A Persona corresponde a um perfil semi-fictício do seu cliente, construído a partir de dados reais sobre os seus consumidores. Para construir a Persona do seu negócio, você precisa conhecer a fundo os hábitos, desejos, necessidades e comportamentos dos seus clientes.
Além disso, dependendo do tamanho da sua empresa e da sua cartela de produtos/serviços, é possível criar mais de uma Persona para o negócio. Cada uma apresenta características próprias e pode ser utilizada para diferentes abordagens e estratégias.
O norte-americano Alan Cooper foi o responsável por disseminar a ideia de Persona no setor de desenvolvimento de softwares, apresentando a estratégia em seu livro About a Face: The Essentials of Interaction Design, de 1995.
Outra obra de sua autoria que se tornou um clássico para a indústria de software é The Inmates Are Running the Asylum: Why High-Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity, que inovou o mercado com a ideia de que as soluções deveriam ser centradas nos usuários.
A Persona é uma ferramenta muito útil para mapear as características centrais dos seus consumidores e pode ser usada para personalizar seus produtos e serviços.
Você também deve recorrer à sua Persona para adaptar toda a comunicação nos seus canais, como blog, site e redes sociais, personalizando o tipo de linguagem utilizada.
Além disso, a Persona precisa ser considerada na hora de traçar estratégias para o negócio, já que ela é uma representação do seu cliente e deve guiar as suas tomadas de decisão.
Assim, a Persona deve ser utilizada para definir suas ações de marketing, vendas, retenção, personalização e fidelização, com o objetivo de alcançar (e superar) as expectativas dos seus clientes, aumentando o nível de satisfação que eles têm com a sua empresa.
Para criar a Persona do seu negócio, é necessário fazer pesquisas com os clientes e analisar os dados dos sistemas de gestão da empresa.
O objetivo é obter o máximo de informações sobre seus hábitos, necessidades, sonhos, medos e comportamento de consumo. É importante coletar dados sobre:
A partir dessas respostas, você deve considerar as que mais aparecem e montar o perfil da sua Persona (ou mais de uma, se achar necessário), considerando os elementos recorrentes.
Além disso, vale também levar em consideração algumas pesquisas de mercado do seu segmento sobre os clientes que consomem do seu setor para enriquecer o perfil da sua Persona.
A ideia é que você crie uma espécie de personagem a partir dos dados recolhidos com a pesquisa.
Por exemplo:
Reinaldo, 40 anos, CEO de startup. Seu principal desafio é escalar suas operações mantendo a qualidade dos serviços e a personalização da experiência dos clientes. Tem 3 filhos e gosta de reservar um tempo no final de semana para ficar com eles. Como tem uma rotina corrida, prefere ler conteúdos dinâmicos e ver vídeos curtos.
Para saber mais sobre o conceito de Persona, não deixe de ver a aula “ICP, Personas, Buying Center”, do Curso de Product Marketing da PM3.
Também temos a aula “Descobrindo as necessidades dos usuários”, do Curso de Product Management, onde o instrutor Demian Borba apresenta Personas como uma forma de mapear quem será o seu cliente final.
Você vai aprender a conduzir entrevistas com os seus clientes e a criar Personas, além de saber mais sobre design iterativo e mapas de empatia.
Confira alguns conteúdos gratuitos para aprender mais sobre Persona e estratégias de personalização:
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