A
As métricas piratas são uma forma de categorizar e agrupar alguns tipos KPIs – ele ajuda você a ter uma visão macro do negócio.
Agile é um método ágil de desenvolvimento de software com o foco em otimizar os produtos e entregar mais valor para os clientes com menos burocracia.
A AI (Artificial Intelligence ou Inteligência Artificial) simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão e resolução de problemas, por meio de softwares.
API é a sigla para “Application Programming Interface”, ou, em português, “Interface de Programação de Aplicação”. Basicamente, a API faz a comunicação entre dois sistemas distintos.
ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Usuário) é uma métrica que indica a receita gerada por cada usuário do seu produto e é calculada dividindo-se a receita total da empresa pelo número de assinaturas.
ASO é a sigla para App Store Optimization (Otimização para Loja de Aplicativo), uma espécie de SEO para aplicativos ranquearem melhor nas lojas de app e conquistarem mais downloads.
B
B2B é o acrônimo do termo Business-to-Business (Negócio-a-Negócio), que refere-se à uma relação comercial, onde ambas as partes são empresas, indústrias e/ou negócios.
Backbone é um termo usado tanto por desenvolvedores (em relação aos dados dos clientes) como pelos Product Managers (dentro do User Story Mapping).
É uma lista de tarefas e pendências na construção de um produto ou projeto. São pontos que ainda não entraram na esteira de desenvolvimento.
Benchmark (ou benchmarking) é o termo usado para caracterizar uma comparação que as empresas fazem em relação ao mercado para avaliar o nível do negócio ou do seu produto.
BHAG, Big Hairy Audacious Goal (algo como "meta cabeluda"), é um objetivo grande, claro e de alta complexidade que a empresa ou o time quer atingir a longo prazo.
BI, ou Business Intelligence é o termo utilizado para falar de Inteligência de Negócio e envolve desde processos e métricas até coleta, mapeamento, tratamento e análise de dados com o objetivo de suportar as decisões estratégicas da empresa.
BOF (Bottom of the funnel) é o termo utilizado para indicar o fundo do funil de marketing e vendas. Ele representa a última etapa pela qual o cliente passa antes de fechar a compra e, por isso, conta com um número menor de pessoas nessa fase, em comparação com o topo do funil.
Brainstorming é uma ferramenta de Design Thinking muito utilizada em diversos contextos, como por exemplo na etapa de Ideação do Product Discovery. A proposta é ter muitas ideias para resolver problemas e, a partir disso, escolher e otimizar as melhores.
Bug é um jargão de informática, usado quando um comportamento esperado do produto não acontece. É o defeito, falha ou erro no código de um programa que impede seu bom funcionamento.
Bundle (traduzido como pacote ou empacotar) corresponde a um agrupamento de produtos para incentivar a venda desses itens em ambientes digitais ou físicos.
O Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócio, em tradução livre) é uma espécie de estrutura visual utilizada para definir ou repensar um modelo de negócio.
Buy-in é um termo utilizado para definir a adesão a uma ideia. Normalmente, o conceito se refere à situação em que o líder precisa conquistar o "Buy-in dos stakeholders" em relação a um projeto ou a uma meta, por exemplo.
C
CAC é a sigla para Customer Acquisition Cost, ou Custo de Aquisição de Cliente. Trata-se de um indicador que mostra o quanto um novo cliente custa para o seu negócio.
Capex e Opex são termos que correspondem a dois diferentes tipos de investimentos feitos pelas empresas.
Card Sorting é uma ferramenta muito utilizada na área de User Experience (UX) e tem como objetivo estruturar as informações do seu produto de acordo com as necessidades dos clientes.
CD (Continuous delivery ou entrega contínua) é uma abordagem estruturada para desenvolvimento de software.
O Churn é um indicador que mostra a taxa de clientes que cancelaram o contrato com a sua empresa ou pararam de consumir os seus produtos.
