OKR é um acrônimo para um termo em inglês que significa: Objective & Key Results – em uma tradução livre quer dizer “Objetivo e Resultados Chave”. É uma metodologia de gestão de resultados que surgiu na Google em 1999. Tem duas partes essenciais: objetivos e os resultados-chave.
O objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.
Como dito acima, OKR ficou popular com o Google, através do John Doerr, que originalmente levou a cultura dos OKRs para o buscador (depois de aprender com o Andy Grove na Intel), na época em que trabalhava lá. Aliás, vale muito à pena assistir ao TED abaixo do próprio John explicando sobre OKRs.
Segundo o próprio John Doerr OKRs devem responder duas perguntas:
Uma forma mais simplificada de medir o OKR é usando a seguinte fórmula:
Eu vou_________ medindo através do(a)________.
Neste acima, poderia ser preenchido assim:
Eu vou me certificar que os usuários amem o nosso app Android, medindo através da avaliação na Google Play.
Pegando o exemplo acima, de mensurar o amor dos usuários pelo app Android, através das avaliações poderia ser:
Objetivo: Nossos clientes amam o nosso app Android
KR1: Melhorar a média de 4,1 de avaliação para 4,7.
Desta forma, o time terá o foco de melhorar este KPI de forma que esta métrica consiga mover para cima.
Quebrando ainda mais o uso dos OKRs neste mesmo exemplo, as iniciativas para fazer este KR acontecer poderiam ser:
Para te ajudar a aplicar OKRs na sua empresa, nós replicamos o clássico framework de OKRs e fizemos uma tradução, para que você possa aplicar na sua empresa. Basta baixá-lo aqui.
Caso queira se aprofundar mais em OKR, você pode encontrar bastante informação nas aulas “Usando OKRs em conjunto com Product Discovery“, do Curso de Product Discovery da PM3. O instrutor Helder Alves mostra no detalhe como aplicar OKRs e como medi-lo no processo de Product Discovery – estágio bastante crítico para a descoberta de soluções.
Para saber mais sobre OKRs, recomendamos os conteúdos abaixo para ampliar os seus conhecimentos:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete