O PRD (Product Requirements Document, ou documento de requisitos do produto) é um documento que descreve em detalhes a solução que uma empresa irá desenvolver.
O objetivo do PRD é guiar todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento do produto com mais precisão. O documento especifica a finalidade, as funcionalidades, o público, os benefícios para o usuário e os recursos mobilizados no projeto, oferecendo todas as informações necessárias sobre o processo.
Assim, as equipes podem trabalhar de maneira mais objetiva na elaboração de testes e na criação do produto.
Em geral, o PRD é elaborado pelo gerente de produto para garantir uma comunicação mais eficiente e evitar erros no desenvolvimento da solução.
O PRD é utilizado para informar a que serve o produto que está sendo desenvolvido pelo time. O mais importante desse documento não é descrever como a solução deve ser criada, mas os requisitos para o processo.
Embora o PRD costume ser elaborado pelo gerente de produto, pode envolver outros stakeholders, incluindo os usuários e outros especialistas em desenvolvimento de software.
Além disso, uma das finalidades do PRD é alinhar a comunicação dos times para que fique claro para todos os requisitos para o desenvolvimento do produto. Isso evita que alguns profissionais fiquem confusos a esse respeito, o que prejudicaria o processo.
O PRD também agiliza a comunicação, já que é um documento acessível, dispensando a necessidade de orientar cada profissional individualmente sobre os mesmos pontos.
O PRD é um documento escrito, que pode trazer algumas informações visuais também. Os componentes de um PRD podem variar de acordo com o projeto e com a empresa, mas alguns elementos que costumam aparecer são:
Além disso, o PRD é um documento editável, que permite modificações ao longo do projeto.
Para desenvolver um PRD de excelência, é necessário se dedicar à pesquisa (de mercado, dos concorrentes e com os usuários) para não cometer erros que comprometam o projeto.
Para se aprofundar no tema PRD, não deixe de ver a aula “Estabelecendo uma cultura forte de produto”, do Curso de Product Management da PM3, com o instrutor Pedro Axelrud. Nesta aula, você vai entender quais as principais responsabilidades de um PM e como alinhar os times para otimizar o seu produto.
Confira alguns materiais para aprender mais sobre PRD:
A PM3, contando com a ajuda da comunidade, está construindo o primeiro Glossário de Produto do Brasil e você pode fazer parte disso!
Ficou com vontade de ajudar também?
Clique aqui e registre sua colaboração. Ah, nós sempre damos os devidos créditos às pessoas. ?
Contribua para o Glossário de Produto e ajuda a comunidade
Enviar sugestão de verbete