ROI é a sigla para Return on Investment (ou Retorno sobre o Investimento). Essa métrica indica o quanto determinado investimento feito pela sua empresa trouxe de retorno financeiro.
O ROI se baseia em um cálculo simples e pode ser aplicado em diferentes áreas do seu negócio, ele é um excelente indicador para medir a eficiência das suas estratégias e criar planos de ação para melhorar o seu retorno financeiro.
O cálculo do ROI é muito simples: você só precisa subtrair o retorno financeiro obtido do investimento inicial e dividir esse resultado pelo valor investido:
(Retorno financeiro – Investimento)/Investimento = ROI
Supondo que você tenha feito um investimento de R$ 10 mil em uma ação de Marketing e tenha recebido um retorno financeiro de R$ 50 mil com ela no período considerado, o seu ROI ficaria:
(50.000 – 10.000)/10.000 = 4
Isso significa que o seu ROI é de 4, ou, em porcentagem (como ele é mais comumente considerado), o ROI é de 400%. Então, o seu retorno foi 4 vezes maior do que o investimento nessa ação de Marketing.
O ROI é um ótimo indicador de sucesso das suas estratégias. Com ele, é possível avaliar se vale a pena manter determinados projetos ativos.
Além disso, você pode usar essa métrica para analisar os seus canais e entender quais são os que mais trazem retorno financeiro para o negócio e quais são os que trazem menos. A partir dos insights tidos com o cálculo de ROI, você tem mais elementos para tomar decisões realistas, com base em dados e não em achismos.
Você também pode comparar a performance financeira de determinadas ações, ferramentas ou funcionalidades do produto para decidir qual delas deve manter, por exemplo.
Um ROI positivo costuma indicar que você está no caminho certo e que as suas estratégias estão sendo financeiramente viáveis e lucrativas. O que não quer dizer que você não possa melhorar essa métrica. É importante ter metas para o seu ROI e planejar formas de atingir esse objetivo.
Por outro lado, um ROI negativo pode indicar a necessidade de mudança, já que você está investindo mais do que recebendo de retorno, o que pode comprometer a empresa financeiramente.
Por isso, é importante fazer um acompanhamento frequente do ROI, buscando identificar pontos de melhoria e agir rapidamente caso os resultados não sejam bons.
Para se aprofundar no tema ROI, não deixe de ver a aula “Como mensurar o impacto da recomendação”, do Curso de Product Growth da PM3, com o instrutor Marcell Almeida. Nesta aula, você vai aprender a definir as melhores métricas para o seu produto, mensurar o ROI do loop de recomendação e ter acesso a cases e referências de sucesso.
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