O CI (Continuous integration ou Integração contínua) corresponde à primeira etapa do CD (Continuous delivery ou Entrega contínua). Trata-se de uma inovação do modelo tradicional de integração, que permite compartilhar modificações testadas nos códigos utilizados pelos desenvolvedores.
Company Statement (ou declaração da empresa, também conhecida como declaração de missão) é um documento com o propósito da empresa, para nortear as estratégias, decisões, objetivos e ações de toda a organização.
CPL é a sigla para Custo por Lead e, como o termo sugere, é uma métrica que indica quanto uma empresa gasta para obter um lead para o negócio.
CSAT (Customer Satisfaction Score) é uma métrica que indica o nível de satisfação dos usuários com a sua empresa e o seu produto.
O Cycle Time é uma métrica que visa entender o tempo que o seu time gasta no desenvolvimento do produto ou na realização de uma tarefa.
D
Data Lake (lago de dados, em tradução literal) é uma espécie de lugar que armazena todos os dados de uma empresa, provindos de diversas fontes diferentes.
DAU é a sigla para Daily Active Users (ou Usuários Ativos Diariamente) e representa o número de pessoas que estavam ativas no seu produto durante o dia.
Definition of Done (DoD) é um item da metodologia ágil Scrum que estabelece os critérios para que uma tarefa seja considerada “finalizada”.
O Definition of Ready (DoR) é um elemento importante da metodologia Scrum para definir se uma tarefa está ou não pronta para ser executada pelo time de desenvolvimento.
Deploy corresponde ao processo de implantação de um software, mas também pode significar colocar o sistema (e atualizações desse sistema) em uma determinada posição ou disponibilizá-lo para testes ou produção.
O Design Sprint é um método rápido para testar um novo produto e validar uma ideia com os clientes em apenas 5 dias.
O Domain Driven Design (DDD) é um padrão de desenvolvimento de software para criar um modelo de domínio que dê conta da complexidade do negócio.
Double Diamond é uma metodologia utilizada para tangibilizar o processo do Design Thinking e que funciona como um framework para orientar a pesquisa e o desenvolvimento de produto, a partir de hipóteses e escolhas estratégicas.
O Downstream se refere a todas as etapas seguintes ao fluxo de trabalho que se inicia com o backlog de ideias do Upstream.
E
End-to-end (de ponta a ponta) é uma cadeia de processos integrados do início ao fim, com o objetivo de entregar uma solução fluida e funcional.
Endpoint é um componente de uma rede de segurança ou de uma aplicação/API, como um dispositivo (notebook e celular, por exemplo) conectado a essa rede.
Significa o quanto os seus usuários engajam com a solução, ou seja, o quanto interagem ou utilizam o produto.
Epic (ou épico) é um método para hierarquizar os itens de backlog de produto como parte do mindset Agile.
F
Features são funcionalidades ou recursos que são desenvolvidos para produtos ou plataformas a fim de proporcionar novas experiências para os usuários.
Fit for Purpose (F4P) é um framework que orienta as ações organizacionais para os propósitos do cliente, permitindo que sejam criados produtos ou serviços adequados para o que o cliente necessita.
Follow-up é um termo muito utilizado no universo de vendas para caracterizar o acompanhamento que o time faz no momento de prospecção de clientes com o objetivo de fechar contratos.
Traduzido do inglês para o português, o termo Framework significa “estrutura”, mas no universo do desenvolvimento de software, o conceito tem um significado um pouco mais complexo, que mantém a ideia de estrutura.
G
O que é Gherkin style, o método popular de escrever User Stories.
Gross Merchandise Value (GMV ou volume bruto de mercadoria) é um termo amplamente aplicado a e-commerces e marketplaces, podendo ser uma North Star Metric das empresas.
O Go-to-market é uma estratégia para lançar o seu produto ou serviço em um determinado mercado, com o objetivo de alcançar um público específico, conseguir clientes, aumentar as vendas e expandir a receita.
O termo em inglês "grooming" significa preparar ou refinar. No universo de produto e das Metodologias Ágeis, ele é utilizado para designar um momento anterior ao Scrum, de preparação ou refinamento do backlog.
H
“Hard Skills” é o termo utilizado para descrever as habilidades técnicas que um profissional deve ter ou pode desenvolver.
Hippo é a sigla para Highest Paid Person’s Opinion, algo como opinião da pessoa mais bem paga na empresa ou em uma reunião, aquela que tem a última palavra nas decisões e na definição de prioridades.
I
ICP é a sigla em inglês para Ideal Customer Profile, algo como perfil do cliente ideal. Assim, como o nome indica, são as características em comum dos clientes (pessoas ou organizações) que têm maior chance de converter e continuar usando o produto ao longo do tempo.
A Ideação é uma etapa derivada do Design Thinking (que também engloba as fases de Imersão, Análise, Síntese, Prototipagem e Teste) e corresponde ao processo de encontrar saídas para determinado problema.
Input (algo como "entrada") é uma importante etapa da gestão de produto e corresponde ao momento de levantar ideias para a solução que será desenvolvida.
J
A ideia de Jobs-to-be-done (ou JTBD) corresponde aos trabalhos (jobs) que os clientes devem realizar no seu dia a dia e que fazem com que eles busquem soluções para concluir essas tarefas.
K
É um método para entender, categorizar e priorizar potenciais funcionalidades para novos produtos ou serviços.
Kick off é um termo utilizado pelas empresas para designar uma reunião de alinhamento com todas as pessoas que trabalham na organização.
As KIQs (Key Intelligence Questions) são perguntas-chave para analisar, entender e se aprofundar em determinado aspecto de um projeto, iniciativa ou problema.
KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores que avaliam o quão bem ou mal alguma métrica está indo, muito usados em produtos digitais para avaliar a performance de algo específico.
L
Lagging Indicator (algo como “indicador atrasado”) é um tipo de métrica que se relaciona com o passado, é difícil de acionar de forma direta e envolve os resultados do negócio em um determinado período.
Lead Time corresponde ao tempo que leva para que um determinado produto chegue até o cliente a partir do momento em que o consumidor faz o pedido.
Leading Indicator é um tipo de métrica acionável, que impacta na performance da sua empresa no futuro, trazendo resultados alinhados com atividades específicas e repetidas e que, normalmente, se relacionam a um funil ou cohort.
É uma metodologia de trabalho com o objetivo de eliminar desperdícios e resolver problemas.
LTV é a sigla para Lifetime Value, algo como valor do tempo de vida (do cliente), e corresponde ao quanto de receita, em média, cada cliente traz para o seu negócio durante o relacionamento com a sua empresa.
M
MAP é a sigla para Minimum Awesome Product e tem o objetivo de validar hipóteses de produto.
É um ambiente virtual que reúne vendedores e compradores para transacionar alguma coisa.
A Matriz BCG é uma framework de gestão estratégica criado pelo fundador da empresa de consultoria de negócio Boston Consulting Group. Essa estrutura ajuda as empresas a visualizarem de maneira mais global os produtos do catálogo em relação ao mercado e aos resultados da empresa, para uma gestão mais eficiente do portfólio.
MAU é a sigla para Monthly Active User (ou Usuários Ativos Mensais) e indica quantas pessoas estavam ativas no seu produto durante o mês.
Os metadados são informações que se referem a outros dados, facilitando o acesso a eles e trazendo mais clareza para a sua interpretação.
O plano de ação 5W3H1S também é conhecido como Quadro de Proposta de Solução e tem o objetivo de otimizar a qualidade de execução e entrega de um projeto.
Member Get Member (MGM) é uma estratégia de recomendação utilizada pelas empresas que querem expandir sua cartela de clientes.
