,7.

Desta forma, o time terá o foco de melhorar este KPI de forma que esta métrica consiga mover para cima.

Quebrando ainda mais o uso dos OKRs neste mesmo exemplo, as iniciativas para fazer este KR acontecer poderiam ser:

  • Lançar uma determinada funcionalidade que os clientes reclamam de não ter nos comentários negativos
  • Fazer um push para os usuários votarem no aplicativo, depois que resolverem uma tarefa de sucesso no aplicativo
  • Pedir para a base de promotores do aplicativo (clientes com NPS 9-10) avaliarem o aplicativo na Google Play
  • Etc


Frameworks Práticos

Para te ajudar a aplicar OKRs na sua empresa, nós replicamos o clássico framework de OKRs e fizemos uma tradução, para que você possa aplicar na sua empresa. Basta baixá-lo aqui.

 

OKRs nos cursos da PM3

Caso queira se aprofundar mais em OKR, você pode encontrar bastante informação nas aulas “Usando OKRs em conjunto com Product Discovery“, do Curso de Product Discovery da PM3. O instrutor Helder Alves mostra no detalhe como aplicar OKRs e como medi-lo no processo de Product Discovery – estágio bastante crítico para a descoberta de soluções.

O que é OKR?

Conteúdos sobre o tema

Para saber mais sobre OKRs, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:

 

Você tem vontade de elevar a barra em produto no Brasil?

A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!

Ficou com vontade de ajudar também?

Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?

Sentiu falta de algum termo ou verbete?

Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade

Enviar sugestão de verbete