O Mínimo Produto Viável (sigla MVP em inglês) é uma versão do produto lançada com objetivo de coletar feedback rápido e aprender rápido, por isso não é uma versão muito robusta e completa da solução.
N
O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica de lealdade do cliente. Ela busca dar um panorama sobre o quão satisfeitos estão seus usuários e se eles recomendariam sua marca.
A North Star Metric (NSM) é uma métrica que identifica a participação do time de Produto na receita e no crescimento do negócio, além de funcionar como um guia para a equipe definir suas estratégias e um indicador de previsibilidade do sucesso dessas iniciativas.
O
OFR (Order Fill Rate) significa Taxa de Atendimento do Pedido, uma métrica importante para identificar a porcentagem de solicitações de clientes atendidas.
OKR é um acrônimo para um termo em inglês que significa: Objective & Key Results – em uma tradução livre quer dizer "Objetivo e Resultados Chave”. O objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.
Onboarding ou user onboarding (estar a bordo ou embarcar, em português) é o processo de acolher usuários de um produto, educando-os sobre como utilizá-lo.
Dentro do universo de Produto, o termo outcome/outcomes é utilizado como sinônimo de resultado/resultados.
Output (em tradução literal, "saída") corresponde às "peças" ou informações de um produto, por exemplo, a interface dos usuários, as integrações com outras soluções, as mudanças no HTML, etc. O objetivo do output é otimizar o produto e entregar mais valor para os usuários.
O Overhead corresponde aos custos indiretos e às despesas gerais de uma empresa, sem ligação direta com os produtos ou serviços vendidos pelo negócio e independentemente do tamanho da empresa.
Overlap significa “sobreposição” e pode ser uma estratégia (com o objetivo de desenvolver produtos similares, mas de diferentes marcas) ou um problema entre funcionalidades muito parecidas.
P
O PDV (Ponto de Venda), como o termo sugere, é o espaço (físico ou online) no qual os produtos são vendidos, como lojas, quiosques e marketplaces.
Peer review é o termo utilizado para caracterizar a revisão por pares. Na área de software, essa estratégia é utilizada para analisar códigos no produto em busca de erros e para validar a qualidade do trabalho.
A Persona corresponde a um perfil semi-fictício do seu cliente, construído a partir de dados reais sobre os seus consumidores.
Pitch é o termo utilizado para caracterizar um discurso de vendas amplamente adotado pelas empresas de software. O objetivo é que seja uma apresentação muito rápida, objetiva e com alto impacto persuasivo.
Pivotar é um verbo que vem da palavra em inglês "pivot" (girar em torno do próprio eixo). No universo das empresas e startups, o termo tem o sentido de mudar o direcionamento do negócio com o objetivo de manter a organização sustentável.
Em linguagem de programação, o placeholder (algo como "espaço reservado", em tradução livre) corresponde a um fragmento de código predeterminado, ou melhor, a uma variável vazia pronta para ser preenchida.
No universo corporativo, player diz respeito às empresas que são referência em um determinado segmento de mercado.
Proof of Concept (POC ou Prova de Conceito) tem o objetivo de validar um produto, considerando seus custos e um público específico.
O PRD (Product Requirements Document, ou documento de requisitos do produto) é um documento que descreve em detalhes a solução que uma empresa irá desenvolver.
Product Market-Fit significa em sua tradução, “ajuste do produto” sendo na prática, ter um produto que possa satisfazer o mercado que tem como alvo.
O Product Statement (algo como "declaração de produto") explica por que seu produto existe e envolve estabelecer uma meta específica, realista e de longo prazo, que mostre onde você quer que seu produto esteja no futuro.
Q
O termo Quality Assurance (QA) corresponde à equipe ou ao processo para garantir a qualidade do desenvolvimento de um serviço ou produto a partir de alguns critérios estabelecidos pela empresa.
R
Radar de Inovação é uma ferramenta muito útil para as empresas desenvolverem suas estratégias de inovação e se destacarem no mercado
RICE é a sigla para Reach, Impact, Confidence, Effort (Alcance, Impacto, Confiança, Esforço). Trata-se de um modelo de pontuação utilizado para priorização de atividades.
O roadmap uma declaração de intenção e direção de ações de desenvolvimento do produto, geralmente focada em objetivos de curto e longo prazo.
ROI é a sigla para Return on Investment (ou Retorno sobre o Investimento). Essa métrica indica o quanto determinado investimento feito pela sua empresa trouxe de retorno financeiro.
S
SaaS é a sigla para Software as a Service (ou Software como Serviço) e se trata de um modelo de negócio escalável que funciona por meio de dados na nuvem.
SAM é a sigla para Serviceable Available Market (Mercado Endereçável) e corresponde ao potencial de mercado que a sua empresa é capaz de alcançar.
O Scrum é uma metodologia ágil amplamente adotada para o desenvolvimento de softwares e o gerenciamento de projetos.
Seed (semente, em português) é um termo utilizado para caracterizar um tipo de empresa em um estágio muito inicial e também um tipo de investimento feito nessa categoria de empresa.
O Service Blueprint (algo como "diagrama de serviço", em tradução livre) é uma ferramenta de gestão para compreender e mapear os processos e fluxos do serviço.
O Service Design, também conhecido como Design de Serviço, é uma abordagem que utiliza ferramentas específicas para elaborar uma experiência de excelência para os usuários de determinado produto ou serviço.
SKU (ou Stock Keeping Unit) é um termo bastante familiar ao universo do e-commerce e do varejo e significa Unidade de Manutenção de Estoque, ou seja, um item do estoque de uma empresa.
SMART é a sigla para Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Achievable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Com limite de tempo), um conjunto de características que definem uma meta inteligente de como devem ser as metas estabelecidas pela sua empresa.
“Soft Skills” é o termo utilizado para caracterizar habilidades comportamentais. Normalmente, falamos de Soft Skills em conjunto com Hard Skills (habilidades técnicas).
SOM (Serviceable Obtainable Market, ou mercado acessível) é uma estratégia e corresponde à uma visão mais realista da fatia de mercado que o seu negócio pode conquistar.
SQL é a sigla para Sales Qualified Lead (lead qualificado de vendas). De maneira bem resumida, um lead qualificado corresponde a um cliente em potencial, que já passou por algumas etapas do funil e está perto de fechar a compra, considerando o seu produto como uma opção.
O Squad é uma metodologia para organizar equipes e otimizar a performance dos profissionais do time. Traduzido para o português, o termo Squad significa “esquadrão” e carrega exatamente essa ideia, de um time que enfrenta algum desafio e deve cumprir uma missão.
Stakeholder é uma pessoa ou um grupo de pessoas internas ou externas que são impactados pelas ações que seu time ou empresa faz.
T
Take Rate corresponde ao valor que incide sobre cada transação. Trata-se de uma taxa para as pessoas ou empresas que usaram um determinado produto.
TAM é a sigla para Total Available Market (ou Mercado Total) e corresponde à demanda total por um produto ou serviço.
Teste A/B, ou teste dividido, é um método de testagem do Design, que compara o mesmo elemento de um sistema em cenários distintos e controlados.
O Throughput corresponde ao que uma empresa consegue entregar para o cliente em um determinado período de tempo. Isso vale tanto para produtos quanto para serviços.
ToF é a sigla para Top of Funnel (ou Topo de Funil), uma das etapas do funil de vendas. Ela corresponde ao primeiro estágio de um lead no modelo de jornada de compra baseado nesse funil.
U
UI é a sigla para “User Interface” ou Interface do usuário, em português, que corresponde ao layout de uma aplicação, ou seja, aos elementos gráficos que aparecem em uma página da web, um aplicativo ou um software.
Upstream Kanban é a gestão do fluxo estruturado de trabalho para avaliar, preparar e refinar ideias, oportunidades e opções, antes de chegar à etapa de desenvolvimento.
User Story é uma sentença curta e simples sobre uma funcionalidade (escrita sob a perspectiva do usuário que a deseja), utilizada para informar e inspirar decisões de design.
O User Story Mapping é um mapa utilizado para documentar o desenvolvimento do produto por meio de uma série de atividades.
A Unique Selling Proposition (USP) corresponde, em português, à Proposta Única de Vendas. Como o nome indica, ela revela qual o diferencial da sua solução ou da sua empresa, ou seja, no que o seu produto é único para o cliente.
UVP é a sigla para Unique Value Proposition (Proposta Única de Valor) e deve servir como um guia para nortear as ações e a comunicação do negócio.
UX é a sigla para User Experience, ou Experiência do Usuário, e corresponde ao processo de criação de soluções otimizadas para uma melhor experiência dos clientes em contato com interfaces web como apps, softwares e sites.
A User Experience Research (UX Research) corresponde à etapa de pesquisa com o usuário para promover melhorias na sua experiência com o produto.
UX Writing é a sigla para User Experience Writing. Como o nome indica, trata-se de uma forma de escrita que aparece na interface de um produto e deve pensar na Experiência do Usuário dentro dessa solução.
V
Value Proposition é o termo em inglês para Proposta de Valor. Ela corresponde a promessa de transformação feita pela empresa para os seus clientes.
O Value Proposition Canva (VPC), ou Canvas de Proposta de Valor em português, é um framework que permite entender qual valor o seu produto ou negócio oferece para os clientes e otimizar o seu market-fit.
VoC é a sigla para Voice of Customer (ou Voz do Consumidor) e, como o nome sugere, representa o feedback do cliente a respeito dos serviços e produtos de uma empresa, considerando a experiência que ele teve com essa empresa.
W
Trata-se de uma metodologia com um conjunto de etapas que são seguidas de forma vertical, de cima para baixo.
Weekly Active Users (WAU) é uma métrica que indica a quantidade de usuários únicos por semana que utilizam o seu aplicativo ou interagem com o seu produto pelo menos uma vez.
Web3 (W3 ou World Wide Web 3.0) diz respeito ao futuro da internet. É a descentralização dos dados dos usuários que estão concentrados em grandes empresas de tecnologia.
O Webhook (ou "retorno de chamada web") conecta dois sistemas ou aplicativos por meio de uma URL, permitindo o compartilhamento de informações entre eles de forma rápida e de acordo com as atualizações mais recentes.
Win Rate representa a porcentagem de negócios ganhos fechados em um período de tempo específico que representa a minha taxa de sucesso no negócio.
A análise Win-loss é uma avaliação das oportunidades ganhas e perdidas da sua empresa em um determinado período de tempo.
O termo WIP, sigla para Work In Progress, caracteriza o andamento de um projeto até sua conclusão.
O Wireframe funciona como um protótipo para o desenvolvimento de um aplicativo, um software ou um site. Esta é uma etapa fundamental do design de interface e de produto.
Working Backwards é um método desenvolvido e popularizado pela Amazon que funciona a partir da criação de um press release para resolver um problema do usuário.
X
Y
O Year over Year (YoY), algo como Ano após Ano, é um método de comparação (principalmente financeira) entre dois elementos mensuráveis para avaliar os resultados de cada um tendo o período anual como base.
Z
Ok. Nós admitimos que aqui ficou um pouco mais difícil de pensar em um verbete com "Z". No entanto, se você tiver alguma sugestão, sinta-se à vontade para nos avisar!
Não encontramos nenhuma pergunta com esses termos:
Observe se não há erros nas palavras digitadas;
Procure por termos semelhantes ao buscado;
Tente palavras menos específicas;
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete